terça-feira, julho 12, 2016

Mudanças no Facebook: Como driblar os limites da linha do tempo

Mudanças na rede social criaram ainda mais dificuldades para as fanpages serem visualizadas. Descubra como fugir desses limites e se manter atualizado.

Por Diógenes Brandão

Muitos leitores perceberam e cobraram, outros já estão familiarizados com as nossas publicações diárias em nossa fanpage do Facebook e não reclamaram tanto, mas a solitária e despossuída redação deste blog, sente-se na obrigação de pedir desculpas por tanto tempo sem a devida atualização deste espaço de informação, opinião e debate, principalmente sobre política, cultura e comportamento.

Por isso, resolvemos trazer para cá uma importante dica do Comitê Digitalutilizada em cursos e oficinas sobre mídias digitais e redes sociaistanto para quem faz uso profissional das novas tecnologias da comunicação, quanto para quem não é do meio, mas já percebeu que as redes sociais convivem lado a lado da blogosfera, mas com um "q" a mais de visualizações, interatividade e compartilhamento de conteúdos, que são despejados na internet diariamente.

Pensando nisso e com o tempo escasso para chover no molhado, resolvemos criar um passo-a-passo para nossos leitores.

Pensando nisso e com o tempo escasso para chover no molhado, resolvemos criar um passo-a-passo para que nossos leitores possam nos manter visíveis em suas linhas do tempo.

Por que isso? 

Talvez não seja fácil de ser explicado e nem tão pouco de ser rapidamente compreendido por todos, mas em linha geral é o seguinte: O Facebook é uma rede social e ao mesmo tempo uma plataforma de propaganda, ou seja, visa o lucro e quer ganhar cada vez mais dinheiro com todos que estão nela, sejam pessoas físicas ou jurídicas (empresas públicas ou privadas). 

Como fazem isso? 

Com a cobrança por anúncios e impulsionamento de publicações. Tal medida possibilita que empresas e usuários comuns possam impulsionar para centenas ou milhares de pessoas, as suas postagens, visando atingir o maior número de usuários, já que quando alguém publica algo em seu perfil pessoal ou em uma fanpage, o algoritmo do Facebook só permite um número extremamente baixo de alcance da publicação, mesmo se as pessoas tiverem muitos amigos, ou fãs e seguidores, no caso de empresas e entidades.

Isso se explica pela forma com que os donos do Facebook fizeram desta chamada "rede social", uma das maiores referências, em termos de plataforma de publicidade do mundo contemporâneo e por isso, cobram para que os interessados em fazer propaganda de suas marcas, produtos, serviços, notícias (sim, se vende notícias e até boatos!), cheguem a mais pessoas do que a simples postagem orgânica alcança.

Segundo a imprensa informou, na semana passada o Facebook anunciou mais uma mudança na forma com que a rede escolhe quem vai ver as atualizações em seu feed, ou linha do tempo. A medida nada mais é do que uma forma de forçar aqueles que puderem pagar para serem mais vistos, que façam isso.

O vice-presidente de produto do Facebook, Adam Mosseri, alega que a ideia é "mostrar às pessoas as histórias que são mais relevantes para elas". Por isso, a rede determinou que as postagens mais importantes seriam as dos amigos e da família. Com a medida, usuários como você, verão menos as publicações de fanpages.

Páginas como a nossa, não tem o mínimo interesse de enriquecer ainda mais o bilionário Mark Zuckerberg, dono do facebook e por isso vamos explicar como você terá que fazer para manter-se visualizando nossas postagens em sua linha do tempo, sabendo que curtir, comentar e compartilhar é a melhor forma para que esteja sempre recebendo as atualizações do blog e da nossa fanpage. 

Tudo isso você aprende em apenas três passos fáceis e rápidos. Vamos lá?!

Passo 1 - Clique aqui e vá à nossa página no Facebook.



Passo 2Passe o cursor sobre o botão "curtir", e se abrirá um menu. Mude a opção "padrão" que aparece selecionada para "ver primeiro".



Passo 3Agora, você pode escolher se o Facebook deve notificá-lo sobre algo que publicamos - da mesma forma que ele avisa quando você foi mencionado em um comentário ou postagem, por exemplo.



Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...