quarta-feira, novembro 12, 2008

Estatizar é Preciso !

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o texto base da Medida Provisória 443. Esta é a segunda medida provisória editada pelo governo para enfrentar a crise econômica mundial. A norma autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a adquirirem participações em bancos com dificuldades e em empresas do setor da construção civil. A oposição de direita (PSDB, DEM) foi derrotada na sua tentativa de barrar ou amenizar a MP. Relatada pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP), a medida havia sofrido mais de 100 emendas de congressistas com o propósito de alterar o texto editado pelo governo. O texto aprovado na Câmara, segue para exame pelo Senado.
Leias mais em O Vermelho.

Pedras Mexidas

Pelo menos dois secretários de Estado do governo Ana Júlia, estão sendo tidos como certos para a disputa em 2010.
Os dois ligados à DS de Ana Júlia são Edilson Moura (SECULT) e Suely Oliveira (SEDURB).
O anúncio seguido de pedido de apoio aos dois companheiros de chapa, foi feito pelo 2º suplente à vereador de Belém pelo PT, Jorge Cruz, mais conhecido como Jorginho que mesmo não tendo sido eleito fez uma festa de aniversário "do arromba" numa "casa de show" da Augusto Montenegro, na noite desta segunda-feira.
A previsão de uma intervenção da governadora nas pedras do tabuleiro da Câmara Municipal de Belém, elevaria dois candidatos eleitos para o governo, abrindo assim espaço para Milene Lauande e Jorge Cruz, o aniversariante do mês.
Que presentão hein!  
 
Na outra ponta, a possibilidade de negociar espaço no governo federal ao vereador mais votado e aliado do PT nas eleições municipais deste ano, Iran Moraes (PSB) e Alfredo Costa para a SEDUC, confirmaria o caso.
No mais, Otávio Pinheiro para a COSANPA seria a terceira via para a execução do plano para a casa de noca de Nova Déli.

Leon, Leon...

Um tipo de pensamento comum entre a esquerda até hoje, principalmente entre as juventudes socialistas, trabalhistas, comunistas. Quem lê, se preocupa com a teorização da ação, com a reflexão estratégica resbuscada e não puramente empirista/instintiva é logo o "ponto-com", o "revolucionário deinternet" ou o "mauricinho revoltado". Estes, além de serem chacoteados como imprestáveis para a ação prática, são vistos com bastante preconceito pelo que essa linha de raciocínio considera como bons militantes: os "rala-bostas", aqueles jovens que, por questões de ordem sócio-econômica, ainda não puderam "ler os clássicos" , terem uma formação política melhor, possuem deficiências na educação formal e terminam sendo utilitariamente usados para carregar faixas e bandeiras e animar carreatas. O mundo estaria dividido entre os "formuladores" e "carregadores de piano".

Essa visão é estimulada, sobretudo, por dirigentes (ouburrocratas) juvenis que, com escassa capacidade intelectual, estimulam o preconceito contra a leitura, a formação política, a sofisticação da formulação da ação, para se manterem onde estão e até fazer uso do militante visto como mera "mão-de-obra".

Trecho do Trotsky: espírito ofensivo da juventude de Leopoldo Vieira no Blog Juventude em Pauta.

Ponto G da Questão

A governadora Ana Júlia já deve ter sido notificada que a bancada do G10 tá fazendo corpo mole - ou seria duro? - para aprovar as matérias de interesse do executivo na ALEPA.
Ontem, deputados da oposição esvaziaram a seção logo que souberam da pauta que incluia entre outros projetos do governo a autorização de um pedido de empréstimo ao BIRD de US$ 26,4 milhões para o upgrade das ações e investimentos no turismo paraense.
Alguns falam de retaliação pela degola de mais de 40 DAS´s indicados pelo G10, já outras bocas falam de demostração de força para o verdadeiro embate que porá fim nas pazes entre base aliada e oposição: a eleição para a presidência e mesa diretora da Assembléia Legislativa do Estado.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...