segunda-feira, novembro 23, 2015

Professor comete suicídio, após violência policial na desocupação de sua escola

No dia 14 deste mês, a imprensa divulgou uma ação policial na Escola Estadual José Lins do Rego, na Zona Sul de São Paulo. Através das redes sociais, estudantes deram uma versão diferente daquela distribuída pelos veículos da velha mídia, entre eles, o portal da Globo, denunciando a truculência e violência da PM, que demostrou que foi até ali para acabar com a ocupação, que está sendo desde então retratada pela imprensa, como invasão.


José Lins do Rego era uma entre dezenas de estabelecimentos de ensino que estavam sendo ocupados por estudantes, pais de alunos e professores que protestavam contra o fechamento de escolas e o remanejamento do alunado para unidades escolares distantes de suas casas, o que o governo paulista chama de "reestruturação do ensino estadual". 

Passados oito dias, na noite deste domingo (22), a notícia do suicídio de um professor aposentado da escola, conhecido como Pimentel e que teria sido um dos feridos pela PM, gravou um vídeo (ainda não divulgado) e se matou enforcado. A notícia ainda reservada a grupos do WhatsApp, chocou a comunidade escolar, trouxe grande reboliço e amanhã deverá ser uma das principais notícias nas redes sociais.



A ocupação das escolas pela comunidades escolares iniciaram no dia 09 deste mês, logo que o governo anunciou seu plano de fechar 94 escolas e transferir 311 mil alunos. No entanto, os protestos fizeram o governo recuar, suspender o plano e obrigaram a Secretaria Estadual de Educação sentar para dialogar, mas este exigiu que houvesse a desocupação das escolas, por parte dos alunos, professores e pais de alunos, que não acreditaram na proposta e segundo informações do movimento de resistência, existem hoje 91 escolas ocupadas e esse número tende a aumentar, até que o governador Geraldo Alckmin suspenda definitivamente o projeto que batizou de "reorganização escolar".

Na opinião do jornalista, autor do site VioMundo e repórter da TV Record, Luiz Carlos Azenha, a ação do PSDB em SP, assemelha-se com o que foi feito no Rio de Janeiro, durante a construção da estrutura exigida pela FIFA, para a Copa do Mundo 2014.


10 comentários:

  1. Ridiculo essa texto, o vídeo deixa muito claro que o problema seria com a ex mulher dele, nao existe vinculo com o que esta acontecendo na escola, ele se suicidou justamente na data no aniversario da ex.
    Estão usando essa fatalidade para fazer esse joguinho de politica. vergolha!!

    ResponderExcluir
  2. Extamente isso não tem nada haver com o real motivo do suicídio.

    ResponderExcluir
  3. Não use a imagem de um digno professor amigo em uma publicação não verdadeira por favor.

    ResponderExcluir
  4. Baixo e vil este tipo de atitude, onde tenta achar padrões e justificativas políticas onde elas ou não existem, ou são totalmente ocasionais e aleatórias. Mais uma vez, vocês usam o ser humano como meio para transmitir à loucura de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Meu tio teria vergonha de uma publicação manipuladora como essa !
    Você é uma pessoa ridícula seu merda !
    Você pelo menos poderia ter procurado saber o que vias de fatos ocorreu em relação a morte dele !
    Ridiculo

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus ele foi meu professor... Deus o tenha.

    ResponderExcluir
  7. gente! o que é isso???? porque esse sensacionalismo? vão se informar. Veículo de informação TEM QUE SER INFORMADO e ATUALIZADO. atenham-se aos fatos, isso não é jornalismo.

    ResponderExcluir
  8. a mídia vendida não informa a população. distorce e confunde o povo.
    chegamos ao ponto de termos que selecionar nossas leituras.

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...