sexta-feira, abril 27, 2012

Pará é o segundo estado a receber o curso de formação para pré-candidatos do PT

A Secretaria Estadual de Formação Política do PT Pará em parceria com a Escola Nacional de Formação do Partido dos Trabalhadores (ENFPT) realizou nos dias 23 e 24 deste mês o primeiro curso de formação política para pré-candidatos do partido. A atividade contou com cerca de 100 participantes, entre dirigentes estaduais, gestores/as de formação, secretários/as municipais de formação e pré-candidatos/as à prefeitos e vereadores de vários municípios do estado. O curso forneceu orientações gerais em todas as áreas de uma campanha eleitoral como planejamento, organização, assistência jurídica, orientações de finanças, de mobilização, pesquisa, comunicação.
Coordenadora da ENFPT, Jupira Cauhy disse que a meta do curso é atender, até o final de maio, todos 26 estados do país. “A nossa atividade começou pela Bahia e o Pará é o segundo estado brasileiro a receber o curso. Com isso a Escola pretende preparar não só os pré-candidatos do partido, mas todos os coordenadores de campanha eleitoral na intenção de fortalecer cada vez mais o projeto político do PT”, ressaltou Jupira.

Além de debates e palestras, o curso ministrado por membros da Escola Nacional de Formação contou com o auxílio de  vídeo-aulas com orientação de profissionais sobre uma série de procedimentos para o sucesso de uma campanha eleitoral. “O curso é importante porque nos prepara para encarar a campanha eleitoral com profissionalismo e segurança”, declarou Flavio Lauande, do coletivo de Formação do PT Pará.


O curso forneceu orientações gerais em todas as áreas de uma campanha eleitoral como planejamento e comunicação (Foto: Diógenes Brandão)

Para o secretário estadual de organização do PT, Edward de Aquino, a atividade cumpriu seu objetivo, pois além de preparar todos os participantes do curso, forneceu subsídios para que a estes repassem o aprendizado a outros pré-candidatos/as das demais regiões do estado. “ A partir das metodologias apresentadas aqui, os  gestores/as de formação irão repassar tudo o que foi apresentado aqui para os nossos outros companheiros pré-candidatos espalhados por todas as micros regiões do Pará atendidas pelo PT”, afirmou Edward.

Jupira Cauhy, coord. da ENFPT, na abertura do curso de formação para pré-candidatos do PT-PA (Foto: Diógenes Brandão)

Durante a atividade foram entregues aos participantes DVDs com vídeos-aula para facilitar o trabalho de gestores de formação na propagação do curso. Além disso, os filiados do partido podem encontrar no portal da ENFPT todo o roteiro e material disponibilizado nas aulas presenciais.

Ascom – PT/Pará.

PT Pará apresenta os novos dirigentes dos setoriais

No Site do PT-PA.

A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Pará realizou na noite da última segunda-feira (23), a posse das novas coordenações dos setoriais do partido. O evento ocorreu paralelo ao lançamento das oficinas de formação para pré-candidatos do PT e contou com o presidente estadual do partido, João Batista, o deputado federal Miriquinho Batista, a representante da Escola Nacional de Formação, Jupira Cauhy, e os deputados estaduais Zé Maria e Alfredo Costa, pré-candidato a prefeitura de Belém.

Na atividade foram empossados coordenadores e secretários dos setoriais de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Agrário, Mulheres, Combate ao Racismo, Economia Solidária, Pessoa com Deficiência, Moradia, Ciência e Tecnologia, Saúde, LGBT e Setor Sindical. O presidente João Batista dedicou o evento a memória do militante Valmir Bispo, morto na semana passada, e destacou a importância dos setoriais para a política de base do Partido.

Coordenadores e secretários de 13 setoriais foram empossados (Foto: Diógenes Brandão)

“Os setoriais são antes de qualquer coisa, a força da base do partido. Pois são nestes núcleos que os movimentos sociais do PT constroem as políticas de base para a base”, ressaltou João Batista. Para a coordenadora do setorial de Combate ao Racismo, Nazaré Cruz, os setoriais representam a diversidade do Partido dos Trabalhadores. “Não podemos falar em projeto de políticas públicas e desenvolvimento para o Brasil sem falar em diversidade. E os vários setoriais representados aqui mostram um pouco disso. O PT não é um partido formado por um grupo, uma cor ou gênero apenas. Ele é um partido de todos e todas e é a essa diversidade que precisa ser cada vez mais respeitada e levantada pelo PT”, lembrou Nazaré.

A atividade contou com parlamentares e o presidente do PT Pará (Foto: Diógenes Brandão)

De acordo com Estatuto do PT, os setoriais são instâncias partidárias integradas por filiados que atuam em determinada área específica, com o objetivo de intervir partidariamente junto aos movimentos sociais organizados. Os Setoriais podem se organizar em âmbito municipal, estadual ou nacional, mediante autorização das instâncias de direção correspondentes.

Abaixo, a lista com os novos coordenadores e seus respectivos setoriais:

Setorial de Cultura – Siglia Simone Bentes Padilha
Setorial de Educação – Bira Rodrigues
Setorial de Meio Ambiente – Jax Nildo Aragão Pinto
Setorial Agrário - Getúlio da Silva Jale
Setorial de Mulheres - Domingas  Martins
Setorial de Combate ao Racismo – Nazaré Cruz
Setorial de Economia Solidária - Luiz Guilherme Dantas
Setorial de Pessoa com Deficiência – Regina Barata
Setorial de Moradia - Alcir Ferreira Matos
Setorial de Ciencia e Tecnologia – Antônio Carlos Melo da Silva
Setorial de Saúde – Maria Eunice Guedes
Setorial LGBT - Symmy Larrat
Setorial Sindical – Martinho Afonso da Cruz Souza

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...