terça-feira, fevereiro 26, 2008

The Last

Ao que tudo indica as eleições da UEPA que andava com seus desdobramentos contigenciados na justiça, dão ares de resoluções que independem deste poder, ficando agora na devida esfera governamental a decisão de nomeação do candidato mais votado para o cargo de reitor daquela universidade. Dentro do PT, passa-se lista de apoio como the last (como chama a última música da feria do som, o apresentador Edgar Augusto) tentativa de manter pressionada a governadora para que esta nomeei seu "companheiro" ao invés do candidato mais votado, mas tudo tem indicado que o atitude de Bira tem se revelado cansativa e desgastante até para si mesmo, pois com o intuito de pressionar exigindo apoio político-partidário, causa contrangimento à quem por este é procurado. Foi o sentimento que diversos militantes e dirigentes petistas declararam nos últimos dias às Falas. No mais, nos corredores da badalada corrida eleitoral de 2008, já se revela que o vereador Marquinho, acena para compor o governo estadual, numa posição que lhe garantiria manter condições de ter sua autonomia como parlamentar em 2008 em diante, sem ter que estar com a cabeça na guilhotina por conta das ameaças de retorno de Bira à câmara de vereadores, de onde saiu para ser secretário adjunto e candidato à reitor da UEPA deixando a suplência de seu mandato ao Marquinho da Condor pra alguns, das torcidas para outros e do PT para tantos outros e outras. Com essa confirmação, nos próximos dias, configura-se que a governadora e a sociedade organizada e formadores de opinião conseguirão ver fazer valer o direito democrático e finalmente a UEPA terá seu novo reitor eleito, nomeado. Demorou mas o que era para acontecer está próximo. Tirando o desgaste desnecessário - mais educativo - fica a pergunta: Quem ganhou e quem perdeu com mais de 3 meses de emblóglio sobre o caso?

Um comentário:

  1. Quatro candidatos inscreveram-se para concorrer às eleições para reitor da Uepa: Ana Cláudia Hage, diretora do Centro de Ciências Sociais e Educação; Bira Rodrigues, ex-vereador, e ex-secretário adjunto de Educação; José Augusto de Araújo, presidente do Sinduepa; e Sílvio Gusmão, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.
    A Comissão Eleitoral divulgou o resultado final da contabilização dos votos da eleição para reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) para a gestão 2008/2011, pelo qual o professor Sílvio Gusmão, que integra a Chapa 1 com o professor Albene Monteiro, obteve 33,26% dos votos; José Augusto e Terezinha da Silva, da Chapa 2, receberam 5,58% dos votos; a professora Ana Cláudia Hage, que integra a Chapa 3 ao lado do professor Marcus Vinícius, obteve 27,66% e os professores Bira Rodrigues e Jofre Freitas, da Chapa 4, tiveram 31,40% dos votos.
    A diferença entre a Chapa 1 (Silvio Gusmão) 33,26% e a Chapa 4 (Bira Rodriguês) 31,40% é de 1,86%, e, segundo dispõe o regimento da UEPA, fora encaminha lista tríplice à Governadora que deverá decidir por um dos três nomes. Contudo houve problemas ao longo do processo, que levaram o processo eleitoral a ser questionado junto ao judiciário.
    Acredito, que o processo democrático deverá ser a melhor alternativa para solucionar os diversos problemas que envolvem a disputa eleitoral na UEPA, visto que a crise que se instalou acerca do tema acabou por contaminar a sociedade com notícias que contribuíram negativamente com a imagem da universidade.
    A solução para a celeuma que se deu a partir das denúncias ao pleito eleitoral transcendeu à esfera do Poder Executivo, quando das decisões judiciais que foram interpostas da eleição até hoje. A tutela antecipada, mesmo que sem deliberação acerca do mérito, coloca uma pá de cal nos anseios da sociedade em ver um processo eleitoral que ressonasse a vontade dos docentes, discentes e funcionários na Universidade do Estado do Pará.
    Entendemos, que em se tratando de um processo comprometido em sua essência democrática pela ponderação de pontuação dos votos, que acaba por desqualificar sobremaneira o resultado final, associado à tramitação este pleito às margens do judiciário pelos indícios de irregularidades, considero prudente levantar a propositura à que a Governadora nomeie um reitor pro-tempore, na forma regimental, até que se transite em julgado o agravo porque passa o processo eleitoral da UEPA.

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...