quarta-feira, março 17, 2010

Governo do Estado faz Helder Barbalho cair no “Rebolation”

Do blog Ananindeua Debate

Se criou uma grande polêmica (ou falsa polêmica) em Ananindeua, depois que a governadora resolveu doar aquele elefante branco -- a Granja do Governador (residência oficial dos governantes do Pará), que fica na entrada do Icuí -- para a construção de 1500 casas populares.

Ananindeua tem um grande déficit habitacional, a construção de casas populares naquela área terá vários aspectos: social, moradia para a população carente, geração de empregos diretos e indiretos, segurança. A derrubada do muro lateral na entrada do Bairro do Icuí que, segundo a polícia, colabora para o alto indice de violência no local. Infra-estrutura: obras que irão beneficiar os moradores do conjunto e de todo bairro do Icui ajudando a tirar aquele povo da lama e sujeira, por descaso do governo municipal. O prefeito Helder é contra, defende a instalação de um Campus Universitário. Afinal, quantas Escolas o Prefeito já construiu ? Recentemente, cortou o vale-alimentação dos professores da rede municipal.

A vinda de um Campus Universitário para o Município é uma boa idéia, mas não depende da boa vontade de ninguém nem de uma varinha mágica, envolve orçamento federal e cronograma das instituições de ensino superior federal, com a contratação via concursos de professores e outros profissionais e a ampliação de vagas para alunos, todo esse planejamento demoraria anos. Como as obras nesse município se alongam muito -- temos o exemplo do estádio municipal que “está pronto” na maquette há 3 anos -- parece que o prefeito quer marcar posição ou fazer politicagem.

Para surpresa da população de Ananindeua, a edição de sábado do Jornal Diário do Pará traz como matéria de primeira pagina “ Ananindeua vai ter 3.200 casas populares”, que na verdade é um projeto do governo federal, o “ minha casa, minha vida’, e que já tinha sido anunciado há um tempo atrás. Vamos admitir, parece que ação da governadora deu um choque de ânimo no governo Helder Barbalho, que vem sendo muito criticado pela população por falta de obras e serviços. Parece que o prefeito resolveu se mexer, tipo a dança do “rebolation’.

Inexperiência:A vinda à Ananindeua da Ministra Nicéia Freire, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, semana passada, para inaugurar junto com a governadora o Centro Maria do Pará, um espaço importante para as mulheres do município, na semana em que se comemorava 100 anos do Dia internacional da Mulher, não teve a participação do prefeito -- que estava no município -- e não deu o ar da sua graça.

Até o Serra que é o Serra, de um partido de oposição ao governo Federal, participa das inaugurações que têm a presença de ministros do governo Lula. O prefeito foi no mínimo inexperiente, perdeu um grande momento de discutir com a ministra ações do governo federal para o município, fora a descortesia com a Governadora e com a Ministra, além das mulheres residentes no município que estavam presentes a inauguração. No dia seguinte o site da prefeitura informava sobre a inauguração de um centro similar, criado pela prefeitura. Chego a conclusão que o prefeito entrou no “rebolation” e começou a dançar. Desculpe-me, a se mexer! No mais, o rebolation...

Fernando Assunção - Acadêmico de Direito

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...