segunda-feira, junho 30, 2014

Eleições Pará: O jogo e seus jogadores

Nesta segunda-feira (30) termina o prazo para a realização das convenções partidárias em todo o Brasil e no Estado do Pará nove (09) partidos realizam suas convenções hoje. São eles: PSDB, PT, DEM, PSD, PSB, PR, PMN, PTB e o PMDB.

Destes, só o PT traz uma liderança de peso ao Estado para homologar sua decisão. Trata-se de ninguém mais ninguém menos que o ex-presidente Lula que participará de um evento hoje à tarde onde consolidará a aliança do seu partido com o PMDB, que ele mesmo ajudou a construir no decorrer deste ano e deverá gostar do resultado apurado até aqui. A liderança de Helder Barbalho na recente pesquisa do Instituto Alvo, mostra que os planos estão indo conforme planejado.

Helder Barbalho conta com o apoio do PT e do DEM numa coligação inusitada e que tirou do PSDB um aliado histórico.
Além disso, o PT assiste com entusiamo o racha na base aliada do governo Jatene, que deve lançar mais de um candidato para disputar a única vaga ao senado, colaborando para a eleição de Paulo Rocha (PT), candidato único apresentado pela oposição, que conta  um arco de 11 partidos coligados. São eles: PMDB, PT, DEM, PCdoB, PR, PDT, PROS, PHS, PSL, PTN e PPL.

Da parte dos tucanos, a convenção que apontará Simão Jatene como candidato à reeleição, teve que contar com esforços extras para acalmar o senador Mário Couto, que depois de chamar o governador Jatene de "Safado", havia prometido disputar com o alcaide, a preferência do PSDB para a cadeira de governador, batendo chapa na convenção partidária, prevista também para esta segunda-feira (30).

Com as negociatas feitas e os ânimos abrandados, 14 partidos estarão colaborando com a reeleição de Jatene, entre eles, o PSD do vice-governador Helenilson Pontes o qual disputará junto com Mário Couto (PSDB) a vaga ao senado e dividirão a máquina do Estado para suportar ambas as candidaturas.

Já a candidatura de Jefferson Lima (PP) ao senado ainda será avaliada pelo partido, também nesta segunda (30). É importante salientar que o PP de Gerson Peres definiu manter-se como base aliada de Dilma e no Pará pretende manter-se aliado de Jatene.

Simão Jatene aposta num time de densidade eleitoral para reeleger-se e para tal reatou os laços com antigos amigos.
As especulações da candidatura de Duciomar Costa para o governo e/ou senado até agora não passam de especulações. Em sua edição de hoje, o Jornal O Liberal trouxe a nota abaixo, na qual o ex-prefeito condenado e com os bens bloqueados pela justiça, ainda tem futuro incerto, mas limita-se ao cargo de deputado estadual ou federal, destoando com as informações trazidas pela matéria do jornal Diário do Pará, que afirma que Duciomar será mais um na frota de Simão Jatene que visa levá-lo à reeleição com a ajuda dos votos dos candidatos a pretensos senadores, somando a estes o nome de uma ilustre desconhecida indicada pelo Dep. Wladmir Costa, a Marcela Tolentino do Partido Solidariedade.

O Liberal diz que Duciomar será candidato a deputado Estadual ou Federal.

O Diário do Pará afirma que Duciomar será candidato ao senado.

Certos mesmos, só os candidatos do PRTB, PV e do PSOL, que virão com Elton Braga, Zé Carlos Lima e Marcos Carrera respectivamente, os quais prometem esquentar os debates e tentar azedar o favoritismo de Helder Barbalho e Simão Jatene, mesmo que esta possibilidade seja muito remota, pois as eleições deste ano deverão ser disputadas de fato pelos dois principais blocos rivais, coordenados pelo PMDB e do PSDB.

Quem viver, verá.

Eleições Pará: Helder lidera com diferença de 8% contra Jatene



A pesquisa do Instituto Alvo divulgada no portal UOL, na última sexta-feira (27) pelo blogueiro Fernando Rodrigues, mexeu com os bastidores da política paraense.

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais refletiram o clima de disputa entre os dois principais partidos em disputa. De um lado os peemedebistas comemoraram o resultado, alertando que a diferença chegará a ser maior quando forem divulgadas as pesquisas eleitorais envolvendo todo o Estado. Do outro,  tucanos desqualificaram a pesquisa dizendo ela foi comprada.



Nela, Helder Barbalho (PMDB) aparece liderando as intensões de voto na capital do Estado do Pará, onde supostamente Simão Jatene (PSDB), atual governador que disputa a reeleição deveria estar em primeiro lugar nas citações populares, já que seu partido administra Belém e quase toda a região metropolitana que recebem a maior parte dos investimentos do tesouro estadual.



Em relação à disputa nacional, a presidência Dilma (PT) dispara como mais do que o dobro das intensões de voto de seu maior concorrente, o senador Aécio Neves (PSDB).

O blog informa que a pesquisa da Alvo Marketing e Publicidade foi custeada pela própria empresa para fins de análise e que esta mantém a mais completa página de pesquisas eleitorais da internet brasileira, com levantamentos de todos os institutos desde o ano 2000. 

Foram entrevistadas 625 pessoas em Belém nos dias 17 a 21 de junho de 2014 e está registrada na TRE-PA sob o protocolo número PA-00002/2014. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...