quarta-feira, março 03, 2021

Filas, aglomerações e falsa Fake News no jornalismo paraense sobre o novo pico da COVID-19

Apesar de serem acusada de fake news, as fotos e videos com centenas de pessoas em filas para atendimento nas Policlínica para a COVID-19 são reais e forma registradas na manhã desta quarta-feira, tanto no Hangar, quanto no Mangueirinho.


Por Diógenes Brandão 

Um vídeo e três fotos postadas nas redes sociais do jornalista Raimindo Paccó geraram a polêmica do primeiro dia após o anúncio do novo bandeiramento vermelho no Pará, após o agravamento da nova onda da COVID-19 e o anúncio do novo decreto estadual com toque de recolher em Belém, que entra em vigor a partir de hoje. 

Entre às 22h e 05h está proibida a circulação de pessoas nas ruas, bem como a restrição do horário de funcionamento de restaurantes e lanchonetes, que deverão fechar às 18h. 

As cenas de uma grande aglomeração de pacientes na lateral do Hangar circulam desde a manhã desta quarta-feira, 03. É possível ver uma fila enorme na avenida Protásio Lopes, local onde fica a entrada do estacionamento do Hangar, hoje funcionando uma Policlínica Itinerante para atendimento de pacientes com sintomas da COVID-19.

Como a cena foi grava pela manhã e viralizou em diversas redes sociais, no início da tarde, o programa Balanço Geral, da TV Record foi até o local e seu apresentador, Marcus Pimenta comentou as imagens geradas ao vivo, pela equipe de reportagem e como não viu mais ninguém por lá, afirmou categoricamente, que as cenas gravadas de dia, eram Fake News. 

Alertado pela produção de que as cenas eram verdadeiras, Pimenta se contradisse e passou a dizer que Fake News era a informação de que a cena tinha ocorrido naquele momento. 

Ou seja, o apresentador não quis assumir que sua equipe comeu mosca ao não ir gravar in loco, no momento em que havia filas, já que há um número limitados de fichas para atendimento, tanto lá no Hangar, quanto nas duas Policlínicas que o governo do Pará disponibiliza para o atendimento ambulatorial de pacientes com sintomas da COVID-19.

Diferente da primeira onda da COVID-19, no primeiro semestre do ano passado, essa segunda, que trouxe a nova cepa do vírus, tem contaminado e causado a morte de muitos jovens, como se constata nos boletins médicos e de óbitos, assim como nas imagens destes pacientes nas filas, em busca de atendimento. 



Fotos: Raimundo Paccó / FramePhoto  / Estadão Conteúdo

TV LIBERAL GRAVA FILA NO HANGAR. RECORD DISSE QUE ERA FAKE NEWS

A equipe de jornalismo da TV Liberal foi in loco, no início da manhã de hoje, quinta-feira, 4, gravar a fila que se formou na rua ao lado do Hangar, onde pacientes buscam atendimento para a COVID-19, na Policlínica Itinerante. 

Ontem, a imagem gerou polêmica, inclusive com acusações de que não seriam verdadeiras, já que só foram à tarde, quando ninguém mais estava em fila, pois há um número limitados de fichas para atendimento.

Assista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MP pede quebra de sigilo bancário e fiscal do prefeito de Ananindeua

O blog recebeu o processo de número  0810605-68.2024.8.14.0000,  que tramita no Tribunal de Justiça do Esado do Pará e se encontra em sigilo...