Pesquisar por palavra-chave

quarta-feira, dezembro 18, 2013

Pesquisa revela preferência do eleitorado do Oeste Paraense

Pesquisa realizada pelo Instituto Doxa na segunda quinzena de novembro/2013 na região Oeste do Pará para aferir a intenção de voto para deputado estadual e federal aponta os seguintes resultados:

Na pergunta espontânea em que não é apresentada nenhuma lista de candidatos a deputado estadual, o índice de pessoas que não sabem indicar algum nome chega a 76,6% e os que votariam nulo ou branco soma 8,9%. Os nomes que aparecem são de Lira Maia em primeiro, Reginaldo Campos, Márcio Pinto, Nélio Aguiar, Henderson Pinto, Erasmo Maia, Lucineide Pinheiro, Júnior Ferrari, Antônio Rocha e Zé Maria.



A pesquisa testou 12 nomes de possíveis candidatos a deputado estadual na região. De acordo com os resultados, os atuais deputados estaduais Antonio Rocha e Júnior Ferrari  ficaram empatados em primeiro lugar com 10,8% das intenções de voto cada. Hilton  Aguiar aparece em terceiro lugar com 8,2%. 

A ex-candidata a Prefeitura de Santarém, Lucineide aparece em quarto lugar com 7,6%. O deputado estadual Zé Maria vem em quinto lugar com 6,3% de intenções de voto. O Superintendente estadual do Ministério do Trabalho, Odair Correa vem em sexto lugar com 3,8%. Airton Faleiro e Silvio Amorim aparecem empatados com 3,2%; Júnior Hage vem com 2,5%; Gabriel Guerreiro com 1,9%; o ex-prefeito de Óbidos, Jaime Silva, aparece com 1,3%; e a deputada estadual Josefina ficou com 0,6% das intenções de voto.



Na pergunta espontânea para deputado federal, o índice de quem são soube indicar algum nome é de 69%; 15,1% anulariam eu voto ou votariam em branco. Dos que aparecem, o atual deputado federal Lira Maia aparece em primeiro lugar com 6,3% seguido de Priante com 1,9%. Nélio Aguiar e Carlos Martins vêm empatados com 1,3%. Os demais nomes que aparecem tem índices de 0,6%, conforme gráfico abaixo.


A pesquisa testou nove possíveis nomes para deputado federal na região Oeste do Pará. Mesmo apresentando a lista dos nove nomes, 22,2% ficaram indecisos quanto aos nomes apresentados; e 12% anulariam o voto ou votariam em branco. Em primeiro lugar aparece o deputado federal Lira Maia com 19,6%; Nélio Aguiar aparece em segundo lugar com 13,3%; em terceiro vem Priante com 8,9%; a ex-governadora Ana Júlia aparece em quarto lugar com 7%; Carlos Martins vem quinto; o deputado federal Dudimar Paxiúba aparece em sexto lugar com 4,4%; o também deputado federal Nilson Pinto vem em sétimo lugar com 3,2%; Megale vem em oitavo com 2,5 Zé e Geraldo aparece em nono lugar com 1,3%.