domingo, janeiro 10, 2010

'Verticalização do Poder' _

Com o mesmo título no Quinta Emenda


O pacto é  'federativo', os interesses são 'corporativos'; e, o Pará é o foco dos interesses em disputa. Aqui estão os interesses da grande indústria paulista; do Bradesco: patrão de Roger Agnelli, - o presidente da Companhia Vale do Rio Doce; sem falar nas empresas mineradoras de menor porte e da agroindústria. Só 'cachorro-grande': diante de políticos e partidos apequenados.
 

O PSDB tem interesses gigantescos no Pará (quem é José Serra?); e, com  a velha política protecionista -  das elites burocráticas e industriais -  segue fazendo acordos para privilegiar minorias.
 

O PT precisa 'resolver' as promessas de campanha, na procura de avançar mais um governo; e de conter a luta intestina entre as facções por representatividade no governo; e,  por representação nas eleições de 2010.

O PMDB mantém a  política clientelística; - o morubixaba Jader Barbalho  dá as ordens; negociando em todas as direções, e com todos os partidos.
 

Trata-se da organização de um sistema de escambo político; o  resultado mais visível  da incapacidade de renovação  do cenário político, no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...