sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Pesquisa Doxa: Empresário lidera a disputa eleitoral em Santarém

"Se a eleição fosse hoje o empresário de hotelaria, Paulo Barrudada, venceria a eleição", declara Dornélio Silva.
Com a 'moral' de ter sido o único instituto a ter feito pesquisas registradas no TRE-PA e acertado o resultado das últimas eleições do Estado do Pará, de que o governador Simão Jatene​ seria reeleito com a pequena diferença percentual do seu adversário Helder Barbalho, a Doxa fez esta semana, a primeira pesquisa registrada para aferir a preferência do eleitorado de Santarém, com os nomes dos possíveis candidatos ao cargo de prefeito, que deverão disputar as eleições municipais de 2016.

"Se a eleição fosse hoje o empresário de hotelaria, Paulo Barrudada, venceria a eleição", declara Dornélio Silva, diretor da Doxa, ao explicar ao blog AS FALAS DA PÓLIS que na questão espontânea em que não é apresentado nenhum nome ao entrevistado, Paulo Barruda aparece em primeiro lugar com 15,3%, em segundo Alexandre Von com 7,5% das intenções de voto; em terceiro Lira Maia, 3,2%; em quarto lugar Nélio Aguiar, 2,9%. Depois aparecem Márcio Pinto, Chapadinha, Antonio Rocha, Socorro Pena, Maria do Carmo, José Maria Tapajós dentre outros com índices abaixo de 0,3%. Os indecisos somam mais de 58%.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral - TRE-PA, sob o número 07441/2016, a pesquisa aconteceu de 15 a 19 deste mês, sob responsabilidade do estatístico Luiz Carlos Feitosa (CONRE/9477). De acordo com o Instituto Doxa, durante a pesquisa 621 pessoas foram entrevistadas em vários pontos de Santarém, com margem de erro de 4% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Se a eleição fosse hoje o empresário de hotelaria, Paulo Barrudada, venceria a eleição.

O Doxa informou que a metodologia utilizada foi de pesquisa eleitoral do tipo quantitativo categórico, aleatório e estratificado domiciliar por cotas de sexo e idade, área geográfica detalhamento feito com amostragens mediante aplicação de questionários estruturados por pessoal treinado levando em consideração parâmetros populacionais, tendo como universo (total) o eleitorado do município de Santarém.

Gráfico 01: Intenção de voto (Espontânea)


Quanto à questão estimulada, em que é apresentado os nomes dos pré-candidatos, Paulo Barrudada permanece em primeiro lugar com 33,0%, em segundo se destacam empatados tecnicamente, Alexandre Von e Nélio Aguiar, 14,6% e 14,2%, respectivamente. O deputado federal Chapadinha vem em terceiro lugar, 6,6% seguido por Antonio Rocha, 5,4%; em quinto lugar aparece Socorro Pena, 2,4%; em sexto Olavo Neves, 1,5%; em sétimo lugar vem Alisson Pontes com apenas 1,0% das intenções de voto. Os votos flutuantes (branco/nulo/indecisos) somam 21,3%.

Gráfico 02: Intenção de voto (Estimulada)


Quanto à rejeição geral entre os pré-candidatos, Alexandre Von é o mais rejeitado com 41,5%; o segundo mais rejeitado é Chapadinha, 11,9%; em terceiro lugar em rejeição vem Antonio Rocha, 11,2%. Socorro Pena aparece como a quarta mais rejeitada. Paulo Barrudada em quinto lugar em rejeição, 2,9%. Os menos rejeitados são Alisson Pontes, Nélio Aguiar e Olavo das Neves.

Gráfico 03: Rejeição geral de pré-candidatos (Estimulada)


SEGUNDO TURNO: ALEXANDRE X BARRUDADA

Na possibilidade de haver segundo turno em Santarém, Doxa fez três simulações. Numa primeira disputa entre Paulo Barrudada e Alexandre Von, o empresário Paulo Barrudada ganharia com mais de 58% contra 18,6% de Alexandre Von.

Gráfico 04: Segundo Turno Alexandre x Barrudada


NÉLIO AGUIAR X BARRUDADA

Entre Paulo Barrudada e Nélio Aguiar, Paulo ganharia com mais de 50% dos votos. Nélio ficaria com 25,4%.

Gráfico 05: Nélio Aguiar x Paulo Barrudada


NÉLIO AGUIAR X ALEXANDRE VON

Na hipótese de num segundo turno disputarem Nélio Aguiar e Alexandre Von, Nélio derrotaria Alexandre com 42,4% contra 18,0% de Alexandre Von.

Gráfico 06: Nélio Aguiar x Alexandre Von


MELHOR VICE

Doxa testou entre sete nomes, qual seria o melhor vice-prefeito para a cidade de Santarém. Nélio Aguiar aparece em primeiro lugar com mais de 29% de preferência. O segundo colocado se destaca Marcela Tolentino, 11,4%; o terceiro em preferência do eleitor é José Maria Tapajós, 8,8%. Fabrícia Barrudada vem em quarto lugar como a melhor vice, 7,6%. Em quinto, Antonio Rocha, 5,9%; em sexto, Reginaldo Campos, 4,7% e em sétimo lugar, Carlos Martins, 1,9%.

Gráfico 07: Quem seria o melhor vice pra Santarém


AVALIAÇÃO DO GOVERNO ALEXANDRE VON

A reprovação (ruim/péssimo) do trabalho que Alexandre vem desenvolvendo em Santarém é de 44,6%. A aprovação (excelente/bom) é de 12,5%. A avaliação regular é de 38,5%.

Gráfico 08: Avaliação Governo Alexandre Von


O governo Jatene, em Santarém, é reprovado por 58,0% (Ruim/péssimo); sua aprovação é de apenas 8,1%. A avaliação Regular soma 27,1%.

Gráfico 09: Avaliação Governo Jatene


Serviço:

SERVIÇOS

Nº Registro no T.R.E: PA-07441/2016
Período da pesquisa: 15 a 19 de fevereiro/2016
Contratante: Jornal Impacto
Estatístico responsável: Luiz Carlos Feitosa CONRE 9477
Amostra: 621 entrevistas
Margem de erro: 4%
Intervalo de confiança: 95%

Metodologia: Pesquisa eleitoral do tipo quantitativo categórico, aleatório e estratificado domiciliar por cotas de sexo e idade, área geográfica detalhamento feito com amostragens mediante aplicação de questionários estruturados por pessoal treinado levando em consideração parâmetros populacionais, tendo como universo (total) o eleitorado do município de Santarém.


Empresas, Partidos e candidatos interessados em realizar pesquisas confiáveis e com resultados comprovados, entre em contato pelos números: 

(91) 3038.4808 (FIXO)
(91) 98174-5995 (TIM/WHATSAPP) 
(91) 98480.4191 (CLARO) 
(91) 99363.6636 (VIVO) 
(91) 98829.4109 (OI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...