Com o mesmo título no Quinta Emenda
O pacto é 'federativo', os interesses são 'corporativos'; e, o Pará é o foco dos interesses em disputa. Aqui estão os interesses da grande indústria paulista; do Bradesco: patrão de Roger Agnelli, - o presidente da Companhia Vale do Rio Doce; sem falar nas empresas mineradoras de menor porte e da agroindústria. Só 'cachorro-grande': diante de políticos e partidos apequenados.
O PSDB tem interesses gigantescos no Pará (quem é José Serra?); e, com a velha política protecionista - das elites burocráticas e industriais - segue fazendo acordos para privilegiar minorias.
O PT precisa 'resolver' as promessas de campanha, na procura de avançar mais um governo; e de conter a luta intestina entre as facções por representatividade no governo; e, por representação nas eleições de 2010.
O PMDB mantém a política clientelística; - o morubixaba Jader Barbalho dá as ordens; negociando em todas as direções, e com todos os partidos.
Trata-se da organização de um sistema de escambo político; o resultado mais visível da incapacidade de renovação do cenário político, no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário