sexta-feira, setembro 04, 2020

Éder Mauro oficializa ao diretório do PSD que vai disputar candidatura para prefeito


Via Roma News

O deputado federal Éder Mauro enviou ofício ao presidente do Diretório Estadual do PSD, deputado estadual Gustavo Sefer, em que formalliza a intenção de compor uma chapa da legenda para concorrer à Prefeitura Municipal de Belém.

"Uso do presente para fins de apresentar meu nome Delegado Éder Mauro para ser avaliado pelos pares convencionais, como pré-candidato a prefeito de Belém no pleito de 2020", informa o documento enviado ao diretório estsdual.

Éder Mauro também afirma no documento que quer receber a notificação do partido, como deputado federal que representa a legenda na Câmara dos Deputados, sobre a publicação do edital para realização da convenção do partido. 

Os membros do PSD enfrentam uma disputa interna no partido. Para conseguir ser candidato a prefeito de Belém Éder Mauro enfrenta o deputado estadual e presidente estadual da legenda Gustavo Sefer, os dois parlamentares do partido. Sefer, que também tinha pretensões de ser candidato, se aliou ao MDB com a expectativa que fosse o nome da coligação para concorrer à Prefeitura de Belém. 

Porém, o partido anunciou o deputado federal José Priante (MDB) como o nome que disputará o cargo. Éder Mauro, antes aliado de Helder Barbalho (MDB), rompeu com a administração estadual durante os primeiros meses da pandemia e acusa o governador de superfaturamento em compras de materiais para enfrentar a covid-19 e desvios de recursos enviados pelo governo federal para combater a doença.

Éder Mauro não aceita que o PSD se integre à coalizão de partidos que vão compor a chapa com o MDB em Belém. O deputado quer disputar na convenção o rumo que o partido tomará nestas eleições 2020. Ele quer lançar uma chapa na convenção para que os membros do PSD decidam se querem candidatura própria do partido.


O deputado federal Éder Mauro figura entre os nomes mais cotados nas pesquisas de intenção de votos para prefeito de Belém. 

Em pesquisa realizada pelo Instituto Doxa, em julho, encomendada pelo Grupo Roma, Éder Mauro aparece em terceiro lugar nas intenções de votos.

A assessoria do deputado informou, que ele confirma que vai inscrever a chapa, oficialmente na convenção, conforme prevê a legislação eleitoral.

Mário Couto é lançado como pré-candidato a prefeito de Belém

Mário Couto é o nome do PRTB para a disputa eleitoral pela prefeitura de Belém e conta com o apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. 

Via Portal Santarém

Além do evento presencial, o ex-senador também estará ao vivo nas redes sociais.
  
Na convenção partidária desta sexta-feira (4), o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) vai oficializar seus candidatos à Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e à Câmara Municipal de Belém (CMB), incluindo o lançamento oficial da candidatura de Mário Couto para prefeito.

O evento será das 16h às 21h, na Computer Hall, que fica na rua Antônio Barreto, na capital paraense.  Por conta da pandemia do novo coronavírus, a convenção partidária terá público limitado, com até 150 pessoas no local, e seguirá diversas medidas protetivas contra a covid-19, conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral.

O ato presencial também será transmitido ao vivo pela internet, nas redes sociais do pré-candidato. 

No Instagram, o eleitor pode acessar a conta @mariocoutodefensor; e no Facebook, a página é Mário Couto.

A imprensa poderá participar do evento presencialmente, onde haverá entrevistas.  

Durante a convenção, os pré-candidatos a vereadores farão suas falas ao público, enquanto o pré-candidato a prefeito, Mário Couto, deve se pronunciar por volta das 19h30.

Do mesmo partido de Hamilton Mourão, Couto recebe o apoio do vice-presidente da República e é visto como o candidato oficial do governo federal em Belém. Ele também recebe o apoio de Levy Fidelix, oficializado pelo PRTB como candidato a prefeito de São Paulo neste ano.  

Biografia do pré-candidato a prefeito

Mário Couto, de 74 anos, é paraense e formado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Já foi deputado estadual quatro vezes, eleito nos anos de 1990, 1994, 1998 e em 2002, e chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). 

Depois, foi senador, eleito em 2006, encerrando seu último mandato no início de 2015. 

Um dos maiores críticos ao Partido dos Trabalhadores (PT), Couto foi um dos que pediram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. 

A luta contra a corrupção está entre suas maiores bandeiras na vida política - uma de suas propostas enquanto senador foi de permitir a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal de parlamentares que estariam sendo investigados por procedimentos incompatíveis com o decoro parlamentar. 

Também lutou, diversas vezes, contra fraudes, como na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, e contra os escândalos de corrupção na política brasileira.  

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...