terça-feira, dezembro 29, 2009

Mil e Uma Utilidades

Com o mesmo título acima, no bom e velho Quinta Emenda.

Pesquisas de Opinião são como Bom-Bril: "tem mil e uma utilidades".

Segundo a pesquisa Ibope/CNA:  92% condenam ocupações do MST, e  "a maioria dos brasileiros considera ilegal a invasão de propriedades". É mesmo?  Não, não é!


Foram 2 mil entrevistados que responderam a um número x de perguntas, e sobre um assunto que não está ao alcance dos entrevistados resolver, só podem opinar.


A pesquisa foi encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o intuíto de checar a imagem do MST.


Primeira pérola: 90% dos consultados revelam que são favoráveis à causa da reforma agrária, mas sem violência ou invasão de terras. Para 85% o direito de propriedade privada é essencial ao País e, 77% acreditam que os que já possuem propriedade hoje, tem o direito de escolher se quer ou não produzir nela.


Porém,  58%  dos entrevistados considera que o movimento é legítimo porque são trabalhadores querendo terra para trabalhar e morar, mas que não têm condições de pagar por ela.
___________
Segunda pérola: ao falar do MST, 69% dos entrevistados ligam o movimento a invasões, 53% a atos de violência, 38% à luta por direito, 32% à reforma agrária e 26% à desobediência. A pesquisa aponta ainda que 54% das pessoas ouvidas atribuem os conflitos no campo ao MST.


A soma dos 38% que ligam o movimento à luta por direitos,  mais os 32% que ligam o movimento com a reforma agrária,  totalizam 70%. Os 26% ligados com a desobediência, nada acrescentam à imagem do MST, pois o conceito de desobediência civil está ligado às ações dos movimentos sociais.
_______
A maior contradição da pesquisa:  70% dos entrevistados responderam que a organização prejudica o desenvolvimento econômico e social, a geração de empregos, os investimentos nacionais e estrangeiros e a imagem do Brasil no exterior. Ou seja, como se trata de uma questão na qual os entrevistados não dominam o tema, e são informados apenas pelos mídias, ela reflete os pontos nos quais os mídias conseguiram influenciar, de forma mais efetiva,  a opinião dos entrevistados. No geral,  o MST está muito bem na foto.
________________
Agora veja qual  foi a manchete do Diário do Pará on line:

Ibope/CNA: 92% condenam ocupações do MST
_____
Esse tipo de 'Pesquisa de Opinião' tem a função de formar  'a opinião'.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...