sábado, julho 21, 2012

Atire a 1ª pesquisa quem nunca errou na política

Guernica* Pablo Picasso - 1973

Saiu a primeira pesquisa registrada das eleições municipais de Belém, mas e o calor, quando é?

Encomendada pelo IAGUA para o Instituto Doxa, o retrato atual da corrida eleitoral da capital paraense, apontou o ex-prefeito de Belém pelo PT, Edmilson Rodrigues, hoje no PSOL, com 47,6% das intenções de voto, seguido por Priante (PMDB) com 18,6%, Jordy (PPS) 7,1%, Zenaldo 6,8% (PSDB) e os demais somam juntos 12,1%.

Brancos, nulos e indecisos somam ao todo 7,6% nos números totais da pergunta estimulada, resultante das 672 entrevistas feitas nos oito distritos de Belém, durante o período de 08 a 12 de julho de 2012.

Veja o Gráfico: 



O interesse do blog é tão somente focar sua análise de forma sucinta, em alguns pontos possíveis de inferência e deixar essa interpretação numérica pros especialistas. Vamos lá?! 

Com a espetacular largada, Edmilson Rodrigues equilibra-se na linha tênue que separa a empolgação do receio - Militântes do PSOL comentavam nas redes sociais que não haverá nem 2º turno nas eleições – mas a reação dos demais candidatos/partidos, cada um com sua estratégia, armas eleitorais e desejo por poder, não podem ser subestimadas. 

Zenaldo Coutinho, que pela pesquisa está atrás de Jordy – mesmo tendo a máquina estadual e o cajado do governador Simão Jatene em seu ombro - goza de farto material para ser usado contra o primeiríssimo colocado.

Só ele? Não!

Ainda com o gosto de vingança nos dentes, por ter sido baleado em pleno vôo, o 3º colocado vai mirar o topo e primeiro prepara a artilharia para o candidato do PMDB, quem imagina ter sido o partido coresponsável pela divulgação ampla e irrestrita de uma gravação onde o deputado federal “sugere” que uma amante aborte um filho seu.

Jordy, a partir de então é o candidato que está no topo de todas as pesquisas até hoje divulgadas, sejam elas registradas ou não, só que no quesito rejeição. Logo, não poupará Priante que almeja a muitos pleitos o cargo de prefeito e impediu que o PMDB fechasse logo de cara uma aliança com os tucanos, que gostariam de negociar Belém por Ananindeua, onde estão no topo de todas as pesquisas eleitorais, depois de 08 anos de gestão de Helder Barbalho, que é do PMDB, partido de Priante.

Por sua vez, os combalidos candidatos da máquina municipal, à sucessão do atual prefeito, Sérgio Pimentel e Anivaldo Vale, acumulam documentos oficiais, que se usados, podem trazer mais desgaste pro pessoal de cima, principalmente quem governou Belém oito anos antes de Duciomar Costa.

São pilhas e pilhas de documentos, que podem até não serem exibidos nos debates eleitorais, mas só de sua existência ser anunciada, gerará calafrios pela espinha dorsal dos puros, até então com suas biografias intocáveis pelas balbúrdias eleitorais que sempre foram típicas na disputa política local.

Com todos mirando no mesmo alvo, o PSOL não hesitará em lançar mão do vitimísmo que muitas vezes cola e gera um efeito positivo pra quem se reveste dele, mas esses números que vimos ai em cima terão uma mudança abrupta tão logo comece as primeiras inserções da campanha eleitoral gratuitas no rádio e na TV.

O pouco tempo da chapa, que tem hoje Edmilson Rodrigues como líder nas pesquisas, não dará condições reais deste, responder a chuva de críticas, denúncias e demais apetrechos que surgirão quando o clima eleitoral começar de fato. Por sua vez, Ed não conta mais com a enorme militância que lhe consagrou parlamentar e prefeito por dois mandatos, por isso, o assédio incansável da militância petista.

É certo que há sim, inegavelmente, uma parcela de militantes ainda filiados no PT que lhe simpatizam e se hoje indagados, dizem estarem propensos a votar no ex-companheiro de partido, por todos os sonhos, conquistas sociais e as batalhas contra as elites locais, que a retórica retumbante fazia crer que a militância tivesse inimigos a vencer e por isso, sangue, suor e lágrimas que derramavam do escopo político do PT e demais partidos da esquerda local, ávidas em chegar ao poder.

Agora chega, pois eu ainda estou me recuperando de uma virose, que me derrubou desde o começo da semana e finalizo essa despretensiosa postagem, com a frase de um amigo no twitter: Pesquisa "boa" só depois do primeiro debate. Agora é futurologia umbilical.

Se tiver tempo, até domingo concluo o raciocínio e divido com você, à quem agradeço pela visita e comentário se assim o quiser.

No twitter, sou @JimmyNight. 

*Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco. Atualmente está no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Fonte: wikipedia.org

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...