sábado, maio 29, 2010

Alunos criam um filme épico sobre a Cabanagem

No Diário do Pará, com o mesmo título.

Da inquietação de um professor de História da rede estadual de ensino nasce mais um filme que tem tudo para se tornar uma pérola audiovisual amadora. O vídeo “Cabanos”, longa-metragem de uma hora e 37 minutos de duração, foi idealizado, roteirizado e dirigido por Sebastião Pereira, professor do Ensino Médio da Escola Estadual Temístocles Araújo, do bairro da Marambaia. A produção, baseada na Revolução Cabana, ocorrida na então Província do Grão-Pará, em 1835, conta o drama de uma família de ribeirinhos que adere ao movimento dos revoltosos.

Assista ao trailer aqui.

O vídeo, produzido de forma independente pelos alunos do colégio, levou um ano para ser produzido e envolveu cerca de 110 pessoas, entre atores e equipe técnica. De acordo com o diretor, o investimento no projeto foi de cerda de R$ 10 mil, captados pela própria equipe. “Todo mundo participou de forma voluntária. O dinheiro para investirmos em câmera, equipamento e figurino veio do meu próprio bolso e da ajuda dos alunos, que fizeram bingos e rifas”, afirma o diretor.

A produção, que conta com locações na Ilha das Onças, Mosqueiro, Curuçá e Belém, terá sua première hoje, a partir das 18h, no Cine Olympia. “A expectativa é grande.Todos queremos ver como o filme vai ficar na tela grande. É um épico, sabe. Tem até uma grande cena de batalha, com mais de 50 atores em cena. Só podia ter saído da cabeça de um professor de História”, diz a atriz Priscila Margalho, que faz o papel Maria Zelda, personagem principal do filme.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...