Na Folha
O antiquário e jornalista paulista João Pedrosa enviou uma carta a Chico Buarque de Hollanda pedindo desculpas por afirmar que o cantor tinha “orgulho de ser ladrão”.
Ele tomou a decisão depois que Pedrosa postou uma mensagem no perfil de uma de suas filhas do cantor, Silvia Buarque, no Instagram. Ela havia publicado uma foto em que aparece, pequena, ao lado do pai e da irmã, Helena. “Família de canhalhas!!! Que orgulho de ser ladrão!!!”, escreveu Pedrosa.
Na carta, enviada também à coluna e ao Painel do Leitor da Folha, Pedrosa afirma que errou e se excedeu. Diz acreditar que tanto ele quanto Chico querem “a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas”. A do cantor “é o socialismo, e a minha, o capitalismo”.
Escreve que sua “revolta” e “indignação” com o momento atual do país são extremas e que por isso cometeu o erro de xingar a família do compositor. “Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero”, afirma.
A íntegra da carta:
“Carta a Chico Buarque e família,
Estou escrevendo essa carta para me desculpar, se isso for possível. Eu errei e me excedi ao insultar a sua família. Infelizmente a política brasileira nos colocou em campos opostos, assim como acontece com toda a nação.
Quero crer que nós queremos a mesma coisa para os brasileiros por vias opostas, uma vida digna e próspera. A sua via é o socialismo, e a minha, o capitalismo. Desde a eleição da presidente, o Brasil entrou numa espiral negativa de ódio de classes, racial e política, que mergulhou o Brasil num caminho de decadência econômica, moral e social inegáveis, que eu acredito tragicamente irreversíveis, foi isso que motivou o meu ódio, e o meu comentário errado e infeliz.
O meu insulto foi motivado por sua associação ao PT e ao MST, são eles que eu considero ameaça à nossa dignidade e nossa democracia. Fui motivado pelas mulheres que estão dando à luz nas calçadas, aos velhos sem atendimento nos chãos dos hospitais, e principalmente, aos milhões de pais de famílias impedidos de darem pão e dignidade às suas famílias e vidas, enquanto os políticos patrocinam copas e olimpíadas, e o enriquecimento, e poder pessoal deles.
Espero que acredite que o meu arrependimento é sincero, e eu afirmo que é, mas também são extremos a minha revolta e indignação com o nosso momento atual, foi isso que motivou o meu erro.
Sem mais, sinceramente,
João Pedrosa”
Legal 👍, o cara diz que quer o melhor para o país pela " via do capitalismo", logo adiante diz da sua indignação com as mulheres que estão dando a luz nas calçadas. Porra, esse babaca acha que o capitalismo vai fazer as mulheres passar a dar a luz em hospitais de primeiro mundo ? Égua do idiota, fica mesmo difícil acreditar no seu arrependimento, desde quando o capitalismo se preocupará con os menos afortunados? Desde quando o capital vai se preocupar com os suores dos trabalhadores ? Chico, se eu fosse vc, eu não acreditava e ainda usava a tal " carta de desculpas", como mais uma prova do mau-caratismo desse calhorda.
ResponderExcluirConcordo com o radiocunha.
ResponderExcluirUm jornalista que desconhece o próprio "Modo de Produção" de seu país, pois, informo a esse senhor que o Modo de Produção brasileiro é o Capitalismo, ou será que esse senhor pensa ser outro. Tudo isso que você e os demais cidadãos presenciam faz parte da ideologia capitalista. Deixo-lhe um conselho: Vá estudar e se informar para depois se autodenominar "Jornalista". Que absurdo!!
ResponderExcluirO tal de João Pedrosa devia se chamar João Medrosa!
ResponderExcluir