segunda-feira, setembro 07, 2020

Edmilson no 2º turno com Eder Mauro ou Jefferson Lima, aponta pesquisa IVEIGA/REGNUM

A disputa pela preferência eleitoral em Belém, se concentra em 3 pré-candidatos. 


Por Diógenes Brandão, com informações do Instituto de Pesquisas  IVEIGA/REGNUM

Se as eleições municipais fossem hoje, Edmilson Rodrigues (PSOL) estaria no segundo turno com Eder Mauro (PSD) ou Jefferson Lima (PP), indica pesquisa estimulada para a prefeitura de Belém. 

O resultado é fruto da pesquisa IVEIGA/REGNUM, que também avaliou o governo do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), assim como o potencial de apoio do atual prefeito de Belém, do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB) e do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido).  

A pesquisa também mostra as perspectivas eleitorais para 2020 e o índice de reprovação de cada pré-candidato já apresentado para a disputa eleitoral deste ano.

A primeira pesquisa registrada pelo instituto IVEIGA/REGNUM esse ano, em Belém, foi cadastrada no TRE sob o nº PA-05746/2020, sendo realizada no período de 01 a 02 de Setembro de 2020, com 1000 entrevistas aplicadas nos 25 maiores bairros de Belém, os quais possuem no mínimo 1,5% do eleitorado total da capital paraense. A margem de erro da pesquisa é de 3,16 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra, com intervalo de confiança de 95%.

Veja os números com os principais pré-candidatos a prefeito de Belém:


ESPONTÂNEA 

Na pergunta espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, Edmilson Rodrigues (PSOL) aparece na frente com 12,6% das intenções de voto. 

Em segundo lugar vem Eder Mauro (PSD) com 1,98%, seguido por Vavá Martins (PRB), em terceiro lugar com 1,49% e Jefferson Lima (PP) em quarto lugar com 1,9%. 

Cássio Andrade (PSB), Priante (MDB), Guilherme Lessa (PTC), Thiago Araújo (Cidadania) e Orlando Reis (PSC) tiveram menos de 1,0% das intenções de votos nessa modalidade.


ESTIMULADA 1: 


Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Edmilson Rodrigues vai para 38,59%. Eder Mauro com 14,48% e Jefferson Lima recebe 10,32% das intenções de voto. 

Vavá Martins (PRB) fica com 4,37%, Cássio Andrade (PSB) e Priante empatam com 2,88%. Thiago Araújo (Cidadania) recebe 2,08% e Guilherme Lessa pontua com 0,20%.


ESTIMULADA 2:

Em um segundo cenário da pesquisa estimulada - onde se retira o nome de Eder Mauro (PSD) e de Vavá Martins (PTB)* - Edmilson Rodrigues vai para 41,77% e Jefferson Lima obtém 13,89% das intenções de voto. 

Cássio Andrade (PSB) fica com 4,46%, Priante com 3,37% e Thiago Araújo (Cidadania) 2,78%. Gustavo Sefffer (PSD) aparece com 1,59,%.


REJEIÇÃO:

Em se tratando de rejeição, a pesquisa mostra Eder Mauro (PSD) como o mais rejeitado, aparecendo com 21,13%. O segundo mais rejeitado é Edmilson Rodrigues (PSOL) com 18,954%. 

Jefferson Lima (PP) tem rejeição de 15,87% do eleitorado pesquisado e Priante de 11,41%. Cássio Andrade (PSB) aparece com 3,47%, Thiago Araújo (Cidadania) tem 2,78%, Gustavo Seffer (PSD) 2,48%, Vavá Martins (PRB) 1,98% e Guilherme Lessa (PTC) 0,60% da rejeição entre os pré-candidatos.


AVALIAÇÃO DE ZENALDO COUTINHO:



O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) é avaliado positivamente por 8,24% dos eleitores (Bom e Ótimo); enquanto que sua avaliação negativa é de 50% (Ruim e Péssimo). 


POTENCIAL DE APOIO DE ZENALDO COUTINHO: 


A pesquisa mostra o potencial de apoio do atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB). 

47,82% dos entrevistados disse que o apoio do prefeito a um dos pré-candidatos não interfere em seu voto para o futuro prefeito de Belém. 43,45% disse que o apoio de Zenaldo a um dos pré-candidatos faria diminuir a vontade de votarem no candidato apoiado por ele. 

Já 7,24% dos entrevistados disse que aumentaria a vontade de votar em um candidato indicado por Zenaldo e 1,49% não souberam opinar ou não opinaram.      


POTENCIAL DE APOIO DE HELDER BARBALHO: 


Em relação ao apoio do governador Helder Barbalho (MDB), a pesquisa mostra que 40,67% dos entrevistados disse que o apoio do governador a um dos pré-candidatos não interfere em seu voto para o futuro prefeito de Belém. 27,18% disse que o apoio de Helder a um dos pré-candidatos faria diminuir a vontade de votarem no candidato apoiado por ele. 

Já 31,55% dos entrevistados disse que aumentaria a vontade de votar em um candidato indicado por Helder e 1,49% não souberam opinar ou não opinaram.      


POTENCIAL DE APOIO DE JAIR BOLSONARO:


 

Em relação ao apoio do presidente Jair Bolsonaro, a pesquisa mostra que 34,72% dos entrevistados disse que o apoio do presidente a um dos pré-candidatos não interfere em seu voto para o futuro prefeito de Belém. 37,00% disse que o apoio de Bolsonaro a um dos pré-candidatos faria diminuir a vontade de votarem no candidato apoiado por ele. 

Já 27,66% dos entrevistados disse que aumentaria a vontade de votar em um candidato indicado por Bolsonaro e 0,60% não souberam opinar ou não opinaram.


*Segundo explicou Edir Veiga, Cientista Político responsável pela pesquisa, o segundo cenário da pesquisa estimulada veio sem o nome de Eder Mauro (PSD), pelo fato de que seu partido ainda não definiu se ele realmente será o candidato da legenda. Outro nome que lideranças nacionais e estaduais apresentam pelo PSD é o deputado estadual Gustavo Seffer, que foi incluído neste segundo cenário da pesquisa estimulada.

Obs1: Em relação a Vavá Martins (PRB), o pesquisador alega que o pré-candidato e seu partido, assim como todos os demais ligados às igrejas evangélicas, têm sido assediados pelo governo do Estado para apoiar o candidato do MDB, Priante, candidato preferencial de Helder Barbalho, até então. 

Obs2: O nome de Mário Couto não apareceu na pesquisa por até o fechamento dos questionários ele não ter sido apresentado como pré-candidato do PRTB, o que só aconteceu na última sexta-feira, 4, quando a coleta de dados já havia sido finalizada.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...