sábado, julho 11, 2020

O cenário político pré-eleitoral em Ananindeua

Depois de 24 anos com a dobradinha PSDB/MDB, o segundo maior município do Pará deve manter-se com a situação.

Por Diógenes Brandão

O debate eleitoral em Ananindeua está, digamos assim, calmo. Depois de dizer que estavam com sangues no olhos e que ia pra cima do principal adversário, o deputado estadual Miro Sanova (PDT) arrefeceu os ânimos e não parece estar mais interessado em manter a candidatura a prefeito do segundo maior município do Pará. 

A direção do PDT ainda não foi notificada, mas esses dias, aumentaram as informações de que Miro realmente já jogou a tolha há mais de um mês. Seu coordenador de campanha, Marcos Raposo, que muito se esforçou para agregar lideranças em torno da proposta que ficou conhecida por "Essa Nova Ananindeua", está se apresentando para pleitear a vaga deixada por Miro, mas a direção estadual do partido desconhece a pretensão e não a endossa.

O vice-prefeito de Ananindeua Carlito Begot (PSD), que também anunciou sua pré-candidatura a prefeito, também não é mais visto em campanha e já é considerado como mais um balão de ensaio para uma candidatura de vereador.

O PT bateu martelo e terá como postulante o ex-vereador Pedro Soares

O PSOL debate se terá com candidata a professora Lívia Noronha ou vai manter o nome do coordenador do SINTEPP, Beto Andrade, que sofre imenso desgaste junto à categoria, pela aliança velada do PSOL com o MDB, fazendo com que professores amarguem a falta do pagamento do piso salarial nacional, que o governador Helder Barbalho se comprometeu e até hoje não cumpriu. Pra piorar, mandou PMs para a frente da ALEPA, onde houveram diversas agressões, com catetes, bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, e spray de pimenta. Os professores e demais servidores não esquecem deste dia, em que foi aprovada a Reforma da Previdência e deputados ligados a partidos que se diziam defender trabalhadores, nada fizeram.

Já o MDB terá o ex-tucano Dr. Daniel na disputa, o qual lidera em todas as pesquisas com ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos. Daniel conta com o apoio do prefeito Manoel Pioneiro, que completa seu 4º mandato como prefeito e do governador Helder Barbalho, que governou o município por dois mandatos. Entrecortado pela Br 316, a rodovia mais importante do Estado, a dobradinha de 24 anos fez com que Ananindeua não tenha sequer um terminal rodoviário que preste, nem estádio de futebol, como muitos outros municípios menores e mais pobres têm. 

Leia também:

Miro Sanova diz estar com sangue nos olhos e que terá pitbulls ao seu lado

O sensacionalismo político em Ananindeua

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...