domingo, dezembro 23, 2007

Retrospectiva 2007 (Parte II)


O Blog aguarda ainda a decisão de Mário Cardoso sobre deixar a SEDUC para assumir a candidatura a prefeito de Belém.


Entre as diversas opiniões, há quem torça que isso aconteça, assim estaria consolidada a vontade de parte da DS que defende o nome da professora e Antropóloga Edilza Fontes à pasta mais cobiçada por ela, inclusive, afirma uma fonte da DS de Ana Júlia e Cia.

Professora da UFPA, Edilza, compentente e braço direito de Ana Júlia, foi ainda na transição, cogitada para ser chefe da casa civil e acabou indo para a Escola de Governo, onde até hoje o site oficial do governo a mantém nesta função, mas que na verdade assume tarefas como superintendente do PTP. Cabe lembrar que até hoje não definiu a forma concreta com que o Conselho do PTP vai atuar no controle social deste governo democrático-popular.


Mesmo assim, Edilza representa o secretário José Júlio em diversas atividades e este com a pasta do ex-secretário de Planejamento Carlos Guedes, o qual, não passou muito tempo desempregado, pois logo em seguida de sua renúncia ao cargo, foi convidado para ser assessor do Ministério do Desenvolvimento Agrário.


Saiu insatisfeito com o esvaziamento de sua secretária, onde os irmãos Monteiro, possivelmente teriam mexidos as pedras do tabuleiro do governo. É a DS que outrora, criticava os grupos internos mais antigos no PT por não terem sua "unidade".

Foto de Elizeu Dias - Agência Pará

Retrospectiva 2007 (Parte I)



2007 foi mesmo um ano ímpar, me disse uma amigo..eu ligth que estava, disse-lhe: é claro, todos não o são ?!
Mas algo este ano nos deixou de certa forma mais reflexivos - ou seria flexivos - politicamente falando e eu e ele fomos lembrando...


Em 2006, assistimos Lula, vir à Belém e em plena Av. Pedro Miranda sob o sol escaldante pedir voto e apoiar Ana Júlia e Priante ao mesmo tempo, no mesmo bate-palanque com Jáder Barbalho, Paulo Rocha e Ademir Andrade, três notórios líderes políticos, arrolados em processos por acusações de envolvimento ilícito com recursos de campanha e coisas do genêro. Lá, Lula-aqui disse uma de suas frases que entraram para a história deste país: "Hoje aqui está tendo uma aula de articulação política". E era mesmo verdade. A mídia se roeu!

Quanto às denúncias cabe a apuração rigorosa e agora todas são de responsabilidade da justiça. Ana Júlia, Zé Geraldo e Beto Faro, também sofreram os últimos anos com sérias acusações com supostos envolvimento com fazendeiros e madeireiros do Estado. Sem falar da operação da PF, que levou algemadas 18 pessoas, entre elas o ex-senador Ademir Andrade em 2006 (mas é outro ano, não cabe mais lembrar, ou cabe?)

Ou seja, levianos ou não os fatos precisam de apuração o mais rápido possível para não exporem vítimas e/ou responsabilizar por seus crimes aqueles que desviam suas funções públicas, causando prejuízo à nosso pobre povo e virem à tona cada período de dois em dois anos, para depois desçarem em paz nas gavetas de nosso sistema judiciário até retomarem seu folêgo novamente em outra eleição.

Jader, temporariamente esquecido pelos noticiários e inimigos, aplaudiu em ao ver a polícia federal que outrora, lhe pulsera a “pulseira do Roberto Carlos”, colocar a mesma prateada em outras personas da política Paraoara, como na ação que finalizou com a prisão de dezoito pessoas entre elas, o ex-senador Ademir Andrade em 2006. A pergunta que fica no ar é quem em 2008 poderá imputar o dedo na face do outro para dizer algo, sem ter que esperar a recíproca, mesmo que seja apenas perseguição política*, as acusações que recaem sobre si?

O filho do ex-governador aposentado, o peralta Marcelo Gabriel, sócio-proprietário da empresa onde foram executados os irmãos Novelino - que também, não devem ter ido para o céu - está todo enrolado.
Resta ainda a equipe dos 12 anos de tirania tucana e "democrata", ah...Mas dessa galera, mexendo aperece muita coisa...é só mexer!

Vejam aí o desdobramento da operação Rêmora e das investigações do MP, em cima do Ex-secretário de Almir Gabriel, o marginal de vulgo Dr.Fernando Dourado que quando secretário de saúde se lambusou nas contas da SESPA ao qual contratava empresas de seus familiares, com superfaturamentos gigantescos em benefício próprio de ao certo de seus padrinhos Vic/Valéria Pires Franco.

No mais, faltou o Dudu encarar um xadrez, mas este de caso antigo com juízes e juízas, se livra dos delitos que insiste em cometer contra a ordem pública e o povo desta cidade. Mas um dia o pau acha ele e tomara que este pegue uma cana-dura, pois provas contundentes ele coleciona à décadas, assim como o Senador Mário Couto e tantos outros larápios que soltos mantém suas contas (não cuecas, pois são profissionais) cheias de dinheiro público.

Ainda teremos cenas nos próximos capítulos com mais gente graúda outrora, caíndo como jaca madura.

Ninguém Merece


A PRODEPA sofreu intervenção judicial para reintegrar servidores que foram vítimas de assédio moral e como consequência foram afastados pela direção do orgão. A CUT comprou à favor dos trabalhadores e apoiou os servidores na busca jurídica por seus postos de trabalho.

Mesmo assim havia resitência por parte da direção que sugeriu que os servidores - mesmo com mandato judicial nas mãos - "ficassem em casa esfriando a cabeça" . Uma afronta à Justiça e aos direitos dos servidores públicos.

Além da Prodepa, trabalhadores da COSANPA atravessam uma onda de autoritarismo e desmando.

Pior: Nos dois orgãos, esses atos partem por dirigentes que se dizem petistas!

Aos tiranos pós-modernos: Se toquem se não papai-noel não deixará nada ao lado da lareira de vossas casas e ainda pode tomar a estrelinha vermelha que fica guardada na gaveta dos seus gabinetes!

O Blog estará vigilante quanto à postura reacionária em torno dos dois orgões estaduais. "Chega disso neste Estado", não foi isso que foi dito e repetido pela governadora?

Happy Birthday, ou seja, Parabéns!



Está de pé no berço, a governadora Ana Júlia.

Pelo que tudo indica, não haverá parabéns públicos nem tão pouco festa à governadora capricoriana, mas de qualquer forma o blog deseja saúde e serinidade à primeira governadora eleita pelos votos de milhares de pessoas que aguardam ansiosos mais e melhores mudanças neste imenso Estado do Pará.

Parabéns!

Foto: Eunice Pinto. Agência Pará

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...