terça-feira, abril 13, 2021

"Pré-sal do Norte" ganha debate nacional proposto por Cássio Andrade

Subcomissão Especial sobre descoberta de Petróleo na Região Norte tem como autor Deputado Paraense Cássio Andrade (PSB). 


Via Assessoria de Comunicação do deputado federal Cássio Andrade

Na manhã desta terça (13), foi aprovado na Câmara o requerimento que trata da criação de uma Subcomissão Especial sobre barris de petróleo na região norte do Brasil. 

A subcomissão vai acompanhar o andamento de análise sobre a existência de aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo na região Norte e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas ao processo de extração petrolífera.

O requerimento da Criação desta Subcomissão é de autoria do Deputado Federal Cássio Andrade. A proposição foi aprovada na Câmara Federal nesta terça (13).

No início deste ano, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) noticiou que recebeu um estudo científico que apontava grandes reservas de petróleo em águas ultraprofundas e o potencial petrolífero na franja oceânica norte do território brasileiro, situado nos estados do Maranhão, Pará e Amapá. 

O estudo indicaria um novo ‘pré-sal’ nesta região, apontando a possibilidade de existirem aproximadamente de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo. No Pré-Sal são 40 bilhões de barris.

A nota técnica foi elaborada pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Duailibe Barros Filhos, pelo professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Gomes Carmona, e pelo presidente da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo, Pedro Victor Zalán.

Segundo o Deputado Federal Cássio Andrade, a criação desta Subcomissão possibilita que a população dos estados da região Norte, principalmente o Pará, acompanhem todo o processo, principalmente pela importância do desenvolvimento regional, a partir de uma possível produção petrolífera na região norte.

“É importante que o Pará conheça esse potencial de investimentos e participe do processo de debates sobre o assunto. Com esta descoberta, a sua exploração poderá beneficiar toda a população com a geração de empregos, e fomentar os desenvolvimentos regional e industrial, além da geração de royalties para a região Norte do país”, afirma o Deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...