sexta-feira, agosto 30, 2019

Líder em violência, Ananindeua recebe novamente a Força Nacional de Segurança

Sérgio Moro, Helder Barbalho, Jair Bolsonaro, Manoel Pioneiro e Onix Lorenzoni no lançamento do projeto federal que integra União, estados e municípios no enfrentamento à criminalidade. Ananindeua foi uma das cidades brasileiras escolhidas, pelos altos níveis de criminalidade e violência. A única da Região Norte. Foto: Jailson Sam.

Por Diógenes Brandão


A chegada da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no Pará causou um alvoroço nas cadeias do estado.


Agentes prisionais da SUSIPE e policiais militares que atuam nos presídios paraenses, sentiram o peso do rigor dos agentes federais.

Comenta-se nos corredores da SEGUP, que a corrupção de agentes de segurança pública é apontada como uma das principais responsáveis pela entrada de celulares, armas e drogas nos presídios do estado, o que também leva a fugas, rebeliões e massacres, como o que recentemente abalou o país, com 62 mortes, por degola e asfixia, seguida de carbonização dos corpos dos presos que estavam em contêineres do Centro Regional de Recuperação em Altamira.

Com o lançamento do Projeto Piloto de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, do Ministério da Justiça, em Ananindeua, a iniciativa pode trazer férias de 180 dias para as quadrilhas formadas por agentes da SEMUTRAN, DETRAN, PM e Guarda Municipal, costumazes em extorquir motoristas no município.

Leia trechos da matéria que o site de notícias do governo do Estado publicou nesta quinta-feira, 29:

O governador Helder Barbalho participou, na tarde desta quinta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília, da cerimônia de lançamento do “Em Frente, Brasil”, projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta do Ministério da Justiça. A ação consiste na articulação entre União, estados e municípios, para a redução de crimes violentos – em especial homicídios –, com foco territorial em áreas de concentração desses indicadores.

Para as ações, cinco cidades brasileiras foram escolhidas, uma de cada região do País: Ananindeua (PA, Norte); Paulista (PE, Nordeste); Goiânia (GO, Centro-Oeste); Cariacica (ES, Sudeste) e São José dos Pinhais (PR, Sul).

Como parte das ações preparatórias do projeto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) nas cinco cidades escolhidas. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União da última quinta-feira (22).

A Portaria nº 685 autoriza a atuação da FNSP em ações de polícia judiciária e perícia forense no combate à criminalidade violenta pelo período de 180 dias, podendo ser prorrogado. As ações de policiamento ostensivo para preservação da ordem pública e segurança das pessoas e patrimônio foram autorizadas pela portaria nº 683 pelo prazo de 120 dias, a contar de 30 de agosto, podendo ser prorrogado.

O prefeito Manoel Pioneiro ressaltou que Ananindeua possui aproximadamente 526 mil habitantes e que o município gostaria de contribuir financeiramente com o Estado, mas, com uma economia muito baixa.

Para Pioneiro por ser um projeto piloto, os resultados precisam vir a curto prazo, para que sirvam de exemplo para as outras cidades. “Todos querem fazer a transformação, a melhoria e fazer com que seus municípios saiam da condição de não dar dignidade e segurança para os seus moradores”, disse o prefeito de Ananindeua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário