segunda-feira, maio 17, 2021

O adeus à Heliana Jatene

 

Por Orly Bezerra

Faleceu hoje em sua própria casa, às 5:45 h, a socióloga Heliana Jatene, depois de travar uma luta por muitos anos contra um câncer. 

Heliana era ex-esposa do ex-governador Simão Jatene e deixa dois filhos: Isabela e Alberto Jatene. 

Formou-se em sociologia na UFPa., com mestrado e doutorado na Unicamp. Publicou um livro com a sua tese de mestrado: Reabertura da fronteira  sob controle: a colonização particular dirigida de Alta Floresta. 

Na vida pública, exerceu importantes cargos, entre os quais a direção no Pará do CBIA, Centro Brasileiro da Infância e Adolescência, com trabalhos destacados na defesa das crianças e da juventude. Foi também diretora da Escola de Governo do Estado e presidente da Fumbel em Belém. 

Implantou e foi a primeira presidente da APACOM- Associação Paraense de Combate ao Câncer de Mama, entidade de 23 anos que defende políticas públicas visando melhor saúde das mulheres. 

Na  juventude foi grande ativista da cultura paraense, participando com destaque de festivais de música e outros movimentos artísticos.

Um comentário:

  1. Drª Heliana sempre primou pela excelência em tudo em sua vida: ser humano sem igual, profissional impecável, muito humana com todos. Que Deus a receba e fortaleça sua família, seus filhos Isabela e Alberto. Uma grande perda para aqueles que, como nós, tiveram o privilégio de um aprendizado ímpar com ela.

    ResponderExcluir

Crise: Edmilson Rodrigues perde seu braço esquerdo no PSOL

Luiz Araújo deixou o PT para fundar o PSOL, onde viveu até então organizando a corrente interna "Primavera Socialista" e supostame...