segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Evento defenderá candidatura própria do PT para 2014


Cerca de 1.300 pessoas foram convidadas pelo Facebook e até agora apenas 90 confirmaram presença, mas os organizadores da Plenária "Sou PT. Quero votar 13", esperam lotar o auditório da APPD – Associação Paraense das Pessoas com Deficiência e acumular apoio junto à militância petista para o lançamento de candidatura própria para as eleições de 2014 para o governo do Pará.

O evento é fruto da articulação de tendências petistas contrárias à aliança com o PMDB ( que prepara-se para lançar o ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho), na qual este receberá o apoio do PT para o governo e o PT terá como retorno o apoio do aliado nacional para a única vaga ao Senado Federal, até aqui combinada para que seja do ex-deputado Paulo Rocha. 

O PT ainda não bateu o martelo sobre a tática eleitoral e o fará no fim de Março, mas as tendências majoritárias do partido já acenaram positivamente para consolidarem o acordo feito pela direção nacional petista com o PMDB, garantindo assim mais um Estado pedido pelo PMDB, para que este mantenha-se aliado na reeleição de Dilma.

Para muitos petistas, o que já não é fácil no cenário nacional, no Estado Estado do Pará se torna ainda mais difícil e o PMDB, que já teve apoio negado pelo PT no primeiro turno das eleições municipais de 2008 e só foi receber no 2º turno, observa com cuidado a movimentação de grupos minoritários, que conseguem convencer a base dos maiores grupos, de que a candidatura própria do partido é condição sine qua non para manter a coerência e o discurso petista de anos de luta contra as oligarquias empresariais e o fisiologismo na política.

A página do evento está aqui.

2 comentários:

  1. Bom Dia, apenas um esclarecimento: Nós, que somos a favor da candidatura própria de um candidato petista no 1º turno em momento algum das discussões que estive deliberamos por sermos contrários a uma aliança com o PMDB. Muito pelo contrário, entendemos a aliança nacional com o governo Dilma e sabemos a importância do PMDB neste cenário, mas não é por isso que vamos nos anular aqui no Pará. Não há necessidade disso, temos uma história a zelar, porque agir como sublegenda se temos capital político para disputar as eleições? nossa proposta é respeitar a candidatura do Helder, ter a nossa própria candidatura e no 2º turno, quem passar, um apoia o outro incondicionalmente. Este seria o melhor acordo e não um acordo derrotista e entreguista..Poderíamos estar com o PMDB? sim, claro e com outros partidos também, a frente teria que ser ampla para vencer o PSDB, mas esta aliança teria que ocorrer na hora certa e com o PT na cabeça, com o nosso programa de governo guiando os passos do governo. Obrigada pelo espaço! :-)

    ResponderExcluir
  2. É isso Josie. O Partido não pode ser subserviente de alguns "iluminados", que pegam a corda de um coronel da política. O PT tem história. E, lembrando a vitória do ex-prefeito Edmilson, que correu por fora e venceu em Belém. Agora não é diferente. Candidatura já !

    ResponderExcluir

O que motiva a "cutucada" do jornal OLiberal no secretário de Educação do Pará?

Nota do Repórter 70, do jornal OLiberal, 08.07.2026 Há momentos em que uma pequena nota publicada em uma tradicional coluna política diz mu...