Daniel Gouvêa é Analista de Pesquisas do Instituto Semetria |
Por Diógenes Brandão
Com o vazamento de pesquisas encomendadas e divulgadas sem registro, o blog AS FALAS DA PÓLIS retoma entrevistas rápidas com profissionais da área para desmistificar e entender como funcionam esses instrumentos que ganham grande destaque com a aproximação das eleições, mas que bem aplicados, podem orientar governos, parlamentares, investidores e empresas a tomar decisões ou se posicionar melhor, tanto junto à sociedade, quanto no mercado.
Neste caso, vamos iniciar falando sobre as pesquisas eleitorais, com Daniel Gouvêa, Analista de Pesquisas do Instituto Semetria, que durante alguns anos foi parceiro do IBOPE nas pesquisas realizadas na região Norte.
Diógenes Brandão: Já é hora de realizar pesquisas eleitorais para 2022?
Daniel Gouvêa: Pesquisa retratam o atual momento. O cenário do momento da coleta de dados. Nenhuma pesquisa tem intenção de prever o futuro, sem dúvidas, quando melhor entender as preferências do eleitor, mais chances o candidato tem de se preparar para atender os desejos do eleitor. Ele sai na frente. Quando mais rápido melhor.
Diógenes Brandão: Quais as vantagens de sair à frente dos adversários e obter dados sócio-econômicos e de preferência eleitoral?
Daniel Gouvêa: Tempo maior para se estruturar. Formatar sua campanha e entender as principais reclamações e carências do seu eleitor. Preparar seu plano piloto e sua comunicação de forma mais assertiva.
Diógenes Brandão: Como foram as eleições de 2020 e quais são as expectativas do seu instituto de pesquisa para as eleições de 2022?
Daniel Gouvêa: 2020 com fator de pandemia e lockdowns, tivemos um cenário totalmente novo. Tanto para empresas de pesquisas, que começaram a testar modelos de coletas híbridos, via on-line, telefone e presenciais, assim como, para o eleitor que teve novos fatores de relevâncias e preocupações no seu voto. 2022 ainda teremos o fator pandemia presente nas opiniões, contudo, as empresas e candidatos melhores preparados para o desafio tem maiores chances de entender esse novo eleitor.
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