domingo, setembro 13, 2020

Maria do Carmo mantém a liderança em Santarém, seguida por Nélio Aguiar e Paulo Barrudada, aponta pesquisa

A pesquisa revela que Maria do Carmo tem 37,1% das intenções de voto para ser a futura prefeita de Santarém. O atual prefeito, Nélio Aguiar, que concorre à reeleição tem 21,4% e é o mais rejeitado. Em terceiro lugar surge Paulo Barrudada, com 11,1% da preferência do eleitor santareno.


Via Desttaq Pesquisas

Primeira pesquisa do Instituto Desttaq realizada em Santarém, mostra a ex-prefeita, Maria do Carmo, na frente da disputa com 37,1%. A pesquisa está registrada no TRE, sob o nº PA-09810/2020 e foi realizada no período de 07/09 A 11/09/2020, com 621 entrevistas aplicadas em todos os bairros de Santarém e na zona rural. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. A pesquisa mostra as questões espontânea, estimulada e rejeição de votos dos pré-candidatos.


ESPONTÂNEA


Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Maria do Carmo aparece na frente com 13,9% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o atual prefeito, Nélio Aguiar com 10,3%, Paulo Barrudada com 2,4% aparece em terceiro lugar. O ex-prefeito, Alexandre Von, é o quarto colocado, aparecendo com 1,5%. Os demais aparecem com índices abaixo de 1%. Os votos flutuantes, que são a soma dos entrevistados que não souberam responder ou não responderam, com os que declaram que votariam em branco ou anularia o voto, somam 71,0%.


ESTIMULADA 


Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, a ex-prefeita, Maria do Carmo, vai para 37,1%. O atual prefeito, Nélio Aguiar, vai para 21,4% das intenções de voto. Paulo Barrudada com 11,1% permanece na terceira posição. Coronel Tomázio vem em quarto lugar com 5,3%, seguido pelo atual vereador, Ney Santana com 4,1%. Valdir Matias, Birinha, João Pingarilho, Maike Vieira e Jesson Santos não conseguiram atingir 1%. Os votos flutuantes (Branco/Nulo e indecisos) somam 18,8%.


REJEIÇÃO


Em se tratando de rejeição, o atual prefeito, Nélio Aguiar é o mais rejeitado, aparecendo com 24,7% de pessoas que não votariam nele para prefeito de Santarém. Maria do Carmo aparece como a segunda mais rejeitada, com 13,8%. Ney Santana, 3,1% de rejeição; Tomázio aparece com 3,0%; Valdir Matias, 2,8%; Birinha 2,2; Paulo Barrudada, 1,4%; Mike 1,0%, João Pingarilho, 0,8% e Jesson Santos, 0,6%. 17,0% dos eleitores entrevistados não souberam avaliar e 33,5% não rejeitam nenhum pré-candidato.


FICHA TÉCNICA DA PESQUISA 

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. 

DADOS DA PESQUISA 

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Santarém-PA. 

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública. 

Execução: Doxa Pesquisa. 

Período de coleta: 07/09 A 11/09/2020. 

Registrada no T.R.E nº PA-09810/2020. 

Local: Santarém - PA. 

Amostra: Foram entrevistados 621 eleitores.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...