Pesquisar por palavra-chave

sexta-feira, novembro 09, 2012

PT-PA: Avaliações de 2012 e Conjecturas para 2014.

João Batista considera a Unidade na Estratégia Petista fundamental para a vitória em 2014.
Convicto do dever cumprido, o presidente do PT-PA, João Batista reunirá o Diretório Estadual do partido neste sábado (10), para junto com os 14 prefeitos eleitos e os 09 reeleitos, avaliar o processo eleitoral 2012 e dar início na formulação da estratégia eleitoral de 2014.

Logo após as eleições deste ano, o site do PT-PA publicou o seguinte balanço: "Com 23 prefeitos eleitos, o PT foi o terceiro partido que mais teve votos nas chapas majoritárias que disputou no Pará. Ao todo, foram 517.665 votos registrados para candidatos a prefeito(a) em todo o estado. Em relação ao número de votos para vereadores(a), o Partido ocupou o mesmo lugar no ranking e com 360.675 votos, foi a terceira legenda que mais elegeu parlamentares no Pará. “Esses números mostram o quanto o nosso Partido continua forte. Mesmo estando na oposição do governo estadual e não tendo toda a estrutura dos partidos aliados do governo, conseguimos elevar o número de votos, eleger candidatos em cidades estratégicas, e nos manter como uma das principais forças políticas do estado”, afirmou João Batista".

Wagner Souza, Secretário de Organização do Partido complementa os dados: "Em relação ao quadro de parlamentares, o PT ampliou a bancada de vereadores(a) nessa eleição. O Partido teve o saldo de 183 candidatos(a) eleitos em diversos municípios, espalhados por todas as regiões do estado", concluindo que o balanço dessas eleições é muito positivo, pois o partido continuará como uma das três maiores forças políticas no Pará.

Por conta disso, uma das maiores tendências internas do PT no Estado, a Unidade na Luta, da qual fazem parte o Deputado Federal Miriquinho Batista, o Deputado Estadual Alfredo Costa (candidato derrotado nas eleições de Belém) e os vereadores Adalberto Aguiar e Otávio Pinheiro - que não conseguiram a reeleição – reúne seu Conselho Político Estadual, nesta sexta-feira (09), na sede da CNBB-Norte, para avaliar o processo eleitoral 2012, planejar suas ações para 2014 e debater o futuro político do ex-deputado federal Paulo Rocha, inocentado pelo STF no processo do “Mensalão”.

presidente de Honra do PT, Paulo Rocha diz estar revigorado com sua vitória no STF.
Na oportunidade, os 07 prefeitos eleitos pelo grupo estarão presentes participando do balanço eleitoral que avaliará o desempenho das cidades que o PT elegeu ou reelegeu prefeitos.

No quadro abaixo, o resultado eleitoral do PT-PA por forças políticas internas:

Tendência
Candidatos
Prefeitos Eleitos
Unidade na Luta
12
07
PT pra Valer
11
08
Democracia Socialista
05
04
Articulação Socialista
12
04

Na tabela abaixo os prefeitos petistas eleitos/reeleitos e seus respectivos municípios por forças políticas internas:



Articulação Unidade na Luta



Município
Prefeito Eleito
Situação
Baião
Saci
Reeleito
Bom Jesus do Tocantins
Dr. Sidney
Reeleito
Cametá
Irácio
Eleito
Monte Alegre*
Dr. Sérgio
 Eleito
Soure
João Luís
Reeleito
Santa Cruz do Arari
Marcelo Pamplona
Reeleito
São Sebastião da Boa Vista
Getúlio Brabo
Reeleito
   
O grupo perdeu a prefeitura de Igarapé-Miri (Pina) e Santarém (Lucineide), uma das mais importantes do Estado, onde governava há 08 anos com a prefeitura Maria do Carmo que já foi candidata à governadora do Estado em 2002, indo pro 2º turno, quando ficou muito próxima de ter sido eleita (se não fosse os famosos 05 centavos!).



Articulação Socialista


Município
Candidato
Situação
Bujarú
Lúcio Bessa
Reeleito
Curralinho
Léo Arruda
Eleito
Mãe do Rio
Badel
Eleito
São João da Ponta
Nelsão
Reeleito



PT pra Valer



Município
Candidato
Situação
Água Azul do Norte
Deusmir
Eleito
Almerim
José Botelho
Reeleito
Belterra
Dilma Serrão
Eleito
Gurupá
Raimundo Nogueira
Eleito
Itupiranga
Bejamim Tasca
Reeleito
Jacareacanga
Raulien Queiroz
Reeleito
Medicilândia
Nilson Daniel
Eleito


Democracia Socialista

Município
Prefeito Eleito
Situação
Augusto Correa
Romana
Eleito
Bragança
Padre Nelson
Eleito
Ipixuna Pará
Salvador Chamon
Eleito
Jacundá
Izaldino Altoer Gurupá
Reeleito
 
Terceiro turno judicial

"Em pelo menos cinco municípios do Pará ainda é possível que prefeitos eleitos no domingo percam o cargo para seus concorrentes que, apesar de terem tido mais votos, estão sendo julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Santa Bárbara do Pará, Água Azul do Norte, Marituba, São João da Ponta e Monte Alegre os nomes divulgados como novos prefeitos no domingo, 7 de outubro, ainda poderão ser alterados", noticiou No blog ContraPonto.

Uma das cinco cidades que aguardava decisão judicial do TSE para saber quem a governará é Monte Alegre que tem como prefeito Jardel Vasconcelos, irmão do presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e marido da Deputada Estadual Josefina (PMDB), quem ficou inelegível por conta das denúncias apresentadas pelo Tribunal de Contas da União que lhe acusavam de não prestar contas de R$ 378.126,24 reais, oriundos do Fundo Nacional de Saúde.

Com a esposa e Dep. Estadual pelo PMDB e o governador Simão Jatene, Jardel acreditava na impunidade.

Jardel não teve seus votos contabilizados pelo TRE-PA e recorreu ao TSE que julgou o recurso no final da tarde desta quinta-feira (08), mantendo sua condição de inelegível, consagrando assim a vitória do segundo candidato mais votado, Dr. Sidney (PT).

Já em Gurupá o ex-prefeito Moacir elegeu seu sucessor, Nogueira, completando o ciclo de 20 anos de gestão petista na primeira cidade paraense que o PT elegeu um prefeito, tendo o feito extraordinário de eleger 06 dos 09 vereadores da cidade, nas duas últimas eleições consecutivas. 

A difícil escolha do(a) candidato(a) do PT para as eleições de 2014

Com a absolvição pelo STF, o presidente de honra do PT-PA, Paulo Rocha retomou o fôlego e continua com um dos nomes cotados para ser o candidato do partido nas eleições de 2014.

Mesmo sem confirmar ou negar seus planos de retornar ao Palácio dos Despachos, Ana Júlia sinaliza com uma forte disposição que está ativa politicamente. Tanto em seu blog , quanto em suas redes sociais - as quais faz questão de cuidar pessoalmente - pode-se notar que a ex-governadora, mesmo trabalhando na cidade do Rio de Janeiro, faz de tudo para atender os inúmeros pedidos de visitas à lideranças políticas de diversos municípios paraenses, tendo inclusive subido em vários palanques nestas eleições municipais, onde recebeu declarações de apoio, elogios e apelos para que volte à disputa eleitoral.

O Grupo liderado pelo Deputados Federal Beto Faro e o Deputado Estadual Carlos Bordalo vem se destacando por sua unidade política e a execução de seu planejamento estratégico e torna-se à cada dia que passa, uma das forças políticas do PT que mais cresce eleitoralmente no Estado. 

Ainda é cedo para afirmar que é verdadeira a tese de que a Articulação Socialista poderá lançar Beto Faro como candidato ao governo ou Senado, assim Carlos Bordalo trilharia a rota de  Brasília como candidato à Deputado Federal. A hipótese confirma-se pela força com que a tendência acumula, tendo como exemplo, o recente resultado em Belém, já que elegeu 02 dos 03 vereadores eleitos pelo PT.

Já o PT pra Valer do Deputado Federal Zé Geraldo e dos Estaduais Valdir Ganzer, Bernadete Ten Caten e Airton Faleiro, com 08 prefeitos eleitos, manteve-se como uma das principais forças políticas do PT no Estado e junto com a Articulação Socialista e a Unidade na Luta manterão a hegemonia petista do campo denominado "Construindo um Novo Brasil" que tem como principal "adversário interno" a "Mensagem ao Partido", liderado pela Democracia Socialista, da qual fazem parte o Deputado Federal Cláudio Puty e a ex-governadora Ana Júlia.

Outro nome cogitadíssimo como alternativa petista para a disputa eleitoral para o governo do Estado é do atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que mesmo não tendo nascido no Estado do Pará, é filiado ao PT em Santarém e tem animado as redes sociais, com a perspectiva de ser ungido por Lula para ser um dos "postes" que pode vir surpreender nas próximas eleições, como fez com Fernando Haddad na cidade de São Paulo, só que como governador de São Paulo e não do Pará.

No twitter atendo como @JimmyNight