O monitoramento das agendas transversais permitirá um balanço abrangendo
do objetivo à execução orçamentária, mostrando como o orçamento
contribui para realizar uma estratégia de desenvolvimento e como o
segmento está inscrito e qualifica o projeto nacional
Por Daniel Avelino e Leopoldo Vieira na Teoria & Debate.
O III Fórum Interconselhos reuniu 120 representantes de 37 conselhos
nacionais e lideranças de importantes movimentos sociais brasileiros
para discutir o monitoramento participativo do Plano Mais Brasil (PPA
2012-2015), em 9 de novembro passado. Nos dias que antecederam o
encontro ocorreu o curso preparatório Noções Básicas de Participação,
Planejamento e Orçamento.
Na plenária, ficou decidido como se organizará a participação no ciclo do planejamento público nessa etapa de controle social das metas e objetivos do país traçados pelo PPA, o primeiro da presidenta Dilma Rousseff. Estiveram presentes pela Secretaria-Geral o ministro Gilberto Carvalho e o diretor de Participação Social, Pedro Pontual; e pelo Ministério do Planejamento a ministra Miriam Belchior e a secretária de Investimentos Estratégicos, Esther Bemerguy.
Na plenária, ficou decidido como se organizará a participação no ciclo do planejamento público nessa etapa de controle social das metas e objetivos do país traçados pelo PPA, o primeiro da presidenta Dilma Rousseff. Estiveram presentes pela Secretaria-Geral o ministro Gilberto Carvalho e o diretor de Participação Social, Pedro Pontual; e pelo Ministério do Planejamento a ministra Miriam Belchior e a secretária de Investimentos Estratégicos, Esther Bemerguy.
Em síntese, em reuniões semestrais, o Fórum Interconselhos monitorará as agendas transversais. Estas se expressam nas áreas de juventude, idosos, criança e adolescente, pessoa com deficiência, população LGBT, mulheres, igualdade racial e comunidades quilombolas, indígenas e povos tradicionais, Plano Nacional de Direitos Humanos 3 e população de rua.
Os relatórios de monitoramento, que abrangem o cumprimento dos objetivos, metas e execução orçamentária correspondentes às agendas transversais, serão apresentados duas vezes por ano. Será recomendado aos ministérios que repassem o produto do monitoramento de suas políticas a seus respectivos conselhos, fortalecendo-os.
Após discussão nos respectivos conselhos e comissões especializadas
no monitoramento de políticas públicas, o fórum elaborará sua análise do
relatório. O primeiro está previsto para julho de 2013.
Os objetivos principais da proposta são melhorar e uniformizar as informações governamentais repassadas à sociedade organizada nos conselhos e conferências e ampliar a conexão entre participação social e as expressões das escolhas estratégicas de governo, como o próprio PPA e a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que dele decorrem. Além disso, cursos sobre conceitos de planejamento e orçamento serão realizados nos conselhos de direitos e políticas relacionados às agendas transversais.
O Fórum Interconselhos
Os objetivos principais da proposta são melhorar e uniformizar as informações governamentais repassadas à sociedade organizada nos conselhos e conferências e ampliar a conexão entre participação social e as expressões das escolhas estratégicas de governo, como o próprio PPA e a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que dele decorrem. Além disso, cursos sobre conceitos de planejamento e orçamento serão realizados nos conselhos de direitos e políticas relacionados às agendas transversais.
O Fórum Interconselhos
A
primeira edição do Fórum Interconselhos ocorreu em 2011, durante o
processo de elaboração do PPA 2012-2015. Em maio daquele ano, cerca de
trezentos representantes de conselhos e comissões nacionais, assim como
de entidades e movimentos sociais reunidos, puderam apresentar
propostas. Em outubro de 2011, o II Fórum expôs o resultado da análise e
apropriação das cerca de seiscentas propostas: mais de 90% foram
incorporadas total ou parcialmente ao projeto de lei enviado ao
Congresso Nacional. Esse projeto de participação social no planejamento
público é inovador não apenas pela escala e forma de participação –
integrada às instâncias de participação social já existentes –, mas
principalmente por tornar o diálogo uma prática continuada ao longo da
vigência do PPA. Sua institucionalização como instância permanente de
monitoramento permite superar o caráter episódico verificado nos modelos
de participação social dos planos anteriores.
Promover e efetivar direitos humanos
Promover e efetivar direitos humanos
As agendas transversais são um documento elaborado pelo Ministério do Planejamento em 2011, para revelar as possibilidades da nova metodologia do PPA, mostrando políticas antes invisíveis para um conjunto de grupos sociais – de geração, condição física, étnicos, de gênero, entre outros. Elas se constituem em um recorte de direitos e especificidades estratégicas dentro da programação federal.
O levantamento considera atributos do PPA voltados exclusiva ou prioritariamente ao segmento, excetuando o que, embora possa ter impacto na vida desses cidadãos em especial, não tenha relação direta e explícita.
As agendas não se diferem do conteúdo dos 65 Programas Temáticos do PPA, disponíveis no seu Anexo I, no site do Ministério do Planejamento. Embora um determinado segmento possa não ter um Programa Temático, que é um arranjo institucional, a Agenda Transversal revela uma política específica semelhante, como é o caso para a população LGBT ou para os idosos, e pode ser até mais ampla que um programa temático. Exemplo disso é o programa Autonomia e Emancipação da Juventude, que possui sete objetivos e 39 metas, enquanto a agenda transversal da juventude revela bem mais: dezesseis programas temáticos envolvidos além do específico, e revela 26 objetivos e 86 metas.
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