Pesquisar por palavra-chave

quarta-feira, março 09, 2016

Pesquisa Doxa revela o quadro político em Belém

Na pesquisa realizada pelo Instituto Doxa, entre os dias 28/02 à 03/03, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aparece com um índice de rejeição altíssimo. Para 74,2%  dos entrevistados, a imagem do prefeito é negativa.

Pelo menos 49,4% dos entrevistados estão “insatisfeitos” ou “muito insatisfeitos” e a violência/insegurança são apontados como um dos maiores problemas da capital paraense. Em segundo e terceiro lugar vem o descaso com a saúde e trânsito/mobilidade.

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera na preferência do eleitoral, quando as perguntas são espontâneas, mas o deputado federal Eder Mauro (PSD), assume a liderança, quando as perguntas são estimuladas com a apresentação dos nomes em disputa.

Entre os pré-candidatos à prefeitura de Belém, o ex-prefeito Duciomar Costa lidera a rejeição em Belém.

44,3% das pessoas dizem não votar em um candidato apoiado por Helder Barbalho (PMDB) e 65,4% dos entrevistados não votariam em alguém indicado pelo senador Paulo Rocha (PT).

Marinor Brito (PSOL) é a vereadora mais indicada entre os candidatos indicados para serem eleitos ou reeleitos vereadores no mês de Outubro e o ex-vereador Marquinho do PT é o único petista que aparece nas indicações espontâneas entre os candidatos a vereador.

Entre os nomes de Eder Mauro, Edmilson Rodrigues, Helder Barbalho, Flexa Ribeiro, Marcio Miranda e Paulo Rocha, o petista é o menos citado na possibilidade de ser eleito governador em 2018.

O Blog AS FALAS DA PÓLIS recebeu em primeira mão a pesquisa realizada pela DOXA e traz alguns gráficos e análises feita pelo diretor geral do instituto e cientista político Dornélio Silva.

Quando você ouve falar em Zenaldo Coutinho, qual a primeira palavra/imagem que vem à sua mente? 
Na pergunta "Quando você ouve falar em Zenaldo Coutinho, qual a primeira palavra/imagem que vem à sua mente? A resposta "Péssimo administrador" e "Mal prefeito" aparecem em primeiro lugar, seguidas de "Mentiroso" e "Ladrão".


Qual a avaliação que você faz da administração do prefeito Zenaldo Coutinho?
O Governo de Zenaldo Coutinho está com índice de Reprovação alto. Verifica-se que os conceitos Ruim e Péssimo estão no patamar de 57,7%, mas ao agregarmos o Regular Negativo, esse índice sobe para 78,9%. A aprovação é de apenas 5,1%, agregando com o Regular Positivo, esse índice sobe para 18,4%.
Qual a avaliação que você faz da administração do Governador Simão Jatene? 

A aprovação do Governo Jatene em Belém é de 35,6% (Exc/bom/reg positivo). Já a reprovação alcança 62,0% (ruim/péssimo/reg negativo).


Qual a avaliação que você faz da administração da Presidente Dilma?
Quando se trata de avaliação do Governo Dilma, o índice de reprovação (ruim e péssimo/reg. negativo) chega ao patamar de 90,9%. A aprovação do governo Dilma em Belém é de apenas 7,0%.


Qual é o maior problema em Belém, que mais dificulta sua vida?

Os cinco maiores problemas que mais afligem a população de Belém são: “violência/insegurança”, “descaso com saúde”, “trânsito/mobilidade”, “desemprego”, “transporte público”. Depois, mas com índices bem menores aparecem ´questões relacionadas à saneamento, alagamento, educação, pavimentação.


Qual o partido político de sua preferência, aquele que você se idêntica mais?
Mais de 72,0% dos belenenses não tem nenhuma preferência partidária ou não quiseram se posicionar em relação ao tema. Os partidos que aparecem com maiores índices são PMDB, PSOL, PT, PSDB, PC do B, PSD.


Você votaria em um candidato a prefeito de Belém dos seguintes partidos políticos?

Medimos o potencial de cinco partidos políticos, isto é, perguntamos se o entrevistado votaria em algum candidato ligado a cada partido apresentado. Observa-se que o maior potencial é do PMDB, seguido pelo PSOL e PSDB. O partido com menos possibilidade de agregar é o PT, único que obteve saldo negativo, quando subtraímos o potencial da rejeição.


Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Belém? (Espontânea).
Na questão espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Edmilson Rodrigues aparece na frente com 13,2%, seguido por Eder Mauro, 10,2%. Em terceiro lugar vem o atual prefeito Zenaldo Coutinho com 5,4% das intenções de voto. Em quarto Jordy; em quinto Duciomar; em sexto Priante.


E se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você votaria? (Estimulada).
Na questão espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Edmilson Rodrigues aparece na frente com 13,2%, seguido por Eder Mauro, 10,2%. Em terceiro lugar vem o atual prefeito Zenaldo Coutinho com 5,4% das intenções de voto. Em quarto Jordy; em quinto Duciomar; em sexto Priante.


E se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você votaria? (Estimulada)
Numa segunda simulação com apenas quatro pré-candidatos, Eder vai para 32,4% e Edmilson para 31,1%, ficando os dois empatados tecnicamente. Zenaldo sobe para 8,2%. O prof. Carlos Maneschy aparece com apenas 1,2%.


Qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum? (Estimulada)
Quanto ao índice de rejeição geral dos pré-candidatos, Zenaldo Coutinho e Duciomar aparecem como os mais rejeitados. Depois Edmilson e Eder Mauro, ambos com índices parecidos.


E qual desses candidatos representa o novo, que vai mudar a administração municipal de Belém?
A pesquisa identifica como sendo Eder Mauro o candidato que representa o novo, que vai mudar a administração municipal. Em segundo lugar aparece Edmilson Rodrigues. Zenaldo aparece com índice de 3,3%.


Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado pelo Governador Jatene?
O potencial de apoio de Jatene a algum candidato a prefeito de Belém é de 45,9%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele soma 41,6%. 12,5% não opinaram.


Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado por Helder Barbalho?
O potencial de apoio de Helder a algum candidato a prefeito de Belém é de 41,1%. Os que não votariam no candidato apoiado por ele soma 44,3%. 14,6% não opinaram.


Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado por Lula?
76,6% dos eleitores de Belém não votariam num candidato apoiado pelo ex-presidente Lula. 19,7% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por ele. Outros 13,7% não opinaram.


Você votaria em algum candidato a prefeito de Belém apoiado pelo senador Paulo Rocha?
65,4% dos eleitores de Belém não votariam num candidato apoiado pelo senador Paulo Rocha. 19,9% votaria ou poderia votar no candidato apoiado por ele. Outros 14,7% não opinaram.


Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para Governador do Pará? (ESTIMULADA)
Testamos seis nomes numa possível disputa para o governo do Estado. Eder Mauro aparece em primeiro lugar, com 24,2%, seguido por Edmilson Rodrigues, 21,2%. Helder Barbalho vem em terceiro lugar com percentual de 15,5% das intenções de voto. O senador Paulo Rocha é o último candidato da lista de seis (06) políticos do estado que receberiam votos nas eleições para o governo do Pará em 2018.
Veja abaixo a apresentação da pesquisa Doxa e caso queira uma avaliação completa de todos os formulários, entre em contato com os telefones deixado no fim desta postagem.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-02067/2016.

Estatístico responsável: Luiz Carlos Ferreira Feitosa – CONRE 9477

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Belém-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.

Contratante: Pará Print

Período: 29/02/2016 A 03/03/2016

Local: Belém - PA.

Amostra: Foram entrevistados 800 eleitores.

SERVIÇO

Empresas, Partidos e candidatos interessados em realizar pesquisas confiáveis e com resultados comprovados, entre em contato pelos números: 

(91) 3038.4808 (FIXO)
(91) 98174-5995 (TIM/WHATSAPP) 
(91) 98480.4191 (CLAROWHATSAPP) 
(91) 99363.6636 (VIVO) 
(91) 98829.4109 (OI)