domingo, maio 19, 2019

EX-REITOR DA UFPA DECLARA: MENOS PIOR COM BOLSONARO



                                                                       
Por Alex Fiúza de Mello 

É notório que o Brasil carece, faz muito tempo, de estadistas. Aquele tipo de governante cujo maior compromisso é com um Projeto de Nação, com o conjunto da sociedade, com o futuro do país – e não com os interesses corporativos, de curto prazo ou com a própria reprodução no poder. Governar para o bem coletivo, com ética e responsabilidade, é o princípio basilar do conceito de “república”, no seio do qual, por definição, não há espaço para oportunismo, demagogia, uso do patrimônio público para fins particulares, corrupção. Sim, o Brasil é uma democracia sem república, organizado segundo um sistema político cujas regras promovem não os homens de bem (resguardadas as honrosas exceções), mas os oportunistas de plantão, os carreiristas do poder; contexto em que viceja uma cultura do conluio, dos favores, do “jeitinho”, do golpe – e, por consequência, dos privilégios, da crescente desigualdade, da desfaçatez e da farsa.  

Os fatos demonstram, com toda a contundência (e contra toda ideologia), que a política no Brasil tem sido um grande circo, pautado por “malabaristas” e “mágicos” treinados para distrair e iludir uma plateia tratada como um conjunto de palhaços, sempre convocada a pagar, mesmo que excluída do picadeiro, os ingressos da pantomima. É neste cenário que emergem figuras como a do atual presidente Jair Bolsonaro, cujas feições caricatas parecem, ainda, surpreender e escandalizar os falsos intelectuais, artistas globais, a grande imprensa et caterva, como se a “Nova República” não nos tivesse brindado, até aqui, sob disfarces variados, toda sorte de ilusionistas: os que enganam pelas palavras e pela boa aparência; pela imagem distorcida do egocentrismo arrogante e côncavo; pela farsa do messianismo fraudulento; pela máscara do falso vanguardismo feminista.

 Em meio a tanta manipulação, aparência e mediocridade, por que, então, a “surpresa” com o “novo personagem”, como se tudo fosse novidade nessa terra brasilis?! 

Jair Bolsonar por certo, não é o tipo ideal e sonhado de liderança, nem para aqueles que nele votaram com o único objetivo de não conceder ao partido anteriormente no poder a legitimidade de perpetuar, impunemente, a sua inescrupulosa cleptomania. 

Longe disso! Mas tem sido, até aqui, apesar de suas infindáveis e caricatas trapalhadas (ou justo por isso), mais transparente que seus antecessores e, paradoxalmente, na contramão das acusações que lhe dirigem, uma oportunidade curiosamente positiva (ainda que contraditória) para alguns avanços democráticos. 

Portanto e a impulsividade (até mesmo ingênua) do atual Chefe da Nação lhe conferem um tipo de transparência que permite que suas ações e intenções sejam muito mais simples de ser monitoradas, criticadas e controladas, diuturnamente, pela sociedade civil (mesmo os excessos ideológicos de seu conservadorismo moral) que aquelas de agentes que preferem o “charme” da representação da farsa, enquanto tramam na penumbra dos bastidores, não expondo as suas verdadeiras intenções à luz do dia. Em segundo lugar – e diferentemente de seus predecessores –, o presidente não sofre de complexo de superioridade, de egocentrismo arrogante ou de patologia messiânica. 

Ao contrário, demonstra humildade ao reconhecer, publicamente, algumas limitações pessoais e pouco apego ao poder. Costuma dividir méritos e louros com sua equipe de governo, não tem receio de “sombra” e recua e refaz decisões equivocadas sempre que necessário, escutando auxiliares e conselheiros – atitude que, frequentemente, é pouco valorizada e interpretada por analistas políticos exclusivamente sob um ângulo negativo. Em terceiro, Bolsonaro não busca centralizar em si o poder de Estado (l’État ce n’est pas lui), fato que contradiz (e lhe abstém de) qualquer imputação de fascismo, autoritarismo ou totalitarismo. Da mesma forma, não usa a instituição da presidência para as tradicionais negociatas com outros poderes da república – tráfico de influência e troca de favores com as altas Cortes ou com o próprio Parlamento –, sendo mais reduzida, nesse diapasão, a chance de ocorrer, sob o seu mandato, novas versões de “mensalão”. Curiosamente, esta sua sadia atitude é interpretada por observadores e parlamentares (acostumados à cultura dos conchavos nada republicanos) como “ausência de liderança” ou omissão nas “articulações”, como se estes últimos não tivessem o poder e a responsabilidade, por dever pátrio e de ofício, de propor e aprovar leis e emendas constitucionais independentemente do Governo. 

Sim, porque numa verdadeira democracia, em que existe a divisão de poderes (para fins de contrapeso), cabe ao Executivo, unicamente, propor projetos de lei, mas ao Legislativo, por exclusividade, aprova-los (ou não), modificando-os no que couber. Portanto, quem está a dever, neste momento, a reforma da Previdência e a política anticrime, a que tanto o país aspira, não é mais o Executivo (que já fez a sua parte), mas justo e tão somente o Parlamento, eleito, aliás, para tal, cujos membros parecem não querer assumir, como adultos, a reponsabilidade e o ônus das decisões diante da nação (e da história), preferindo transferir, como meninos, a terceiros aquilo que não têm a coragem – ou o caráter – de sufragar. Em adição, observa-se que, independentemente dos reconhecidos equívocos ministeriais em algumas áreas de Governo, como educação e relações exteriores, as nomeações de natureza “técnica”, em regra – inclusive com o aproveitamento de qualificados militares da reserva –, têm proporcionado mais eficiência e ética na gestão do Estado, com redução significativa das conhecidas e deletérias influências políticas e o seu correspondente sangramento de  nsa quase nada registrou – muito menos celebrou –, por ocasião do balanço dos primeiros cem dias de Governo, a respeito da ausência dos tradicionais, frequentes e escandalosos assaltos aos cofres públicos, como se isso não fosse um extraordinário avanço para as conquistas democráticas em terras brasiliensis. 

Da mesma forma, menos pior para a república é ter um presidente que, com frequência, “prioriza assuntos não prioritários” – como alardeiam alguns comentaristas – que suportar outros que, apesar do “charme progressista” dos discursos e dos slogans “politicamente corretos”, nas coxias do poder estão sistematicamente tramando contra o interesse público, concentrados na articulação de esquemas de corrupção que lesam a pátria.

Há que se reconhecer, igualmente – o que não é devidamente valorizado pela grande mídia –, iniciativas e esforços exemplares do atual Governo – incluídos projetos de lei e de emendas constitucionais – que sinalizam coerência e plena sintonia com algumas das principais expectativas da sociedade brasileira, manifestadas nas últimas eleições: liberalização da economia; menos burocracia; redução do tamanho e dos gastos do Estado; maior equilíbrio fiscal; endurecimento da luta contra a criminalidade e a impunidade; enfrentamento da corrupção. Por fim, há de se reconhecer que não houve, até aqui, nenhum atentado autoritário de Bolsonaro contra a Constituição e seus fundamentos, não se podendo classificar como tal – já que legítimas (ainda que questionáveis) – as suas tão criticadas opções de redirecionamento das prioridades dos investimentos e financiamentos estatais, de foco das políticas públicas (como nas áreas ambiental e da segurança) ou a sua aversão a alguns órgãos da grande mídia – pelas razões sobejamente conhecidas. Paradoxalmente, o maior caso de ameaça autoritária à ordem vigente originou-se de outro poder, justo do STF, que mais que todos tem a obrigação e a função de defender o estado democrático de direito, aliando-se, em mesma sintonia, as sucessivas e intermináveis tentativas violentas, irracionais e nada republicanas da oposição em barrar, a qualquer custo, nas sessões do Congresso, por meios nada decorosos, a votação de projetos do Governo, com o único objetivo (nada democrático!) de inviabiliza-lo, como se legítimo não fosse. Jair Bolsonaro é conservador, limitado e, mesmo, despreparado para os rituais e formalidades do cargo.

Não promove as pompas e afagos pretendidos pelas “minorias”, nem seduz, com palavras e gestos, as tão “exigentes” e “refinadas” elites verde-amarelas. Contudo, apesar de tamanha “decepção” – das contrariedades que tem causado aos ganhadores de sempre –, na perspectiva de seu viés (mesmo que míope) de leitura da realidade, ainda que em “estilo rasteiro” – e malgrado as visões de mundo em contrário –, parece ser, o presidente (pelo menos até aqui!), com todos os seus tropeços, um governante coerente e bem intencionado. Tem resistido às chantagens dos oportunistas ou dos falsos aliados e cumprido o que prometeu em campanha (concorde-se ou não com suas premissas), ao invés de promover os tradicionais estelionatos eleitorais.

Não é, certamente, nenhum “salvador da pátria” – e nem se reconhece como tal. Mas só isto já é um enorme avanço!

19 comentários:

  1. Chocada com essa postagem do ex reitor da UFPA em um momento que as Universidades Federais, o ensino básico, a pesquisa e os professores sofrem os maiores ataques dos últimos tempos. Parecemos que o ex-reitor esqueceu qual o seu lugar de fala, esqueceu que a universidade a educação não combinam com autoritarismos. Nesses tempos sombrios, personagens como Alex Fiuza de Melo perdem a oportunidade de se manter em silêncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é o exemplo típico de "O Imbecil Coletivo", doutrinada, mente subvertida, incapaz de enxergar a Realidade Objetiva dos fatos, uma vez que o Senso Comum desapareceu e o seu Senso das Proporções foi destruído.

      Excluir
  2. Nunca li tanto absurdo e o pior é o ataque aos intelectuais. Para ele os que questionam esse governo são "falsos intelectuais" ! Então somente ele seria o "verdadeiro intelectual"! Quanta petulância para quem foi orientando de um grande marxista como o Otávio IANNI! O pior é que sua análise míope não o deixa enxergar os ataques a Universidade pública o qual foi reitor por 8 anos e da qual recebe seu salário integral, mesmo tendo ficado afastado por 8 anos para servir ao governo do Estado! Porque será que o "verdadeiro intelectual" não escreve nada sobre os cortes dos recursos para as Universidades? Porque será que não escreve nada sobre o Decreto que acaba com a autonomia das Universidades? Porque será que não escreve nada sobre os ataques aos cursos de Filosofia e Sociologia (o qual era professor até pouco tempo)? E a liberação do uso de armas por crianças? Isso só para ficar no âmbito da educação! Conhecendo esse senhor como eu conheço, desde quando estudamos juntos no curso de Ciências Sociais da UFPA, posso afirmar que esse discurso é intencionado! É um típico discurso de um "ESPERTO INÚTIL".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente vc é mais um doutrinado, com o senso comum subvertido!

      Excluir
  3. Parabéns Prof. Alex, um dos melhores e mais coerentes textos que já li sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Prof. Alex, um dos melhores e mais coerentes textos que já li sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Que vergonha ler tais palavras. Fui aluna da UFPa em gestões anteriores a Lula, quando os laboratórios usavam vidros de maionese pq não tinha vidraria, quando as aulas eram num calor infernal nas salas do Profissional e Básico. Na gestão Lula, quando o senhor assumiu a reitoria, voltei para a Universidade e o senhor, reitor, nunca viu tanto investimento na Universidade. Todos os benefícios feitos pelo senhor, só foram possíveis graças aos investimentos recebidos desse governo de esquerda.

    ResponderExcluir
  6. A nossa "elite" intelectual cresceu
    se beneficiando de cargos, independente das matizes do poder. No Estado serviram a todas matizes. É uma elite do atraso, que tem como uma das marcas o cinismo. Eles sabem do que falam.

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode mostrar isso pro Lúcio Flávio Pinto, por favor?

    ResponderExcluir
  8. Que lastimável! Eu vivi pra ver um ex-reitor de universidade se derretendo pra Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  9. Que lástima! Eu vivi pra ver um ex reitor de universidade federeal se derretendo pra Bolsonaro!

    ResponderExcluir
  10. Ingrato, muito ingrato esse Alex Fiuza. O oportunista, como sociólogo, vebaliza bem o interesse de sua classe social.

    ResponderExcluir
  11. Curioso. Depois de ler o texto ficamos com a sensação de que o Alex está querendo nos convencer de que ele agiu com acerto ao votar no Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  12. Enfim aparece um ex-reitor e escreve a verdadeira verdade sobre que está acontecendo no âmbito da presidência do Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Este é o nosso Presidente sem arrogância, hético, e detesta corrupto.

    ResponderExcluir
  14. Alex foi reitor da UFPA por dois mandatos e não registro por parte desse de nenhum ato de administração pública que se diferencia dos mais requenguelas que esse induz teria como comum dos governos petistas. Por outro lado, se todos , docente, estudante e funcionários , bolsonaristas de universidade pública assumisse publicamente, ajudaria ao governo perceber que prejudicar universidade pública é matar as suas galinhas dos ovos do ouro. Alguém acha mesmo que algum só com ensino médio ou formado em privada teria condições de fazer fake new tão convincentes???

    ResponderExcluir
  15. De quem é a surpresa relatada??
    As trapalhadas não nos surpreende, pois já percebíamos as conotações...

    Liderança?? Que liderança é essa que como maior chefe de estado distorce as decisões e mostra desconhecer a máquina do estado em filosofia e execução??

    Transparência??! Que transparência se revela sem projetos e planos de execução esclarecidos e apresentados??

    Avanço democrático?? Talvez, apenas, pela alternância de poder !

    A transparência não se dá pela ingenuidade, seria até uma gentileza chamar o despreparo de ingênuo! É incompetência mesmo!
    Não há dúvida das reais intenções, basta olhar os grupos políticos que construíram essa aliança.

    O presidente não sofre da arrogância de se crer o messias?? Não, imagina... quando eleito só montou-se o palco do “homem de Deus” no comando da nação, por pertencer a uma identidade cristã dita conservadora.

    Verdadeiramente reconhece suas limitações, mesmo sendo um político há mais de 25 anos. Mas tem usado essas limitações como justificativa, parecendo que não buscou aprender ao longo de quase três décadas de vida pública.

    Dizer menos pior, não seria validar os equívocos?
    Considera ainda que mesmo com tropeços é um governante coerente e bem intencionado! 🤔🤔🤔Ah tá!!
    Conclui considerando um enorme avanço!!

    Caraca, não esperava por isso!
    Palavras de um político, semeando amarrado aos cargos que ocupou/ocupa/ocupará, assim, eu interpretei.

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...