sábado, maio 11, 2013

Encontro de Software Livre movimenta a região do Caeté (PA)

Abertura prestigiada por diversos representantes de entidades e municípios da Região do Caeté.

Na manhã desta quinta-feira (09) foi dado início ao I Encontro de Software Livre e Install Fest da região do Caeté, evento realizado no campus do IFPA em Bragança, que conta com o apoio da prefeitura do município, da prefeitura de Augusto Corrêa e do próprio Instituto onde até amanhã será palco de inúmeras palestras, treinamentos e debates sobre o universo do Software Livre, da Inclusão Digital e do acesso às tecnologias da informação.

Padre Nelson, prefeito anfitrião do evento, saudou os participantes e os presentes na mesa de abertura do evento, revelando que o município de Bragança está em fase de implementação do e-cidades, em parceria com o governo federal, que consiste na modernização e interligação das secretarias, unidades de saúde, entre outros órgãos da gestão pública através da utilização de um software livre que vai possibilitar a organização de gastos, do orçamento, da receita tributária, do controle de medicamentos, de recursos humanos e outros serviços no mesmo aplicativo. A ferramenta, chamada de e-cidade, está disponível no Portal do Software Público Brasileiro e pode ser acessada gratuitamente pelos municípios.
AmazonWeb será o próximo evento que reunirá as comunidades Software Livre e Ativismo Digital.

O Secretário de Comunicação de Bragança, Paulo Uchôa, complementou as informações do prefeito, informando que o projeto e -cidade foi submetido ao Ministério das Comunicações, tanto pela prefeitura de Bragança, quanto do município de Augusto Corrêa, cujo objetivo é a implantação de uma infraestrutura de 16 km de fibra ótica que possibilitará o livre acesso à internet de alta velocidade aos internautas, tanto em praças, na orla, entre outros espaços públicos das duas cidades.

A redução da burocracia também é uma das vantagens do aplicativo, segundo Uchôa. “Vai reduzir a papelada. Muitas árvores serão economizadas na medida em que a gente automatize e use processos eletrônicos no lugar de processos em papel”, completou.

Os desdobramentos.


O evento convidou cinco municípios da Região do Caeté, (Bragança, Augusto Correia, Tracuateua, Capanema, Santa Luzia e Viseu)  e debateu além do uso de Software Livre, temas como Inclusão Digital, Acessibilidade, Informática Educacional, Ativismo Digital, entre outros.

Ainda na tarde do primeiro dia do Encontro, aconteceu uma reunião entre representantes de prefeituras da Região, SUSESO, ASL-PA, Educadores e Ativistas Digitais decidiram integrar a equipe de coordenação do AmazonWeb, o maior fórum de internet da região Amazônia, previsto para acontecer nos dias 01 e 02 de Setembro deste ano.
Iramandade da Marujada de Bragança brindou o evento com uma apresentação espetacular.

No fim do primeiro dia do evento, uma linda apresentação da Irmandade da Marujada de Bragança emocionou todos os presentes pela beleza das indumentárias, do ritmo e dos dançarinos e dançarinas do grupo.

A Assessoria de Comunicação do SINDPD-PA participou do evento e podemos constatar a quantidade e a qualidade das experiências com o uso de Softwares Livres no Pará, onde vários atores - educadores, gestores públicos, técnicos, estudantes, ativistas, entre outros - escrevem novos paradigmas e colaboram para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...