quinta-feira, abril 09, 2020

Pará ainda não tem equipamentos para tratamento do COVID-19

Sem os principais equipamentos prometidos e necessários para o tratamento de pacientes do COVID-19, Helder Barbalho busca alternativas para cumprir seu papel de governador.

Por Diógenes Brandão

O governador Helder Barbalho disse, no fim do mês de março, que havia assinado um contrato de compra no valor de R$ 100 milhões, para aquisição de 400 kits de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) temporárias, oriundos da China, para atender pacientes com a doença. 

"Os kits são formados por respiradores (400 unidades), monitores multiparamétricos (400), oxímetros de pulso (400) e bombas de infusão (1.600)", disse o governador em uma coletiva de imprensa realizada há duas semanas. 

Leia aqui.

"Até agora, nenhum desses equipamentos apareceu nas unidades hospitalares do sistema de saúde pública do estado", informou um médico da rede pública estadual (SESPA), que está preocupado com o aumento do número de mortes notificadas pelas autoridades. Isso, sem falar dos casos de contaminação que estão sendo enviados para suas casas, sem que sejam feitos os testes para o novo coronavírus, conforme denúncias que chegam ao blog e que será pauta de outra matéria.

Sem esse reforço prometido de equipamentos para o tratamento de pacientes contaminados, o governo saiu em busca de alternativas e nesta quarta-feira, 08, anunciou uma negociação com  a Suzano Papel e Celulose, empresa brasileira e a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de ser líder mundial no mercado de papel, com cerca de 60 marcas em quatro linhas: cutsize, revestidos, não revestidos e papel-cartão. No Pará, recentemente a Suzano comprou o o capital social da Fábrica de Papel da Amazônia (Facepa) por R$ 310 milhões, informou o site do governo do Pará. 

Ou seja, o Pará continua sem estrutura hospitalar, com UTIs e ventiladores pulmonares para conseguir dar segurança e tranquilidade aos pacientes que possivelmente terão  a COVID-19.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...