quinta-feira, agosto 06, 2020

Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é vítima de crime virtual


Por Diógenes Brandão

Criminosos criaram um número de Whatsapp e estão usando como se fosse do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. A denúncia foi feita através de um Boletim de Ocorrência, em uma delegacia da Polícia Civil.

Segundo a denúncia, a agenda do aparelho celular de Zenaldo foi clonada e os contatos do mesmo estão recebendo mensagens como se fossem suas. 

No dia 14 de Junho deste ano, a página Política Pará revelou que o governo do Pará contratou por R$6 milhões e meio de reais, uma empresa especializada para instalação de um sistema de espionagem. 

"Quem o governo quer espionar, quais as motivações e quem poderia estar sendo espionado? Já pensou: juízes, desembargadores, promotores públicos, jornalistas, políticos aliados e adversários, todos estando à mercê de equipamentos que interceptam ligações e mensagens, inclusive do Whatsapp, colocando em risco a privacidade de quem o governo quiser? Com a palavra, o governador Helder Barbalho", finalizou a publicação.


Celso Sabino rebate pedido de expulsão do PSDB e pesquisa o mostra em 2º lugar na disputa por Belém

Deputado Federal Celso Sabino foi ameaçado de expulsão do PSDB, após ser indicado para liderança da Maioria. O tucano está em 2º lugar na disputa pela prefeitura de Belém.
Deputado Federal Celso Sabino foi ameaçado de expulsão do PSDB, após ser indicado para liderança da Maioria na Câmara dos Deputados. O tucano está em 2º lugar na disputa pela prefeitura de Belém.
 

Por Diógenes Brandão

O Deputado Federal Celso Sabino está no olho do furacão após ser indicado como Liderança da Maioria, na Câmara dos Deputados. É que o presidente Nacional do PSDB, o pernambucano Bruno Araújo, emitiu uma nota em que diz que o partido adotará medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.

Em conversa exclusiva com o blog AS FALAS DA PÓLIS, Celso Sabino revelou-se surpreso com a decisão e que considera que o PSDB precisa maturar o entendimento do seu presidente nacional, já que os motivos alegados para sua expulsão não encontram lógica e muito menos cabimento, pois o motivo alegado por Bruno Araújo teria sido a indicação do tucano paraense para o cargo de liderança da Maioria na Câmara Federal. O PSDB se considerada oposição ao governo federal e tal indicação seria interpretada como uma forma de compor a base do governo, o que Celso refuta.

Outra consideração teria sido "a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal". 

Celso Sabino rebate a narrativa do presidente dos tucanos dizendo que as articulações que resultaram em sua indicação começaram há mais de dois meses e de que ele "foi indicado por 11 partidos para assumir a Liderança da Maioria na Câmara dos Deputados e que a liderança da Maioria é uma instituição prevista na Constituição Federal, com assento no Colégio de Líderes e no Conselho da República. 

Além de orientar votações pelo maior bloco da câmara, a Liderança da Maioria tem posição independente, não sendo Oposição e nem Governo. Está em posição antagônica a da Minoria e defende pautas importantes para o país. Nunca teve um parlamentar do estado do Pará neste posto.

O blog teve acesso ao ofício assinado por 11 líderes partidários que indicaram Celso Sabino para Liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, cargo nunca exercido por um parlamentar paraense.

O deputado se surpreendeu com a nota emitida pelo presidente do seu partido, em que trata de um possível processo de expulsão do tucano. "Porém, o deputado acredita que o PSDB é uma importante agremiação partidária, com inúmeras contribuições ao país e vai ainda dialogar com a legenda, na expectativa de que esta iniciativa seja revista", conclui a nota de Celso Sabino, enviada após conversa telefônica com Diógenes Brandão, redator deste blog.

O blog descobriu que outro tucano ocupa o mesmo cargo no senado federal. Trata-se do senador maranhense Roberto Rocha (PSDB-MA), Liderança da Maioria no Senado e presidente do diretório estadual do PSDB, no Maranhão. 

Sabendo-se disso, fica a pergunta: Por que o maranhense pode assumir o cargo de liderança no senado e o paraense não pode assumir o mesmo cargo na Câmara dos Deputados?

A nota do PSDB ganhou muita repercussão, já a resposta de Celso Sabino não teve a mesma repercussão. O deputado paraense também alega que não possui nenhum processo contra ele na justiça e nunca esteve envolvido em esquemas de corrupção, como muitos políticos eleitos e postulantes a cargos públicos estão. 

Ele também diz que mais curioso é que tudo isso tenha acontecido no momento em que a última aferição da preferência do eleitor belenense, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, Celso Sabino se encontra em segundo lugar, conforme gráfico abaixo:

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...