domingo, junho 14, 2015

Eder Mauro e Edmilson Rodrigues são apontados com o melhor perfil para prefeito de Belém

A partir hoje, a Doxa Pesquisa, em parceria com o Blog As Falas da Pólis, começam a publicar o resultado de uma ampla pesquisa realizada em Belém no período de 03 a 05 de junho/2015. A amostra foi de 600 entrevistas, distribuída pelos oito Distritos Administrativos de Belém. 

Uma série de temas foram aferidos, começando pelo nível de satisfação com a vida em Belém, passando pela percepção da imagem do atual prefeito e de avaliação de seu governo; buscou aferir as demandas da população e os principais problemas que a afligem. 

A pesquisa traçou o perfil do próximo candidato à prefeitura de Belém, bem como aferiu o nome que se enquadra no perfil. Temas como a crise de representatividade política, da redução da maioridade penal, da legalização das drogas ilícitas, da imagem dos três principais partidos políticos (PT, PMDB, PSDB) foram estudados. Dez nomes de políticos foram testados à Prefeitura de Belém

Apresentaremos hoje, o tipo de político que a população gostaria que governasse Belém; bem como o tipo que essa população Não gostaria que governasse a capital do Estado. Depois os entrevistados enquadraram, a partir de uma lista de 10 pré-candidatos, os nomes em cada perfil.

Analisando o perfil do político para governar Belém, os entrevistados preferem alguém “honesto”, “trabalhador”, “conheça os problemas de Belém”.


Gráfico 01: Tipo de político para governar Belém.

Fonte: Pesquisa de campo/Doxa.
Depois do entrevistado indicar o perfil, apresentou um nome que se enquadra no perfil traçado a partir de uma lista de 10 pré-candidatos. “Qual desses pré-candidatos se enquadra no perfil traçado?”

Os deputados federais, delegado Eder Mauro (PSD) e Edmilson Rodrigues (PSOL) são os que se destacam nesse perfil. No entanto não há de se desprezar o percentual de 25,9% que disseram que nenhum da lista se enquadrava no perfil, indicando uma forte rejeição de políticos ou ausência de nomes capazes de se enquadrar no perfil.

Gráfico 02: Político que se enquadra no perfil

Fonte: Pesquisa de campo/Doxa.
QUE TIPO DE POLÍTICO VOCÊ NÃO GOSTARIA QUE GOVERNASSE BELÉM?

Em seguida, a pesquisa buscou saber “Que tipo de político você NÃO gostaria que governasse Belém?” O que a população NÃO quer é o político “corrupto”, “preguiçoso”, “pau mandado/sem pulso” e o que “não conhece Belém”. Essas são as principais características negativas que a população rejeita para o próximo prefeito de Belém.


Gráfico 03: Tipo de Político que a população Não quer

Fonte: Pesquisa de campo/Doxa.

De uma lista de 10 nomes, a pesquisa buscou saber quem se enquadrava nesse perfil negativo. Os três políticos da lista apresentada aos entrevistados com maiores índices são Duciomar, Jeferson Lima e Zenaldo Coutinho.

Gráfico 04: Político que se enquadra no perfil negativo

Fonte: Pesquisa de campo/Doxa.


Amanhã apresentaremos o potencial de apoio e rejeição de lideranças políticas à algum candidato que se apresente a concorrer à Prefeitura de Belém. Aguarde.

Serviço:


Empresas, Partidos e candidatos interessados em ter acesso ao resultado completo da pesquisa, entre em contato pelos telefones: 

(91) 3038.4808 (FIXO) 
(91) 98480.4191 (CLARO) 
(91) 98174-5995 (TIM/WHATSAPP)


Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...