quarta-feira, dezembro 16, 2020

Prisão de rico dura pouco: Samir Chamon já está solto

A prisão do empresário Samir Chamon, irmão do deputado Chamonzinho (MDB) foi relaxada e ele ficou preso por menos de 24 horas. O processo continua e as investigações também. 


Por Diógenes Brandão 

O empresário preso nesta terça-feira, 15, em uma operação da Polícia Federal em uma empresa mineralogia, onde é um dos donos, no município de Curionópolis-PA, foi relaxada na tarde desta quarta-feira, 16.

O caso repercutiu em todo o Pará e fora do Estado, sobretudo pelo fato do acusado de ser um dos chefões de uma Organização Criminosa é irmão do deputado estadual Chamonzinho (MDB) e filho de João Chamon, secretário Regional do Sul e Sudeste do governo de Helder Barbalho (MDB).

A família Chamon é uma das mais ricas e poderosas e a principal aliada da família Barbalho, na região onde controlam emissoras de rádio e TV, jornais e possuem diversas fazendas e propriedades, ostentando veículos de luxo e aeronaves, como aviões e helicópteros. 

O patrimônio surgiu em poucos anos e de forma assustadora, afirmam fontes do blog, que faz um levantamento minucioso sobre as empresas do investigado, que pode ter como sócio o irmão, o deputado chamonzinho, que é presidente da Comissão Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia.

Segundo fontes do blog, a presidência da comissão na ALEPA, coloca Chamonzinho em posição privilegiada e facilita a relação com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que deveria fiscalizar empresas como a do irmão do deputado, mas não o fez, o que acabou sendo percebido pela justiça federal que determinou a operação da Polícia Federal contra o que chamou de organização criminosa.

O poder político e financeiro da família Chamon e Barbalho é tão grande, que apesar de relevante, o caso teve pouca repercussão entre a maioria dos jornalistas e na imprensa paraense, mas em menos de 24 horas no ar, a matéria já é uma das mais lidas do ano, no blog AS FALAS DA PÓLIS.

Leia também: PF prende irmão de deputado Chamonzinho (MDB), acusado de chefiar organização criminosa no sudeste do Pará

Um comentário:

  1. Sim. Mas quem relaxou a prisão ? Qual tribunal ? Qual Juiz ? A notícia está pela metade.

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...