quinta-feira, setembro 17, 2020

"Desistir da candidatura do Jefferson Lima foi um erro", diz Beto Salame

 

Por Beto Salame*

Eu defendi e apoiei a candidatura do Jefferson Lima pra apresentar uma proposta em favor, principalmente, das pessoas que moram nas baixadas de Belém.

Respeito a decisão da direção municipal do partido Progressista em Belém, mas não concordo.

Desistir da candidatura do Jefferson Lima, que aparecia bem nas pesquisas eleitorais, e apoiar a candidatura do Deputado Estadual Gustavo Sefer, com todo respeito ao deputado, foi um erro.

Lamento profundamente o erro politico cometido, pela direção municipal, na minha opinião, mas travei o bom combate, tentei apresentar a candidatura do Jeferson Lima e não aceitaram.

Sou presidente estadual de um partido politico mas não sou dono dele ou mesmo decido sozinho. O tempo dos donos de partido tem que acabar.

Temos candidaturas a prefeito em mais de 15 municípios, ja estou na Presidência Estadual do partido há mais de 4 anos, e sempre respeitei a decisão partidária - mesmo que erradas politicamente - visando o fortalecimento da democracia.

Nunca vou deixar de ser um Democrata, mesmo em tempo de tanta apelo para a intolerância e o autoritarismo.

O vídeo abaixo mostra minha posição clara, na Convenção Municipal a favor da candidatura do Jefferson Lima, a quem peço desculpa por eventual constrangimento, e desculpa a todos seus eleitores e seguidores.

Volto pra casa com a consciência absolutamente tranquila.

Aproveitar pra Agradecer a todos aqueles que acreditaram na gente. Em mim e no Jefferson Lima.

E agradecer principalmente a vc, meu amigo Jefferson Lima, que não se rendeu !!!

*Beto Salame é presidente estadual do Progressistas.


A mão oculta

Na foto, o senador Helder Barbalho e pai do governador do Estado, Helder Barbalho


Por Ronaldo Brasiliense 

Os bois estão voando na política do Pará e há aquele que atira as pedras e esconde a mão, o mentor dos golpes que se sucedem, eliminando candidatos incômodos.

O primeiro golpeado foi o deputado federal delegado Éder Mauro, que sonhava sair candidato a prefeito de Belém, mas perdeu de goleada - 10 x 1 - na votação da Executiva Municipal do seu partido, o PSD, que optou pela candidatura do jovem deputado Gustavo Sefer, filho do notório ex-deputado Luiz Sefer.

O PSD é presidido no Pará pelo ex-vice-governador Helenilson Pontes, suplente do probissimo senador Jader Fontenele Barbalho, pai do governador Helder Barbalho e, para quem estudou tabuada, dois mais dois são quatro.

O segundo golpeado foi o honestíssimo radialista Jefferson Lima, funcionário da RBA, o grupo de comunicação da família Barbalho, um conhecido traidor da política paraense.

Na eleição de 2.014, Jeferson Lima disputou a eleição para o Senado, foi muito bem votado, apoiou a candidatura de Simão Jatene no primeiro turno, mas mudou de lado no segundo turno, pulando para a canoa furada de Helder Barbalho, que acabou derrotado.

Com esta fama de Judas, Jeferson também sonhava ser candidato a prefeito de Belém pelo PP, partido controlado no Pará pelos irmãos João e Beto Salame - que vivem um drama pessoal com a morte da mãe por Covid 19 - mas na hora H, quem diria, o Judas foi traído, provando de seu próprio veneno.

Jeferson Lima foi posto para escanteio pelo ex-deputado Luiz Sefer, que controla o PP em Belém, levando o partido a chutar o traidor para apoiar Gustavo Sefer à prefeitura de Belém.

Nos protestos pela exclusão de Jeferson Judas, seus apoiadores atacaram Luiz Sefer chamando-o de "pedófilo", mas só lembraram do passado tenebroso de Sefer depois do golpe. Se Jeferson Lima tivesse sido escolhido Luiz Sefer continuaria virgem como uma vestal da mitologia grega.

Para pavimentar o caminho do primo José Priante (MDB) à Prefeitura de Belém, o governador Helder Barbalho ainda tentou afastar a candidatura do deputado federal Vavá Martins, ligado à igreja Universal do Reino de Deus - unha e carne com o governo do presidente Jair Bolsonaro - oferecendo o cargo de vice na chapa de Priante, mas Martins recusou a oferta e manteve sua candidatura.

No vale-tudo para tentar conquistar a Prefeitura de Belém - segundo maior orçamento do Pará - Helder Barbalho topa tudo. 

Os ipons em Éder Mauro e Jeferson Lima foram apenas o início da briga, que só vai terminar num provável segundo turno eleitoral em Belém, dia 29 de novembro.

Em plena pandemia do novo coronavirus - a maior em cem anos -, quem viver, verá.

Favorecendo Priante, família Barbalho operou golpes nas candidaturas de Éder Mauro e Jefferson Lima

Os golpes da família Barbalho pavimentaram o caminho de Priante, mas até onde ele vai? 


Por Diógenes Brandão

As previsões do blog em relação à interferência da poderosa família Barbalho no tabuleiro eleitoral de Belém se confirmou e entre os 10 candidatos definidos para as eleições municipais deste ano, na capital do estado não terão dois nomes que Helder Barbalho (MDB) fez questão de tirar do páreo: Éder Mauro (PSD) e Jefferson Lima (PP).

Com Éder Mauro, Helder agiu de forma sorrateira e silenciosa. Bastou negocia com os donos do PSD e seus capangas, entre eles o vereador Sargento Silvano, para votarem todos na candidatura do deputado estadual Gustavo Sefer, que disse aos mais próximos que sua candidatura faz parte de uma exigência do governador. Ora, exigência ou um acordo bem pago?

Já com Jefferson Lima o negócio foi na baixaria mesmo. Em vídeos que circulam na internet, podemos ver que o governador, na calada da noite ligou para o pai de Gustavo Sefer, que é presidente do diretório municipal do PP em Belém, obrigando-o a tirar o nome de Jefferson Lima da chapa e levar os "Progressistas" para a chapa do seu filho, que é do PSD, o qual já havia proclamado Gustavo Sefer como candidato, derrotando Éder Mauro por 10 x 1, na votação da convenção do PSD, que acontecera minutos antes do final da convenção do PP.

Ou seja, aquilo que este blog disse na matéria A operação na torre da RBA é intensa para os barbalho terem o cofre de Belém em suas mãos aconteceu de fato e o trator dos Barbalho removeu os últimos empecilhos para pavimentar a candidatura de Priante (MDB), rumo à prefeitura de Belém. 

Acontece que até os ratos do esgoto da RBA sabem o quanto Priante não é toda essa coca-cola para Jader, Jader Filho, Elcione e Helder Barbalho. Ou seja, mesmo fazendo parte da família, o clã barbalho não confia piamente no primo do governador, mas Priante sabe disso e manteve sempre o MDB de Belém sob sua tutela. Além disso, Priante conhece os podres da família e dessa vez cobrou com veemência o apoio que sempre dedica aos seus parentes.

E assim foi cumprido o que havia sido premeditado e cuidadosamente planejado. É certo que o PP dos Salames aparentemente se dividiu em relação às chandes do partido ter Jefferson Lima no páreo, mas tudo deve ser rearrumado em acordos futuros.  

Enquanto isso não acontece, resta-nos ver e analisar os vídeos que circulam nos grupos de Whatsapp e no Youtube, com a baixaria e as acusações que vão de "golpistas" a "pedófilos", passando por corruptos e tudo que os eleitores ouvem a cada eleição nesse Estado governado por uma dinastia que controla partidos de direita e de esquerda, sob o chicote do dinheiro e do poder que estes tanto gostam.

A questão de agora em diante é: Quais as chances de Priante ir ao segundo turno? E se for, com quem será? Sendo contra Edmilson Rodrigues, que lidera as pesquisas, qual será o próximo golpe pensando pelo clã barbalho? Até quando a esquerda continuará submissa e aceitando calados e inertes a tudo que Helder e seu pai, o senador Jader Barbalho fazem?

A caixinha de comentários do blog está aberta para a sua opinião. Use-a à vontade!

Edmilson promete cuidar bem do centro de Belém

Foto: Carolina de Oliveira.

Por Fabrício Rocha 

Acabou no incio da noite desta quarta, a convenção do PSOL que ratificou Edmilson Rodrigues e Edilson Moura (PT) como candidatos a prefeito e vice de Belém. Foram duas horas de evento  dentro do Hotel Sagres. Edmilson mostrou que ainda é um dos maiores oradores da politica paraense. Falou por uma hora e seis minutos sem tomar um gole d'água, segurando tudo apenas com pausas dramáticas, saudando a unidade dos partidos da frente e apresentando a plataforma politica. 

Nos primeiros momentos da fala de Edmilson, ele direcionou ao vice Edilson Moura para falar da luta contra o racismo e disse que depois do governo deles, a palavra "denegrir" passaria a ter um sentido positivo. Durante a fala, foi forte a ênfase no poder e participação popular. "O povo tem que ser protagonista do seu destino e o nosso programa sinaliza o quanto radical, em termos de democracia,  nós vamos ser". Falou mais uma vez nas 8 subprefeituras,  que foram vetadas na época que ele foi prefeito, mas fez questão chamar atenção de que tinham que ter representantes legítimos dos bairros. 

Dialogando com o slogan da campanha, "Belém de novas idéias", o PSOL pela primeira vez, e até mesmo de forma surpreendente porque é um discurso que tem a marca do vale do silício, traz o tema de cidades inteligentes,  falando de ciência, tecnologia, inovação urbana. Mas ao mesmo tempo, Edmilson demostra que entende essa Belém de inovações como uma cidade de direitos baseada "nessa ideia da esperança como liberdade, uma afirmação de um mundo novo"  e que "pode ser um lugar de resistência e dar sua contribuição a produzir um território brasileiro de abrigo do nosso povo e não como mera fonte lucro para classes abastardas , uma burguesia pouco numerosa e muito rica, para grandes corporações e grandes bancos. Belém e o Brasil podem ser a casa, o abrigo, a segurança, a cidadania para o nosso povo" 

Sobre a questão da gestão, foi a primeira vez que percebi uma ruptura clara com o modo petista de governar  - "Para todos" -, avisou que vai cuidar bem do centro, porque o atual prefeito que representa a burguesia, nem isso estaria fazendo. Mas fez questão de enfatizar que "um governo que pretende transformar e melhorar a vida do povo tem que cuidar bem da nossa gente, particularmente os que mais precisam, daí os investimentos tem que ser direcionados, fundamentalmente, onde há mais carência de creches, escolas, infra-estrutura, unidades de saúde, programa da saúde da família e demais direitos do povo, a chamada inversão de prioridades e isso vai fazer a diferença."

Também falou em resgatar e modernizar ações dos seus governos anteriores como uma renda mínima - na época chamada de bolsa escola, de um salário minimo - , potencializar e dar condições para o empreendedorismo, com formação e financiamento de micro e pequenos negócios, startups, culinária e turismo. Mas não falou se seria uma experiência em rede, com moeda social  ou com banco comunitário. 

Outro ponto importante, foi o anuncio da implementação do  sistema municipal de cultura e a lei Walmir Bispo, assim como um fundo de cultura e criação de uma secretaria municipal de cultura. A ideia é ter recursos além da lei Tó Teixeira.  Citou uma bienal internacional de música. Continuou falando de politicas sociais para idosos,  jovens,  mulheres, negros, indígenas e politicas que viabilizem o direito a diferenças e falou que "belém pode ser a capital mundial do respeito"  como luta contra as desigualdades e consciência ambiental.  

Fez a exigência para que a Cosanpa tenha um plano de saneamento para Belém. Terminou falando sobre saúde básica e saúde da família falando numa meta de 75% de cobertura.  Investir na parte hospitalar e UPA.  Falou na dificuldade da construção de casas populares sem o minha casa minha vida, mas disse que o debate da regulação fundiária tem que ser feito. A valorização do serviço público também foi tema e foi duro com o Bolsonarismo nesse aspecto. 

A grande ausência do apresentação foi o tema da mobilidade urbana, detalhes sobre saídas para o BRT, ciclovias, tarifa zero para desempregados e estudantes, mesmo assim foi uma das melhores falas programáticas do Edmilson até aqui na campanha.  Vamos ver como isso vai se traduzir na tv, rádio e memes. 

Em tempo, a melhor fala entre os sete partidos da frente, ficou por conta da Marinor Brito. Deixou claro que as diferenças existem,mas foi possível construir uma frente. Falou da luta antirracista,da luta das mulheres e do combate ao neofascismo. Homens, aprendam com essa mulher aguerrida.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...