quarta-feira, julho 22, 2020

Helder Barbalho tira o tio do DETRAN e coloca na PRODEPA, após denúncia do blog




Por Diógenes Brandão

Algumas horas após da divulgação da matéria Sucateamento, privatizações e corrupção no DETRAN não fazem Home office e nem tem LockDown, que o blog AS FALAS DA PÓLIS divulgou na madrugada desta quarta-feira, 22, resultou na exoneração de Joércio Barbalho, tio do governador do Pará, Helder Barbalho, que sentiu-se pressionado a ter que tirar o irmão de seu pai do comando de uma das áreas críticas do DETRAN-PA, onde acumula-se denúncias de irregularidades e desvios, que podem resultar em prisões. 

Joércio Barbalho é filiado ao MDB e pensava em disputar as eleições deste ano, mas resolveu ficar no cargo e vir candidato a deputado estadual em 2022. Ele já foi deputado estadual no período de 1990 a 1994, inclusive ocupando a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Pará. 

Apesar de ter dado um tempo na disputa eleitoral, Joércio nunca abandonou a política, tendo entrado no DETRAN-PA através do governo de Ana Júlia (PT), que entregou a autarquia para o PMDB, que tinha as indicações de DAS, sob o comando de Jader Barbalho e Martinho Carmona

Neste tempo, Joércio foi diretor da DUR - Diretoria de Unidades Regionalizadas, hoje DHCRV - Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos. 

Em seu lugar, o governador nomeou José Ferreira Sales, delegado que foi Superintendente da Policia Federal e Secretário Adjunto de Segurança Pública no Governo de Ana Júlia (PT).

A estratégia de nomear delegados da Polícia Federal para áreas com fortes indícios de corrupção tem levantando a suspeita de que Helder Barbalho quer dar um ar de moralização depois da descoberta ou de investigações por parte do Ministério Público Federal e Estadual, como aconteceu na SESPA, após o escândalo da compra dos respiradores chineses.

Veja a portaria de exoneração e nomeação, na edição extra do Diário Oficial do Estado do Pará:

Apesar de ter sido exonerado do DETRAN-PA, o tio do governador Helder Barbalho não ficará fora do governo. Pelo contrário ganhou de presente uma assessoria especial na presidência da PRODEPA.

Veja:




Um comentário:

  1. É O fim da picada!
    Não passou um dia sequer sem receber gordos proventos do governo ditatorial do Pará!
    Família Barbalho&cia. Todos atrelados ao poder!
    A corrupção grassa!

    ResponderExcluir