Pesquisar por palavra-chave

quinta-feira, junho 14, 2007

Salve...

Enviado por email pelo anarquista, pedagogo e futuro sociólogo Jorge Costa

Lendo essas "coisas", lembro-me, com muita lucidez, de uma frase de um secretário norte-americano (filho da puta e inteligentíssimo) chamado HENRYKINSIGER: " O PODER É DOCE E TEM VITAMINAS"...O que fica no ar não são mais idéias, mas dúvidas... Bakunin ao criticar a ditadura do proletariado de Marx, argumentava, com toda a força do seu ser: "Ao tomar o poder, a liderança não será mais de trabalhadores, mas de uma elite intelectualizada que falará EM NOME dos trabalhadores e não COMO trabalhadores. Marx, cuidado com o que você está propondo...A vanguarda é uma guarda vã..." Bakunin verbalizava esses argumentos em 1864... O anarquismo nunca esteve tão atual...

Pierre Josef Proudhn era mais categórico: "Olha Marx, ser governado é ser controlado, etiquetado, vilipendiado, vigiado, admoestado, ridicularizado...e a qualquer sinal de resitência ou rebeldia, colocado sob suspeita, exilado, desprezado, preso, torturado, silenciado, caluniado, difamado, expulso (do partido, da cidade, do estado, do país)...E se continuar resistindo e rebelando-se, será morto..."
Marx não lhes deu ouvido... Chamava-os de idealistas pequeno-burgueses, ingênuos, impecílhos da revolução. Estes, por sua vez, chamavam-no de vaidoso e impotente, pois destacavam que o poder é o afrodisíaco dos impotentes e que Marx queria mesmo era ser chefe... (Qual dos dois argumentos a história da humanidade registra????)
Portanto, a sacada é escancarar os paradoxos de quem está no poder e observar com minúcias o abismo existente entre O DITO, O ESCRITO E O FEITO... Não haverá só 2010, haverá também, felizmente, 2014, 2018, 2022.
Precisamos pensar além, ir além dos partidos, ir além do poder instituído e super-estruturado...Como fez Alice: IR ALÉM DO ESPELHO... Precisamos pensar numa outra maneira de organização da sociedade. O poder tripartite (Executivo, Legislativo e Judiciário) é uma falácia...Motesquieu, autor da teoria dos três poderes, estava equivocado... Sua teoria funciona apenas pra uma minoria de privilegiados... Como diz a letra de uma música brasileira: SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA NENHUM MEU IRMÃO.
1 abraço...
J...
P.S.: Pode colocar no seu blog, Dime, e divulgar... A idéia não é só minha, certamente é de um montão de indivíduos que são espectadores de um sistema capitalista cruel, onde nem as formigas e abelhas concordariam...