sábado, julho 21, 2012

Atire a 1ª pesquisa quem nunca errou na política

Guernica* Pablo Picasso - 1973

Saiu a primeira pesquisa registrada das eleições municipais de Belém, mas e o calor, quando é?

Encomendada pelo IAGUA para o Instituto Doxa, o retrato atual da corrida eleitoral da capital paraense, apontou o ex-prefeito de Belém pelo PT, Edmilson Rodrigues, hoje no PSOL, com 47,6% das intenções de voto, seguido por Priante (PMDB) com 18,6%, Jordy (PPS) 7,1%, Zenaldo 6,8% (PSDB) e os demais somam juntos 12,1%.

Brancos, nulos e indecisos somam ao todo 7,6% nos números totais da pergunta estimulada, resultante das 672 entrevistas feitas nos oito distritos de Belém, durante o período de 08 a 12 de julho de 2012.

Veja o Gráfico: 



O interesse do blog é tão somente focar sua análise de forma sucinta, em alguns pontos possíveis de inferência e deixar essa interpretação numérica pros especialistas. Vamos lá?! 

Com a espetacular largada, Edmilson Rodrigues equilibra-se na linha tênue que separa a empolgação do receio - Militântes do PSOL comentavam nas redes sociais que não haverá nem 2º turno nas eleições – mas a reação dos demais candidatos/partidos, cada um com sua estratégia, armas eleitorais e desejo por poder, não podem ser subestimadas. 

Zenaldo Coutinho, que pela pesquisa está atrás de Jordy – mesmo tendo a máquina estadual e o cajado do governador Simão Jatene em seu ombro - goza de farto material para ser usado contra o primeiríssimo colocado.

Só ele? Não!

Ainda com o gosto de vingança nos dentes, por ter sido baleado em pleno vôo, o 3º colocado vai mirar o topo e primeiro prepara a artilharia para o candidato do PMDB, quem imagina ter sido o partido coresponsável pela divulgação ampla e irrestrita de uma gravação onde o deputado federal “sugere” que uma amante aborte um filho seu.

Jordy, a partir de então é o candidato que está no topo de todas as pesquisas até hoje divulgadas, sejam elas registradas ou não, só que no quesito rejeição. Logo, não poupará Priante que almeja a muitos pleitos o cargo de prefeito e impediu que o PMDB fechasse logo de cara uma aliança com os tucanos, que gostariam de negociar Belém por Ananindeua, onde estão no topo de todas as pesquisas eleitorais, depois de 08 anos de gestão de Helder Barbalho, que é do PMDB, partido de Priante.

Por sua vez, os combalidos candidatos da máquina municipal, à sucessão do atual prefeito, Sérgio Pimentel e Anivaldo Vale, acumulam documentos oficiais, que se usados, podem trazer mais desgaste pro pessoal de cima, principalmente quem governou Belém oito anos antes de Duciomar Costa.

São pilhas e pilhas de documentos, que podem até não serem exibidos nos debates eleitorais, mas só de sua existência ser anunciada, gerará calafrios pela espinha dorsal dos puros, até então com suas biografias intocáveis pelas balbúrdias eleitorais que sempre foram típicas na disputa política local.

Com todos mirando no mesmo alvo, o PSOL não hesitará em lançar mão do vitimísmo que muitas vezes cola e gera um efeito positivo pra quem se reveste dele, mas esses números que vimos ai em cima terão uma mudança abrupta tão logo comece as primeiras inserções da campanha eleitoral gratuitas no rádio e na TV.

O pouco tempo da chapa, que tem hoje Edmilson Rodrigues como líder nas pesquisas, não dará condições reais deste, responder a chuva de críticas, denúncias e demais apetrechos que surgirão quando o clima eleitoral começar de fato. Por sua vez, Ed não conta mais com a enorme militância que lhe consagrou parlamentar e prefeito por dois mandatos, por isso, o assédio incansável da militância petista.

É certo que há sim, inegavelmente, uma parcela de militantes ainda filiados no PT que lhe simpatizam e se hoje indagados, dizem estarem propensos a votar no ex-companheiro de partido, por todos os sonhos, conquistas sociais e as batalhas contra as elites locais, que a retórica retumbante fazia crer que a militância tivesse inimigos a vencer e por isso, sangue, suor e lágrimas que derramavam do escopo político do PT e demais partidos da esquerda local, ávidas em chegar ao poder.

Agora chega, pois eu ainda estou me recuperando de uma virose, que me derrubou desde o começo da semana e finalizo essa despretensiosa postagem, com a frase de um amigo no twitter: Pesquisa "boa" só depois do primeiro debate. Agora é futurologia umbilical.

Se tiver tempo, até domingo concluo o raciocínio e divido com você, à quem agradeço pela visita e comentário se assim o quiser.

No twitter, sou @JimmyNight. 

*Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Fonte: wikipedia.org

9 comentários:

  1. é verdade ainda é muito cedo pra pesquisas afirma uma vitoria sem o segundo turno.. diante da anelise colocada pelo blog a uma arena onde os degladiadores vão usar todos tipos de arma... rsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amigo, como sempre, aprecio seus textos. Temos muito trabalho pela frente, mas é fato que a candidatura do PT nessa eleição, é algo tipo pró-forma, por ser uma partido de longa história e legado político, mas que passeando entre a militância, o que se ouve é que os votos vão para o Edmilson. No máximo, apoia-se o Alfredo, quem é filiado, sabendo de sua derrota, para apoiar o PSOL no 2° turno. Mas ainda tem muito chão pela frente. Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. Passando ao meio dia de ontem,20,pela Avenida Presidente Vargas parei do lado oposto aos Correios para ouvir um pouco do que diziam os apoiadores do candidato Edmilson Rodrigues. Não sei bem porque mas, nos últimos anos, o conteúdo dos discursos políticos fáceis vem chamando minha atenção de forma especial.

    O clima era de certa euforia e o resultado da pesquisa que coloca o candiato do PSOL na "pole position"(expressão usada repetidamente)era mencionado a todo instante.

    A cena - com bandeiras vermelhas tremulando, carro-som, distribuição de folhetos, discursos exaltados, promessas de solução dos problemas da bela e maltratada Belém - lembrava em quase todos os aspectos os partidários de Lula de outros tempos.

    Ouvi diversos comentários espontâneos de transeuntes, a maioria favoráveis ao ex-petista, mas havia contra também. Um deles se perguntava por que todos os vermelhos não estão juntos?

    Segui caminhando em direção ao antigo Parque João Coelho me perguntando: por que o PT preferiu chapa pura nesta disputa, como que a lembrar os tempos em que ainda engatinhava e certos militantes eram completamente refratários à alianças?

    Pedro

    seupedro2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Para mim, nas eleições 2012, vale a "Sindrome de Gabriela": "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim" PETISTA.Voto Alfredo Costa PREFEITO !!!

    ResponderExcluir
  5. Fico triste até hj. pelo noticiario apresentado pelo pedro Bial no telejornal da globo da dita queda de Berlim.
    Mas quando chega o processo eleitoral em Belém,parece que os conservadores e liberais desabaram e a esquerda está flutuando com a massa ou seja é mais uma tristeza!
    Ainda que não deixo de acreditar no Socialismo,mas ainda somos uma sociedade dominada pelo poder Neo-concentrador do sistema e aí não existe vontade propria para atingir um povo que está cada vez mais distante do processo eleitoral é só ver os numeros cada eleição o eleitor se ausenta do momento de votar.
    Infelizmente não há debate de mídia para as candidaturas apontarem projetos e programas,mas um dossêi contra alguém na disputa para prefeitura de Belém.
    Quem serão os apresentadores do BBB-Outubro/2012.
    Na Banheira o candidato do PP?
    Na Fazenda o candidato do PR?
    No Pânico o candidato do PSOL?
    No CQC o candidato do PMDB ?
    No Brasil urgente os candidatos do PPSxPSDB ?
    No Balanço geral será o candidato do PSL ?
    E agora como o Pedro Bial, está fazendo o programa na Moral este será o candidato do PT ?
    É os programas de televisão editado por uma equipe de profissionais altamente pensantes e não querem perder as audiências do público ou seja os candidatos estão preparados para disputar os programas ou fazer dos eleitores ouvintes e apreciadores de tambores de guerra?
    Se alguém apontar quem não quer votar essa, sim vai ser uma lavagem de priemeiro turno e é por isso que não existe vitoria pra ninguém logo de cara é preciso muito pé no chão!
    Portanto vamos editar ao caminho de conquistar o eleitorado foi assim que se ganhou no passado com uma militância autêntica.
    Esses são os quadros e valores de provar as verdadeiras pesquisas de urna.Com o voto do eleitor.

    ResponderExcluir
  6. O "Povão" não vive os bastidores da politica, vive o dia-dia,e o politico que "fêz" é sempre lembrado,infelizmente o PT é muito pautado por "tendencias" e isso enfraquece a militância que não é mais apaixonada como antes.

    ResponderExcluir
  7. Teno uma opinião diferente sobre a eficácia dos ataques a Edmilson, ressalvando q desconheço o conteúdo das pilhas e pilhas de docs q o Dudu tem p mostrar. Acho q há três fatores q ajudam o Ed, o primeiro é q ele capitaliza a forte imagem q lhe é associada, de antagonismo ao status quo. O segundo é a enorme quantidade de eleitores surgidos após o governo do Ed. Esses eleitores ñ têm elementos contrários à administração dele e rejeitam o Dudu. Então os ataques ao Ed podem ser vistos como factóides sem fundamento, em razão da rejeição à figura de quem lança o ataque. E, finalmente, por estratégia de sobrevivência, o ser humano tem memória seletiva,só guarda as coisas boas na maior parte das situações, o q pode levar a uma visão nostálgica do governo do Ed.

    Gisele Fontes Gato

    ResponderExcluir
  8. Estimado,
    Quero acreditar que a cada processo eleitoral estamos melhorando como eleitores, as eleições municipais em cidades como Belém, seriam um bom momento para refletirmos sobre os nossos desafios para a mobilidade, saneamento, moradia, por exemplo. Creio que esse tipo de debate eleitoral voltado para acusações pra ver quem é mais honesto, não leva a lugar nenhum e só despolitiza o processo. Se o Partido dos Trabalhadores tem o melhor projeto para esta cidade que o debata com a sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Belém precisa de melhorias na saúde e com os recursos conseguidos pelo Priante vão construir UPAs 24h, assim que tem que ser!

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...