segunda-feira, julho 06, 2015

Apagão da água em Belém gera protesto e zoeira nas mídias sociais

São 04:00h desta segunda-feira (06) e até agora tem gente reclamando que não tomou banho neste domingo, em vários bairros de Belém. Praticamente um milhão de pessoas passaram o dia e a noite com suas torneiras secas, devido a suspensão do fornecimento de água por parte da COSANPA, para uma manutenção previamente comunicada no site do governo do Estado, na sexta-feira (03), através da nota abaixo:


Depois das 17h, o atraso da chegada de água nas casas dos belenenses, começou a irritar e indignar vários internautas e conforme foram passando as horas, as redes sociais se tornaram em palco de protestos, contra a falta do líquido precioso e o assunto se tornou o mais comentado na internet. 

Por volta das 18h, o blog recebeu várias mensagens que davam conta do motivo do atraso: Um curto-circuito havia provocado um incêndio nos quadros de distribuição de energia elétrica, que controlam o sistema de bombeamento das águas do lago Bolonha para a estação de tratamento da COSANPA. Uma empresa terceirizada seria a responsável pelo acidente, que causou um grande susto, envolveu muitos funcionários e bombeiros, mas que felizmente não houve vítimas. 

Segundo internautas, a informação teria sido repassada, via WhatsApp, por funcionários da COSANPA, que chegaram a filmar em seus celulares, a explosão de um dos quadros elétricos, mas que não os divulgaram e pediram o anonimato por motivos de segurança funcional. Sem confirmação da informação, este blog aguardou o pronunciamento oficial do governo, o que só feito depois de mais de seis horas de pressão nas redes sociais, mais exatamente às 23:39. 

Através de sua conta no twitter, o governo do Pará confirmou que havia acontecido um curto-circuito e este impediu a volta do fornecimento de água tratada, no horário previsto (16h) e que a situação só será regularizada nesta segunda-feira. Mesmo assim, até à noite teremos bairros sem água. Segue a nota:


Sem ao menos desculpar-se pelos inúmeros transtornos gerados e nem ter dado explicações plausíveis, sobre o incidente e seus possíveis motivos, só restou aos cidadãos, o protesto e a zoeira geral nas redes sociais, tanto contra a COSANPA, quanto ao governador Simão Jatene  (PSDB).

Algumas perguntas que querem calar: 

1) Se o problema foi em uma central de distribuição, porque alguns bairros terão água logo pela manhã e outros só à noite?

2) Quais serão os bairros priorizados? 

3) Porque o governo só informou oficialmente o problema, supostamente ocorrido à tarde do domingo, por volta da meia-noite e APENAS pelo twitter do governo do estado (@governopara), que tem menos de 46 mil seguidores, sendo que a cidade tem em volta de um milhão e meio de habitantes?

No meio bairro, por exemplo, a água nem pinga nas torneiras e pela manhã, toda minha família terá grandes dificuldades para retornar a vida normal, devido aos inúmeros problemas que serão gerados pela falta deste recursos natural tão necessário e vital à população.

Como protesto, o blog produziu artesanalmente alguns memes e catou alguns comentários e posts feitos por outras internautas. Vale a pena conferir:


















Que tal me seguir no twitter? @JimmyNight

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...