sexta-feira, março 26, 2010

SEDUC: O 'X' da Questão! n° 1


Esse é o retrato da política do governo do estado em relação à educação. As justificativas para a exoneração da secretária Socorro Coelho ainda não estão bem explicitadas, mas haveria descontentamento da governadora Ana Júlia com uma reforma interminável em uma escola em Breves (já adiantamos, caso a governadora não saiba, há muitas outras na mesma situação) ou com falta dos famosos Kits escolares em escolas da Marambaia (em Belém). Entretanto fontes de dentro da SEDUC alegam que além destas justificativas haveria outras, de caráter mais administrativo, que dizem respeito à não liberação de pagamentos das “reformas” nas escolas estaduais e que em muitas dessas obras não teria sido cumprido o rito licitatório exigido pela legislação. Não podemos afirmar como verídica essa versão, mas ela anda solta pelos corredores da SEDUC.
Independente que quais sejam os motivos alegados uma coisa fica evidente: a falta de compromisso do governo do estado com a educação. O SINTEPP há muito vem denunciando a falta de política para a educação. Repressão policial violenta contra a categoria, desrespeito com o PCCR, reajuste salarial irrisório, negativa em implementar efetivamente a gestão democrática, são apenas alguns dos elementos que permeiam o quadro da educação em nosso estado, que como já informamos diversas vezes, amarga o pior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio de todo o Brasil.
Embora não questionemos a responsabilidade do titular da pasta da educação sobre as políticas (ou falta de políticas) para a educação é mister reconhecer que as constantes mudanças além de não resolverem o problema evidenciam que a responsabilidade, em última instância, é do próprio chefe do poder executivo, no caso a governadora Ana Júlia Carepa.
 
Nota oficial do SINTEPP sobre o anúncio feito aos meios de comunicação do Estado sobre a queda da titular da SEDUC, professora Socorro Coelho.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...