quarta-feira, setembro 16, 2020

Por 10x1, Gustavo Sefer vence Eder Mauro e será o candidato do PSD em Belém

 Na disputa do voto com o deputado federal Éder Mauro, o placar foi 10x1


Via Roma News

Na queda de braço para ser o candidato do PSD a prefeito de Belém, venceu o deputado estadual Gustavo Sefer. 

O placar dos votos dos membros da Executiva Municipal deu 10  votos para Sefer e apenas para um para o deputado federal Éder Mauro.  

Após o anúncio da votação, Éder Mauro disse que o povo do Pará o conheceu na rua enfrentando bandido e que não ficou conhecido por corrupção. "Respondi inúmeros processos de homicídio, invasão, mas nenhum por corrupção. 

Belém pode ter perdido um prefeito que ama essa cidade”, declarou no discurso.  

O deputado, que é delegado da Polícia Civil do Pará, chegou à porta da sede do PSD por volta das 17 horas, levando uma caravana de apoiadores, sob o som da música do filme Tropa de Elite.  

O presidente estadual do PSD, Helenilson Pontes, foi convidado, mas não compareceu à convenção da capital paraense.  

O PSD ainda não anunciou quem será o candidato a vice. 

Os partidos podem registrar as candidaturas até o dia 26.

Governo permite reuniões presenciais sem limite de pessoas em todo o Estado



Via G1-PA

O governo do Pará anunciou na tarde desta quarta-feira (16) que as reuniões presenciais no estado poderão ocorrer sem restrição ao número de participantes. Segundo o governo, a medida vale para todas as regiões do estado, exceto às que estão em lockdown. Além disso, o governo também flexibilizou as medidas de isolamento social na região metropolitana de Belém e em outras duas localidades.

No decreto publicado no Diário Oficial, ficou determinado que Belém e outros 31 municípios da região estão autorizados a flexibilizar medidas de isolamento social. A partir de agora, a região, antes classificada como “risco intermediário”, representada pela bandeira amarela, passa a ser classificada como “risco baixo”, representada pela bandeira verde.

De acordo com o governo, as regiões metropolitana de Belém, Marajó Oriental e Baixo Tocantins estão no penúltimo estágio de flexibilização das atividades. Os espaços públicos, com a abertura permitida desde a bandeira amarela, agora poderão funcionar em maior capacidade e sem a exigência de distanciamento social.

Além da região metropolitana, outras duas áreas tiveram mudanças na classificação de risco. o governo anunciou que as regiões Xingu e Tapajós, antes classificadas como “risco médio”, representado pela bandeira laranja, agora passam a ser classificadas como “risco intermediário”, classificados pela bandeira amarela. Com a medida, as localidades terão as medidas de isolamento social ainda mais flexibilizadas, permitindo o aumento da capacidade de pessoas em estabelecimentos comerciais e igrejas.

Entenda o bandeiramento

Bandeiramento elaborado pelo Governo do Pará — Foto: Reprodução/ Governo do Pará

Durante o plano de retomada das atividades econômicas, o governo do Pará utilizará bandeiras para sinalizar as cinco fases de reabertura. Segundo o Governo, o estado foi dividido em zonas, que foram classificadas de acordo com a taxa de leitos de UTI disponíveis, taxas de testes e índice de contágio da doença em cada região.

Segundo os critérios determinados pelo Governo, cada região do estado foi enquadrado entre:

  • Risco Alto (bandeira vermelha) – municípios com taxa de transmissão alta e baixa capacidade do sistema de saúde
  • Risco Médio (bandeira laranja) – municípios com taxa de transmissão média e média capacidade do sistema de saúde
  • Risco Intermediário (bandeira amarela) – Municípios paraenses com taxa de transmissão intermediária e média capacidade
  • Risco Baixo (bandeira verde) – Municípios com taxa de transmissão baixa e alta capacidade do sistema de saúde
  • Risco mínimo (bandeira azul) – Município com taxa de transmissão mínima e alta capacidade do sistema de saúde
  • Apesar da classificação, a liberação para a retomada das atividades em cada setor ficará a cargo das Prefeituras. Foram elaborados 36 protocolos de retomada das atividades, para que elas ocorram de forma segura e gradual.

Cássio Andrade recebe o apoio do Solidariedade e fecha 4 partidos em sua coligação

Celso Sabino declara apoio a Cássio Andrade pré-candidato a prefeito de Belém.

Por Diógenes Brandão

O Deputado Federal Celso Sabino era até o mês passado um dos pré-candidatos à prefeitura de Belém pelo PSDB. O tucano estava até bem posicionado na pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, que o mostrou em segundo lugar. Mas bastou ser indicado como Liderança da Maioria, na Câmara dos Deputados para que o presidente Nacional do PSDB, o pernambucano Bruno Araújo, emitisse uma nota em que dizia que o partido adotaria medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.  

Em conversa exclusiva com o blog AS FALAS DA PÓLIS, Celso Sabino revelou-se surpreso com a decisão. Leia aqui.

Agora, ainda no PSDB, mas com o comando do Solidariedade no Pará, Celso Sabino anuncia o apoio ao pré-candidato do PSB, o também deputado federal Cássio Andrade, que já soma o apoio de 4 partidos: Além do próprio PSB, o qual é presidente estadual, Cássio vem com o apoio do PROS, AVANTE e o SOLIDARIEDADE.

A operação na torre da RBA é intensa para os barbalho terem o cofre de Belém em suas mãos

Reunidos na torre da RBA e na sede do governo do Pará, operadores da estratégia de minar as candidaturas que oferecem alguma ameaça aos interesses dos barbalho, oferecem até o que sabem que não vão entregar. Tudo para vencer mais uma eleição com algum candidato ligado à família que já controla o governo do Estado e quer a todo o custo as chaves dos cofres da prefeitura de Belém.


Por Diógenes Brandão 

O projeto de poder da família Barbalho avança igual fogo no Pantanal. Há menos de um dia para o encerramento do prazo legal para realização das convenções municipais, o trator dos Barbalho removem os últimos empecilhos para pavimentar a candidatura de Priante (MDB), rumo à prefeitura de Belém. 

Helder teme ter contra si nas disputas de 2022 a máquina da PMB, caso o comando da prefeitura caia nas mãos de seus adversários políticos. Por isso, o governador cuidou de costurar a candidatura de Gustavo Sefer pelo PSD e, assim, inviabilizar a candidatura do Delegado Éder MauroO delegado despontava em segundo lugar nas pesquisas, com 15% das intenções de voto. 

Outro empecilho que os Barbalhos querem remover é o radialista e apresentador Jefferson Lima. Jefferson aparece oscilando entre 10 e 15% das intenções de voto nas pesquisas mais recentes. Por fim, outra candidatura que atrapalha os planos da família Barbalho é a do Deputado Federal Vavá Martins

Vavá começa a disputa com 5% das intenções de voto nas pesquisas mencionadas acima. Além do apoio evangélico, Vavá conta com grande simpatia da base bolsonarista em Belém e, com a retirada de nomes como Eder Mauro e Jefferson Lima, a tendência é que sua candidatura cresça. 

Na matemática da Torre, esses 30% de intenção de voto que essas 3 candidaturas podem receber, poderiam migrar para Priante, turbinado sua passagem ao segundo turno das eleições e aumentando sua chance de vitória, já que até agora a candidatura reúne partidos e tempo de tv, mas votos que é bom, nada. 

Caso a estratégia dos barbalhos se confirme, a família que governa o estado, com o comando do cofre de Belém, asseguraria uma reeleição mais tranquila para Helder em 2022. 

Resta saber se os incentivos que estão sendo oferecidos são suficientes para abortar candidaturas com grande potencial de acúmulo eleitoral e que até aqui se mantêm no páreo.

Jatene perde queda de braço em Ananindeua e PSDB mantém Erick como vice de Daniel

Com a ajuda de Pioneiro e Nilson Pinto, Jatene tem outro revés em Ananindeua e fica cada dia mais isolado dentro de seu próprio partido.

 Por Diógenes Brandão

Como o blog já havia dito, o ninho tucano no Pará, sobretudo na região metropolitana, está em chamas e o incêndio não tem dia e nem hora para acabar. Agora esquentou de vez, podendo causar queimaduras de terceiro grau na fauna.

É que a polêmica sobre a aliança do PSDB com o MDB em Ananindeua chega ao fim com a vitória da dupla Erick Monteiro (PSDB) e Dr. Daniel Santos (MDB), que consagram até hoje a presença de 15 partidos na chapa que mostra-se imbatível no segundo mais populoso município paraense.

REVIRAVOLTA COM AJUDA DE PIONEIRO E NILSON PINTO

O Diretório Nacional do PSDB, que havia pedido a anulação da Convenção Partidária do partido em Ananindeua, a qual aprovou a candidatura de vice-prefeito de Erick Monteiro, na chapa do Dr. Daniel Santos, voltou atrás e desistiu do prosseguimento da ação, conforme mostra a petição no fim da matéria.

A decisão contou com a ajuda do prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro e do presidente estadual do PSDB, o deputado federal Nilson PintoJuntos com Érick Monteiro, Pioneiro e Nilson Pinto estiveram em conversações com  o presidente da Executiva Nacional do PSDB, Bruno Araújo, que havia protocolado nesta última segunda-feira, 14, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), um documento informando a retirada do partido da coligação liderada pelo deputado Daniel Santos e destituindo o diretório municipal do PSDB em Ananindeua.

RETALIAÇÃO E VINGANÇA

A convenção do PSDB em Ananindeua, ocorreu dia 1º deste mês de setembro e a decisão de anular o evento foi tomada a partir de uma articulação do ex-governador Simão Jatene, em retaliação à dupla Daniel/Erick. 

A questão comprova uma análise que o blog já havia feito em artigo publicado nesta terça-feira, 15:

Para alguns analistas políticos escutados pelo blog AS FALAS DA PÓLIS, a decisão do PSDB em coibir e anular a convenção partidária do partido em Ananindeua- que aprovou a aliança do PSDB com o MDB - é uma retaliação pela aproximação e a ajuda de Erick Monteiro e Dr. Daniel à candidatura e posterior vitória de Helder Barbalho, nas eleições de 2018. 

Já para outros observadores do processo político, trata-se de vingança pela reprovação das contas do último ano de mandato do ex-governador Simão Jatene, o que teria sido a gota d'água que restava para que parte da cúpula tucana no Pará agisse contra a dupla de empresários de Ananindeua, que migraram para o lado da família barbalho, após uma sucessiva quebra de acordos por parte de Jatene, como a promessa feita de que se fosse eleito em 2014, apoiaria Manoel Pioneiro a ser seu sucessor, mas como todos soubemos, Jatene apoiou Márcio Miranda, do DEM.

Com o aceno de Pioneiro e Nilson Pinto favoráveis a aliança do PSDB com o MDB em Ananindeua e o voto da bancada tucana na ALEPA favorável à reprovação das contas de Jatene, os rumos da polarização política entre esses dois partidos vai mostrando um novo contorno. 

Fala-se de expulsão dos deputados infiéis. Mas será que o partido, comandando por Nilson Pinto fará isso? 

O que se vê neste momento é que o tucano mais frágil e abandonado que existe no PSDB paraense é o ex-governador Simão Jatene.




Bolsonaro nomeia reitor menos votado e ex-querda paraense se cala

Bolsonaro deita e rola no Pará e a ex-querda nada faz para evitar o avanço de seu poder, inclusive nas universidades públicas, as quais sempre foram espaços onde a esquerda teve forte influência. 


Por Diógenes Brandão 

A nomeação do Professor Francisco Ribeiro, 3° colocado nas eleições para reitor da Unifesspa parece que não incomodou a neo-esquerda paraense, que assiste calada mais uma investida do governo Bolsonaro e nada faz. 

Nenhum manifesto ou ato público foi visto pelos partidos que sempre defenderam com unhas e dentes, a nomeação do mais votado. Podem alegar que estão obedecendo as regras do isolamento social, mas nas redes sociais vimos diversos líderes e militantes da ex-querda paraense em praias, balneários e eventos com pessoas aglomeradas, como agora, em convenções partidárias para escolha dos seus pré-candidatos nas eleições municipais deste ano.

Logo, a desculpa de não se mobilizarem para tentar reverter a situação da UNIFESSPA, me parece ser a mesma que imobiliza e impede que esses grupelho sejam o que já foram um dia: Lutadores. 

O portal UOL informou que em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, em 14 nomeações feitas, o presidente só escolheu o primeiro colocado da lista tríplice para reitor em oito universidades. Em seis (43%), optou por candidatos menos votados, chegando a nomear postulante que teve 600 votos contra mais de 7.000 do primeiro colocado. Por meio de medida provisória publicada em 24 de dezembro, o presidente mudou a forma como são escolhidos os reitores e dirigentes das instituições de ensino federal.  

A MP legaliza que o presidente possa nomear reitor qualquer um dos nomes integrantes da lista tríplice que lhe é enviada, rompendo assim tradição de 15 anos de dar posse ao primeiro colocado. 

O texto da MP altera também a forma de escolha dos reitores. Determina que a lista tríplice seja elaborada em colégio eleitoral em que professores detêm 70% dos votos; servidores; 15%; e alunos, 15%. Algumas instituições adotavam o voto paritário, em que cada segmento tinha 33% dos votos.

Dirigentes das universidades federais afirmam que a medida provisória deve ser questionada no Congresso e na Justiça. Acreditam que ela contraria o artigo 217 da Constituição Federal, que assegura a autonomia administrativa, financeira e didático-científica das universidades.

ELEIÇÃO DA UNIFESSPA

A eleição online ocorreu entre os dias 15 de abril e 2 de junho, com a participação de 78,8% do total de eleitores aptos a votar no colégio eleitoral, o que corresponde ao engajamento de 85,8% dos docentes, 36,4% dos alunos e 88,5% dos técnicos administrativos.  

"O atual reitor da Unifesspa, professor Maurílio de Abreu Monteiro, cujo mandato referente ao quadriênio 2016-2020 termina no mês de outubro deste ano, foi reeleito com 84,4% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou o professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, com 8,7% dos votos. Francisco Ribeiro da Costa foi o terceiro colocado, com 6,9% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta terça-feira (15) o professor Francisco Ribeiro da Costa para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com sede em Marabá. Costa foi o terceiro colocado da lista tríplice enviada ao Governo Federal. 

O mandato para a reitoria tem duração de quatro anos.  A lista tríplice dos candidatos mais votados à reitoria pela comunidade acadêmica foi enviada ao Ministério da Educação (MEC) no último dia 10 de junho.  A Unifesspa foi criada em 5 de junho de 2013, pela Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA)", informou o portal G1-PA.

O blog foi informado que mesmo tendo sido o mais votado, era certo que Maurílio não seria nomeado, por ter sido filiado ao PT e ser ex-cunhado da ex-governadora Ana Júlia, que militou por muitos anos no PT, onde foi eleita vereadora, vice-prefeita, senadora e governadora do estado do Pará e voltou para o PCdoB, seu primeiro partido.

Um dossiê com esse histórico do atual reitor teria sido usado para evitar que ele fosse nomeado, já que foi durante muito tempo um militante da esquerda paraense, hoje combalida e entregue aos ditames da família barbalho, que controla o MDB e diversos partidos, tanto da esquerda, quanto da direita e do centro, tendo inclusive os deputados estaduais do PSDB servindo aos interesse do governo de Helder Barbalho.

PM leva tiro e morre. O suspeito também é PM e seu marido. Ele alega suicídio

 A cabo Andreza, da Polícia Rodoviária Estadual era casada com o soldado F. Santos e após ser deixada por ele,  baleada, em um hospital de Ananindeua, veio a óbito. Ele diz que foi suicídio.


Por Diógenes Brandão 

O blog abre espaço para uma notícia de um possível caso de suicídio ou de violência doméstica, na verdade, de mais um provável feminicídio, o qual merece ser debatido para ser extinto de nossa sociedade, junto com o machismo, o séxismo e a misoginia, chagas que tornam o Brasil um campeão no quesito assassinato e violência contra mulheres e pouco se discute a cultura que mantém esse comportamento animalesco de homens que se tornam criminosos sem muitas vezes se perceber que seria capaz de sê-lo.

O ato covarde é ainda mais grave se parte de um policial militar, que deveria zelar pela vida dos cidadãos e usa a arma do Estado, em sua posse, para tirar a vida da própria companheira.

Um policial militar entrou em contato com o blog AS FALAS DA PÓLIS relatando que a cabo Andreza, da Polícia Rodoviária Estadual, casada com o soldado F. Santos, lotado  no 21°BPM, em Marituba, deu entrada na noite desta terça-feira, 15, na emergência do Hospital Santa Maria, em Ananindeua, após a vítima ser atingida com um tiro no tórax. 

O marido a levou ao Hospital e em seguida sumiu do local e compareceu ao seu batalhão e de lá foi encaminhado a uma delegacia, onde fez um Boletim de Ocorrência dizendo que a vítima havia atirado contra si mesma. 

Um policial que conhecia o casal e nos relatou o fato e enviou as fotos desta matéria, disse que a jovem policial não aparentava estar com problemas pessoais, a ponto de querer tirar própria vida e que estava alegre em seu ambiente de trabalho e que o casal também não aparentava ter problemas conjugais.

Informes de outras fontes dão conta que o tiro que ceifou a vida de Andreza foi no peito, outros que foi no abdômen. Pelo que o blog apurou, casos de suicídio com tiros geralmente não são nestas áreas e sim em locais fatais do corpo, na maioria das vezes, na cabeça. 

Não se sabe se o PM suspeito está preso, mas a Corregedoria da Polícia Militar já está ciente do ocorrido, restando agora sabermos que providências serão tomadas, após os exames da perícia no IML, onde o corpo se encontra, assim como da arma e que junto com a balística deverão solucionar mais essa triste perda de uma jovem cidadã e agente da segurança pública do Pará.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...