domingo, agosto 17, 2014

Eleições 2014: IBOPE diz uma coisa, marketeiro diz outra

O Liberal divulga pesquisa que mostra governador Jatene aparece atrás e tecnicamente empatado com Helder e tem uma rejeição de 47% do povo paraense.

Diferente do jornal O Liberal, onde a família maiorana faz o que quer, a TV Liberal é obrigada pelas regras da Rede Globo, a divulgar o resultado da pesquisa estimulada. 

Ela sim, serve de parâmetro de avaliação quantitativa dos resultados. Como o atual governador Simão Jatene está em desvantagem, os tucanos paraenses apresentam o resultado da pesquisa espontânea, onde o huno do Pará está empatado tecnicamente, com apenas 2 pontos percentuais à frente de seu adversário, o ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. 

Pra aliviar a pressão dos resultados da pesquisa IBOPE, o marketeiro dos tucanos no Pará usou os dados da pesquisa ALVO, que ele mesmo havia dito que era "comprada", para induzir o eleitorado a pensar que Jatene está crescendo, já que em Junho, Simão Jatene estava com 8% de diferença atrás de Helder Barbalho. 

Além disso, a festejada  pesquisa IBOPE revelou que a presidenta Dilma Rousseff tem 82% de aprovação do povo paraense, liderando com folga e projetando uma vitória estrondosa já no primeiro turno das eleições no Estado do Pará. Já Simão Jatene, ao contrário da presidenta, acumula uma desaprovação de sua gestão de 47%.

Como não há checagem amostral, seguindo o rito eleitoral que se repete de dois em dois anos, sempre que uma pesquisa eleitoral for publicada, dependendo da posição dos candidatos, devido as paixões partidárias e estratégias de marketing eleitoral, ela poderá ser comemorada ou desacreditada, tal como aconteceu agora e se repetirá até quando Deus quiser, ou a tal margem de erro deixar.

Clique na imagem para assistir a notícia.

Siga-me no twitter, pois lá eu sou mais assíduo: @JimmyNight