domingo, novembro 15, 2020

TRE recebe denúncia e Polícia investiga a maior Fake News destas eleições municipais

Adversários de Dr. Daniel Santos adulteram reportagem da TV Liberal para produzir Fake News contra o candidato favorito nas eleições de Ananindeua.


Por Diógenes Brandão

Em Ananindeua, a campanha eleitoral chegou ao fundo do esgoto e de lá pariu um rato doente e contagioso. 

Um vídeo com a montagem muito bem feita (para alguns) passou a circular de forma clandestina em grupos de WhatsApp, utilizando-se de uma matéria do JL2, da TV Liberal, com conteúdo contra o candidato Dr. Daniel Santos.

Até mesmo publicitários experientes se espantaram com a audácia na produção da peça de propaganda enganosa, que induz ao erro até os menos desavisados e desatentos e utiliza matéria com jornalistas reconhecidos pelo grande público, como o apresentador João Jadson e a repórter Jalilia Messias, que de máscaras por causa das medidas de prevenção à COVID-19, entrou ao vivo para apresentar a reportagem do Jornal Liberal - segunda edição (noite da última terça-feira, 10), dando a informação de que o Procurador-Geral de Justiça do Pará havia pedido o afastamento de Helder Barbalho (MDB), apontando fraudes na compra de respiradores.

Matéria do JL2 da TV Liberal foi usada por grupos políticos como Fake News contra o candidato Dr Daniel Santos (MDB), que lidera com folga a preferência do eleitor do 2º maior colégio eleitoral do Pará.

O vídeo foi adulterado criminosamente e está circulando pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, abordando outro assunto: Um pedido de investigação contra Dr. Daniel, no qual afirma-se sem nenhum fundamento, que a sua chapa estaria cassada e "os votos no candidato seriam contados em separado para serem posteriormente anulados", diz uma voz que imita a da repórter da TV Liberal.

Assista o vídeo original:



Assista o vídeo adulterado para implante de Fake News:


Além de uma denúncia ao TRE-PA, a assessoria jurídica da coligação "Ananindeua de Coração" já está ingressando com pedido de investigação por órgãos da Polícia Civil e de uma agência de comunicação digital, especializada em identificar montagens e a propagação de Fake News na internet.

Veja o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Virtual e que comporá a peça de investigação contra os criminosos que criaram e os que espalharam as Fake News em Ananindeua:


A ação criminosa é prevista na legislação brasileira e tantos os responsáveis pela produção, quanto pela distribuição podem ser responsabilizados criminalmente, após identificados e processados.

A armação visa tumultuar e confundir os eleitores do 2° maior colégio eleitoral e por ser crime está sendo denunciada para a Diretoria de Crime Tecnológicos, ligada à SEGUP, com diversos prints de compartilhamentos da peça falsa e ilegal.  

"Esse tipo de Fake News pode levar pra cadeia tanto quem produz, quanto quem compartilha, alertam as autoridades policiais e a justiça eleitoral, que está atenta para todas as mentiras e difamações nestas eleições", informou a pagina Política Pará, no Facebook.

 O blog Ananindeua Debates complementou: "Fizeram uma montagem  de um vídeo alegando alegando ser da TV Liberal, que a chapa Dr. Daniel-Erick Monteiro seria cassada. Uma montagem criminosa. MP Eleitoral e Polícia Federal devem apurar"

Dr. Daniel Santos é o favorito neste pleito eleitoral e segundo todas as pesquisas realizadas até agora, lidera com folga a disputa com mais seis (6) candidatos, sendo eles: Allan Bitar (CIDADANIA), Carlito Begot (PSD), Jackson Azevedo (PRTB), João (PTC), Lívia Noronha (PSOL) e Pedro Soares (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...