quarta-feira, setembro 07, 2016

Doxa: Darci lidera com ampla vantagem em Parauapebas

Via Doxa

Na corrida eleitoral em Parauapebas, o ex-prefeito Darci Lermen permanece à frente com 36,6% das intenções de voto. É o que mostra a pesquisa DOXA registrada no T.R.E sob o nº PA-03716/2016. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 A 31/AGOSTO/2016 com uma amostra de 700 entrevistas. 

ESPONTÂNEA: Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos, Darci (PMDB) aparece na frente com 32,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o atual prefeito, Valmir Mariano (PSD) que vem com 17,7%. Marcelo Catalão (DEM) ocupa o terceiro lugar com 13,2%; Hipólito Reis (PRTB) e Chico das Cortinas (PPS) aparecem tecnicamente empatados, 3,6% e 3,4%, respecitvamente. Os eleitores indecisos representam 20,2%, enquanto 9,1% tem intenção de anular ou votar em branco.

ESTIMULADA: Quando se estimula, Darci vai para 36,6%. Valmir Mariano sobe para 25,2% das intenções de voto. Marcelo Catalão vem em terceiro lugar com 16,3%. Hipólito Reis e Chico das Cortinas permanecem tecnicamente empatados com 4,4% e 4,1%, respectivamente. Os votos Branco/Nulo somam 5,1; e indecisos, 8,3%.

REJEIÇÃO: Em se tratando de rejeição, Valmir é o mais rejeitado com 37,2%; o segundo é Darci que tem 18,6%; Marcelo Catalão aparece com 13,8% de rejeição; Hipólito Reis aparece com 11,6% e Chico das Cortinas com 10,8%.

AVALIAÇÃO GOVERNO: O governo do prefeito Valmir é aprovado por 16,1% (somatória do excelente e bom) dos eleitores; enquanto sua reprovação chega a 45,2% (somatória do ruim e péssimo). A valiação regular é de 31,6%. 

INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE PARAUAPEBAS (ESPONTÂNEA)

Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Parauapebas? (ESPONTÂNEA)


INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE PARAUAPEBAS (ESTIMULADA)

E se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você votaria? (Estimulada)


REJEIÇÃO DE VOTO DE CANDIDATOS

Se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você NÃO votaria? (Estimulada)



AVALIAÇÃO DO GOVERNO VALMIR

Qual a avaliação que  você faz da administração do prefeito Valmir?



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-03716/2016.
Estatístico responsável: CONRE 9477.
Coordenação geral: Dornélio Silva.

DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Parauapebas-PA.
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.
Período: 28 A 31/AGOSTO/2016. 
Local: Parauapebas - PA.
Amostra: Foram entrevistados 700 eleitores.



IDESA: Jones mantém a liderança em Tucuruí



Por Diógenes Brandão

Pesquisa IDESA realizada no município de Tucuruí, entre os dias 21 a 27 de agosto, revela que se as eleições municipais fossem hoje, o candidato Jones (PMDB) seria eleito com 44,8% dos votos.

Em segundo lugar, Jairo (PSDB) com 30,2% e Joílson (PTB) aparece como terceiro colocado, com 4,5% das intenções de voto. 19,3% dos eleitores pesquisados declararam voto em branco e nulos e 20,3 não souberam ou não quiseram responder. 

A diferença entre o primeiro e o segundo colocado é de 14,6%.

A pergunta estimulada avalia os nomes apresentados no pleito eleitoral de 2016 e foi feita com 700 entrevistados, com uma margem de tendo a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.  

Na pergunta espontânea, Jones tem 31%3 da preferência do eleitorado, enquanto Jairo fica com 28,2 e Joilson 0,9%. 

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social da Amazônia (IDESA) e registrada no TRE-PA, com o número  ­05960/2016, sob a responsabilidade técnica do estatístico Luiz Feitosa CONRE nº 9477.



Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...