domingo, fevereiro 15, 2015

#ImpitimanÉmeuzovo: Como surgiu a hashtag do carnaval 2015

O fato deste carnaval que viralizou e inspira novas manifestações contra o Impeachment, veio do carnaval de Fortaleza-CE.

Desde que foi ao ar, a matéria da Rede Globo/Fortaleza, onde brincantes de um bloco carnavalesco aproveitaram a inserção ao vivo da emissora para trollar o impeachment de Dilma, a zoeira virou febre nas mídias sociais, sendo repetida em várias cidades brasileiras e do mundo.

A zoeira começou lá no nordeste, terra de gente bem humorada e inteligente, a qual o colonista da Globo Diogo Mainardi chamou de bovinos e que por isso foi criticado, processado e pediu desculpas.

Seria um dia comum, ou não. Talvez, mais um sábado de carnaval no Brasil com a mídia revezando o noticiário com flashs da folia e requentando as matérias sobre os vazamentos seletivos da operação "Lava Jato", enquanto um exército de zumbis compartilhariam e comentariam nas redes sociais, que a corrupção na Petrobras é filha do PT e por isso, Dilma mereceria o Impeachment. #SQN

Por volta das 15h, um amigo filiado ao PSDB, pasmem!, me envia uma mensagem in box, com uma foto, me indagando, já vistes?

Abri e dei de cara com a imagem publicada no topo desta postagem e poucos minutos depois, ao publicar na página deste blog no Facebook, ví que ela já havia viralizado de forma rápida e vários memes passaram a ser criados e compartilhados em várias mídias sociais, do WhatsApp, passando pelo Twitter, Instagram e claro, o Facebook.

Até o início da madrugada deste domingo (15), umas das principais ferramentas de métricas, o tweetreach.com, registrava que a hastag #ImpitimanÉmeuZovo alcançava 271,348 contas individuais e mais de 1 milhão e meio de impressões, no twitter.

Como a frase sofre variações no decorrer de sua distribuição, seja levando acentos, perdendo ou ganhando letras e outras mudanças, deixarei para outro momento a análise precisa do impacto da tag, tanto no twitter, quanto nas demais mídiasmas de antemão já prevejo que o vídeo da reportagem feito pela afiliada da Rede Globo em Fortaleza-CE, deverá influenciar muita gente mundo afora, a se manifestar contra o movimento pró-impeachment da presidenta Dilma, desencadeado por seus opositores, mas evidentemente incentivado por uma avalanche midiática, capitaneada pelas maiores empresas de comunicação do Brasil, entre elas a Rede Globo, a revista Veja, jornais Folha de São Paulo, Estadão, O Globo e suas raízes e braços no rádio e na internet.

Veja o vídeo (1 minuto e 45 segundos).



Veja alguns memes que circulam pelas redes sociais com a tag #ImpitimanÉmeuZovo.





















Siga @JimmyNight no Twitter e seja feliz.