quarta-feira, julho 01, 2020

Pesquisa eleitoral: Mário Moreira lidera e Carlos Eduardo é o segundo colocado em Redenção

Mário Moreira e Carlos Eduardo (Cadu) lideram a segunda pesquisa realizada pelo instituto DOXA Pesquisas em Redenção, neste ano eleitoral.

Por Dornélio Silva, cientista político e diretor do instituto DOXA Pesquisas

Se as eleições municipais fossem hoje, Mário Moreira se elegeria prefeito de Redenção com 34,8% dos voto. O resultado é fruto da pesquisa DOXA que teve o objetivo de avaliar o governo de Iavé, o potencial de apoio do atual prefeito e do governador Helder Barbalho (MDB).   

A pesquisa também mostra as perspectivas eleitorais para 2020 e o índice de reprovação de cada pré-candidato já apresentado para a disputa eleitoral deste ano. Além disso, a população também opinou sobre as medidas de prevenção e combate à COVID-19 adotadas pelo poder público.

A segunda pesquisa DOXA feita esse ano, em Redenção, foi registrada no TRE sob o nº PA-03957/2020, sendo realizada no período de 24 a 27 de Junho de 2020, com 400 entrevistas aplicadas nas áreas urbana e rural de Redenção. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.

Veja os números com os principais pré-candidatos a prefeito de Redenção:

ESPONTÂNEA: Na pergunta espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos, Mário Moreira aparece na frente com 19,5% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Carlos Eduardo Cadu com 11,4%. William do Potência fica na terceira posição com 8,9%; JPC aparece com 4%; Dr. Renner, 3,7%; Ricardo Pull, 3,2%. Os eleitores indecisos e os que tem intenção de anular ou votar em branco somam 48,1%. 


ESTIMULADA: Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Mário Moreira vai para 34,8%. William do Potência e Carlos Eduardo Cadu aparecem empatados tecnicamente com 21,9% e 21,7%, respectivamente. Dr. Renner vem com 9,4%. Ricardo Pull com 4,8%. Branco/Nulo somam 4,3; e indecisos, 3,2%.


REJEIÇÃO: Em se tratando de rejeição, a pesquisa mostra Ricardo Pull como o mais rejeitado, aparecendo com 30,8%. O segundo mais rejeitado é Mário Moreira que se destaca com 27,4%. Dr. Renner tem rejeição de 11,7%. Carlos Eduardo Cadu tem rejeição de 9,7%. William do Potência é menos rejeitado com 8,2%. 




AVALIAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL: O governo do prefeito IAVÉ é avaliado positivamente por 26,2% dos eleitores (Bom e Excelente); enquanto que sua avaliação negativa é de 29,5% (Ruim e Péssimo). A avaliação Regular soma 44,3%. E 1,9% não responderam.




POTENCIAL DE APOIO DE IAVÉ: A pesquisa mostra o potencial de apoio do atual prefeito, Iavé. 46,4% não votariam no candidato apoiado por ele. 30,3% poderiam votar e outros 22,1% votariam no candidato apoiado pelo atual prefeito. 




POTENCIAL DE APOIO DE HELDER: Em relação ao apoio do governador Helder Barbalho, a pesquisa mostra que 45,6% não votariam no candidato apoiado por ele. 29,4% poderiam votar e 23,4% votariam no candidato a prefeito apoiado por Helder.




Veja outros números em relação à COVID-19:






Veja os números sobre a imagem dos três pré-candidatos que melhor pontuam na pesquisa:








FICHA TÉCNICA DA PESQUISA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...