Pesquisar por palavra-chave

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Sarkozy nomeia socialista como emissário para Cuba

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, designou nesta quarta-feira o ex-ministro da Cultura Jack Lang como "emissário especial" para Cuba, a fim de reativar um diálogo político e a cooperação entre os dois países. Lang realizará "um série de encontros com políticos cubanos", segundo informou o Palácio do Eliseu, residência oficial do presidente francês.
A França está participando de uma iniciativa diplomática internacional, junto a países da União Europeia e políticos norte-americanos, que pretendem retomar o diálogo com Cuba.
O ex-ministro do governo de François Mitterrand e atual deputado aceitou a nomeação, mas negou nos últimos meses que queria participar do governo de Sarkozy, ressaltando "que é socialista e permanecerá socialista".
Também surgiram especulações dizendo que o deputado seria designado ministro da Justiça. Lang já estaria em Cuba em uma missão preparada pelo presidente francês e pelo Ministério das Relações Exteriores do país, na qual deveria levar "uma mensagem" de Sarkozy à ilha caribenha. Porém, a embaixada francesa em Havana, consultada pela ANSA, não pode confirmar se o emissário estaria no país.
Lang, que faz parte da comissão de Assuntos Exteriores da Assembleia Nacional francesa, foi ministro de Mitterrand na década de 1980.