domingo, outubro 02, 2016

DOXA Belém: Edmilson e Zenaldo disputarão o 2º turno



Pesquisa DOXA fechada nesta sexta-feira (30), indica segundo turno entre os candidatos Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL). 

A pesquisa mostra que de acordo com os votos válidos, Edmilson (PSOL) tem 35,2%; Zenaldo Coutinho (PSDB) está em segundo lugar com 28,1%; Eder Mauro (PSD) aparece em terceiro lugar com 16,7%; professor Maneschi (PMDB) ficou com 10,3%. Úrsula Vidal (Rede) teve 7,0%; Regina Barata (PT) obteve apenas 1,5%. Os demais candidatos obtiveram menos de 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi  registrada no T.R.E sob o nº PA-00232/2016. O período de coleta foi entre os dias 26 e 29 de setembro de 2016 com uma amostra de 800 entrevistas. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos do resultado final.

Pesquisa DOXA: Pioneiro e Neil podem ir para o 2º turno em Ananindeua


Por Diógenes Brandão, com informações exclusivas da DOXA Pesquisas

A última pesquisa DOXA realizada antes do primeiro turno das eleições em Ananindeua, constata que haverá segundo o turno com a disputa entre o atual prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e o deputado estadual Coronel Neil (PSD).

Manoel Pioneiro aparece com 50,3% dos votos válidos. 

O segundo colocado foi o candidato Coronel Neil (PSD) com 25,3%.

Jeferson Lima (PMDB) é o terceiro colocado com 20,4%. 

Jorge Farias (PCdoB) aparece com 2,2%. 

Beto Andrade aparece com 1,4%; e Paulo Ronaldo, 0,4%.  


Registrada no TRE, sob o número PA-06528/2016, a pesquisa foi finalizada na última quinta-feira (29), atendendo todos os critérios e prazos para sua divulgação tendo uma amostra de 600 entrevistas e a margem de erro de 4% para mais ou para menos do resultado final.

Zenaldo é vaiado e "expulso" de Icoaraci


Jorge Farias é um dos primeiros a votar em Ananindeua, cidade que pretende governar



Por Diógenes Brandão

Jorge Farias, candidato da Coligação Frente Popular Muda Ananindeua, esteve entre os primeiros a votar na escola Maria Araújo de Figueiredo, no conjunto Cidade Nova V. 

Se antes, o advogado que representa a coligação PCdoB/PT nestas eleições, era um mero desconhecido das grandes massas, hoje é reconhecido por onde anda em Ananindeua. Prova disso foram os cumprimentos recebidos por todos os eleitores, mesários e demais populares que o encontram e o parabenizam pela campanha limpa, propositiva e sem o abuso do poder econômico, o qual novamente predominou nas eleições deste ano.

Mas nada disso desanimou ou tirou a determinação da militância comunista e petista de Ananindeua, que se uniu a setores dos movimentos sociais e populares através de uma campanha eleitoral colaborativa e assim foi capaz de superar as dificuldade e apresentar o melhor programa de governo para o segundo maior município do Estado do Pará.


Após votar e tirar várias foto com eleitores, Jorge Farias partiu para visitar outros locais de votação em Ananindeua, cidade que pretende governar junto com o povo, mudando a realidade em que se encontram, com índices alarmantes de pobreza, desemprego e violência, além de ser um dos municípios brasileiros com a menor taxa de saneamento.

Meu voto é inútil: Voto Regina 13

Por Socorro Coelho*

Meu voto é inútil: Voto Regina 13

Ontem, fui abordada por dois petistas que me chamaram à responsabilidade, alegando que se eu continuasse com Regina estaria contribuindo para Belém continuar no retrocesso. Disseram logo em seguida que esperavam que eu optasse pelo tal do "voto útil". Por isso, respondo:

1 - Meu voto é inútil, porque não tenho a coragem de abandonar o barco da vida política, quando a situação está difícil;

2 - As eleições em Belém poderiam ser definidas em primeiro turno, mas a arrogância e a prepotência olhou o PT e o PCdoB como partidos de governo neoliberal, portanto, não venha agora me chamar de irresponsável pelas minhas posições.

3 - Meu voto é inútil, porque a Defensora Pública Regina Barata colocou seu nome em risco, aceitando uma candidatura em um momento cruel para o PT.

4 - Meu voto é inútil, porque Regina visitou feiras, fez caminhadas sem cartazes, panfletos, bandeiras e carro som, apresentando à população de Belém, que seu partido, apesar dos erros, fez mandatos de inclusão social e isso a mídia golpista não divulga;

5 - Meu voto é inútil, porque encontrei Regina Barata em todas as manifestações contra o Golpe na Democracia, enquanto muitos fizeram coro com a elite brasileira, usando inclusive suas tribunas;

6 - Meu voto é inútil, porque Regina apresentou um programa de governo que pode mudar Belém, universalizando o ensino em creches e atender mais de 75 mil crianças, hoje, sem esse direito;

7 - Meu voto é inútil, porque Regina suportou o silêncio de muitos militantes comprometidos com o voto útil, esse comportamento doeu mais do que os golpes da direita fascista, que saiu do armário nos últimos dois anos, sedenta de cargos;

8 - Meu voto é inútil, porque a candidata Regina é uma mulher de cuja história é de honestidade e justiça;

9 - Meu voto é inútil, porque a candidatura de Regina Barata foi a única atacada ferozmente pelo atual gestor, em uma clara demonstração, de que mesmo sem ameaçar sua candidatura, a presença do PT no pleito eleitoral incomoda.

10 - Meu voto é inútil, porque não percebi grandes lideranças do PT na campanha ou gravando vídeo de apoio à candidata. No entanto, Isso não a derrubou e ela chega às urnas honrando seu compromisso e mostrando que ela não é uma candidata laranja, tal como muitos queriam;

11 - Meu voto é inútil, porque Regina nos deu a possibilidade de reunir velh@s companheir@s que não caíram no conto do 'voto útil' e nos ajudaram a construir um programa, sem medo de ser feliz;

12 - Meu voto é inútil porque servi por 8 meses ao governo do PT no Pará. Sei que não agradei a todos e que foi uma experiência que me trouxe prejuízos e inimizade de quem me queria fazendo o que jamais faria, mas reconheço que aprendi muito. Hoje sei como funciona o Estado por dentro e por fora, me sinto uma profissional mais qualificada e sei o quanto a oportunidade na gestão, me ajudou no ensino, na pesquisa, e principalmente, na extensão universitária;

13 - Meu voto é inútil, porque sei que amizades e amores oriundos de cargos, são como aves de arribação. Enquanto tens algo a oferecer, do teu lado estão, quando as dificuldades aparecem.

Regina, verás que o verdadeiro petista não foge a Luta! Sucesso e conte comigo!

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...