quarta-feira, junho 02, 2010

Glorioso no Curro Velho

É a 9ª peregrinação dos devotos do Glorioso São Sebastião à capital paraense

Do Portal Diário On Line

Uma grande celebração encerra, na próxima sexta-feira (4), a 9ª peregrinação de foliões e membros da Irmandade dos devotos do Glorioso São Sebastião, do município marajoara de Cachoeira do Arari, à capital paraense. A folia será realizada de 16 às 22h, no teatro da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo, com a participação de grupos de carimbó, Arraial do Pavulagem, venda de comidas típicas, exposição de peças do artesanato marajoara, entre outros.

A festa encerra a jornada iniciada no último dia 12 à capital paraense para a visitação à casa de devotos ao santo, ex moradores de Cachoeira do Arari, e que hoje residem em Belém. A folia une o religioso e o folclórico ao redor da imagem peregrina de São Sebastião. Violões, viola, tambores e o triângulo são os instrumentos que vão dar o ritmo da celebração junto ao canto dos foliões e membros da Irmandade. Durante a programação, também serão exibidos vídeos documentários sobre o santo e a cultura daquele município.

Os devotos retornam ao Marajó no próximo dia 6. Ao retornar para a região, os foliões e os membros da Irmandade dão início às peregrinações em mais de uma centena de fazendas em diversos municípios do Marajó. As visitas seguirão até o mês de janeiro do ano que vem, quando será celebrada a festividade centenária do Glorioso São Sebastião, de 10 a 20 de janeiro. Até lá os devotos realizarão novenas, procissões, missas, cavalgadas, entre outras celebrações, as quais foram declaradas patrimônio cultural paraense pela governadora Ana Júlia Carepa em janeiro deste ano.

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...