quarta-feira, julho 18, 2012

2012. O fim do mundo para a DEMotucanalha

No Blog do Cadu.



Parece que os Maias acertaram que o mundo acaba em 2012. Pelo menos para o PSDB e, por conseguinte, o DEM e o PPS. Todo dia sai coisa nova sobre as relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Seja relação com a grande imprensa (clique aqui e veja a transcrição de 73 telefonemas entre Demóstenes e o bicheiro onde tratam sobre Policarpo, editor da Veja em Brasília e onde até o Álvaro Dias aparece), seja na relação direta com o tucanato e com os DEMos.

A agonia toma conta da direita brasileira. A reportagem “bomba” da Rosane Collor (ou Malta, tanto faz) no Fantástico é prova disso. As capas sobre o vento de Veja também.

E ontem, após novas denúncias sobre Marconi Perillo, governador tucano de Goiás, a direção nacional do PSDB concedeu uma entrevista coletiva.

Afirmou confiar em Perillo e acusou que as acusações contra ele são infundadas.

Bom, o fundamento das acusações são as operações da Polícia Federal. Ao contrário como faz a direita onde se acusa por conta de matérias do PIG, cujo pauteiro é o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

sábado, julho 14, 2012

CUT tomará as ruas do país por + empregos, salários e direitos

No site da CUT. Texto de Leonardo Severo, Luiz Carvalho e William Pedreira 

 

 O 11º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT), que reuniu mais de 2.300 delegados e delegadas, além de 140 dirigentes sindicais internacionais de 40 países, encerrou nesta sexta-feira (13) num clima de congraçamento e combate, aprovando um sólido plano de lutas para enfrentar os impactos negativos da crise que afunda as economias dos países capitalistas centrais.

 


 
O espírito de mobilização e combate manifestado ao longo dos cinco dias de debates ganhou corpo no plano, que centra fogo no protagonismo da classe trabalhadora no campo e na cidade, na defesa do mercado interno, na geração de emprego, na distribuição de renda, na valorização dos servidores e dos serviços públicos, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, fim do fator previdenciário, contrato coletivo nacional de trabalho da construção civil, democratização da comunicação, reforma agrária e por mais recursos para a agricultura familiar.
Nas intervenções das lideranças dos mais diferentes ramos, uma só determinação: a de afirmar coletivamente, com suas Confederações, Federações e mais de três mil Sindicatos um projeto nacional de desenvolvimento que se contraponha à lógica parasitária e excludente do sistema financeiro.

Incluída no Plano de Lutas, a agenda de mobilizações imediatas da CUT para o próximo período, que congrega a Jornada Nacional de Lutas, terá inicio no dia 18 de julho com a marcha dos/as servidores/as federais da CUT com apoio e sustentação da Central.

Já em agosto, no dia 15, A CUT realizará uma grande Marcha levando às ruas a Plataforma pelo fim do fator previdenciário, contra desoneração patronal, a rotatividade e precarização, pela ratificação da convenção 158, redução da jornada e outras bandeiras de luta heterogêneas que envolvem todo conjunto da classe trabalhadora.

Congregam também a Jornada de Lutas, a participação da Central na Marcha dos Rurais pela Reforma Agrária contra o latifúndio e o agronegócio marcada para agosto, apoio à Marcha Nacional da Educação, em Brasília, que ocorrerá no mês de setembro, e, apoio às campanhas salariais unificadas das diversas categorias do segundo semestre contra o discurso do arrocho, buscando ampliar as conquistas.

Como destacou o presidente recém-eleito, o bancário Vagner Freitas, “o Brasil precisa deixar de ser o paraíso dos bancos”, investindo na produção e no fortalecimento do setor público os imensos recursos ainda esterilizados na especulação, dotando o país das condições necessárias a incorporar os milhões de jovens que chegam anualmente ao mercado de trabalho, mas também garantindo apoio e segurança aos idosos.
Para isso, ressaltou Vagner, “a CUT vai aprofundar o diálogo com a sociedade civil, fortalecendo ainda mais a aliança com os movimentos sociais, para impedir o retrocesso defendido pelos tucanos e sua política de desmonte do Estado, de privatizações e terceirizações”.
Ao final, Vagner leu uma mensagem encaminhada pelo ex-presidente Lula que não pode comparecer ao 11º CONCUT por motivos de saúde.

O som da tarde: O calibre - Paralamas do Sucesso

quarta-feira, julho 11, 2012

Me engana, que eu gosto


"Hoje é um dia de moralidade, sim. Mas o país sabe que aqui não tem moralidade. O Brasil inteiro sabe que não existe Senado, que não existe Câmara neste país. E deve estar dizendo: me engana, que eu gosto".

Frase proferida pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), logo após a cassação do colega Demósteles Torres (ex-DEM-GO), por decoro parlamentar e comprovado envolvimento com a máfia de Carlinhos Cachoeira.

Quem ouve, pode achar que ele é sério!

Pra mim, ele foi um dos 05 senadores que se absteve de votar.

terça-feira, julho 10, 2012

PT realiza a 1ª Oficina da #RedePT13 em Belém do Pará

A Secretaria Nacional de Comunicação do PT realiza na tarde desta terça-feira (10), em Belém do Pará, a 1ª Oficina de Redes Sociais para candidatos pestista de todo o Estado do Pará. 

Visando  capacitar as candidaturas municipais de todo o Brasil, a Secretaria Nacional de Comunicação resolveu potencialiar as eleições deste ano, atendendo pedidos dos participantes do 1º Curso de Formação Política para pré-candidatos, realizado pela Escola Nacional de Formação, em Belém no mês de abril deste ano.

Ministrada por Nilton Vilhena, do Portal PT, a Oficina de Redes Sociais é realizada na Sede Social do Clube do Remo, até às 19:30 em parceria com o Diretório Estadual, representado pelo Secretário de Comunicação do PT-PA, Almir Trindade, está sendo muito bem avaliada pelos participanentes.

Delcimar Viana, ex-secretário de saúde do Município de São Sebastião da Boa Vista e candidato à vereador, comenta: "É muito importante que possamos compreender o papel que as redes sociais assumirão nesta campanha eleitoral. Não só na capital, mas principalmente no interior, onde não há campanha no rádio e na TV, a Internet acaba sendo hoje, o principal veículo de comunicação para publicarmos nosso trabalho, nossas ações e propostas para o eleitorado", conclui o candidato marajoara, ativista do twitter e do facebook.

Na oportunidade, fui convidado à contribuir com a oficina e relatar sobre minha impressão ao participar da fundação da #RedePT13, realizada durante o último final de semana, em Brasília, onde cerca de 120 militantes de todo o Brasil debateram a organização do I Encontro Nacional de Militantes Virtuais do PT, para unificar e dinamizar o uso das redes sociais e blogosfera.


Assista ao vivo

O uso das redes sociais nas eleições de Belém


Fora de Belém há quase uma semana para participar de dois eventos nacionais sobre Internet, confesso que me mantive informado sobre os últimos acontecimentos políticos, culturais - e pra mim, de alguma relevância sobre nossa terra - graças às redes sociais, que vem cumprindo seu papel de formar e informar o cidadão contemporâneo, como nunca outro meio de comunicação conseguiu.

A geração Y diria que o fenômeno já é antigo: Programas de rádio e TV, matérias de jornais, revistas e até sites institucionais (empresas, partidos, ONGs, etc.) nem de longe conseguem oferecer a interatividade, a multiplicidade de opiniões e versões sobre um mesmo fato.

São unilaterais por natureza? Não, por pura vontade de seus controladores, dizem especialistas das áreas de TI, Ciências Sociais, Comunicação, Filosofia e intelectuais autodidatas que avaliam a chamada “Era da Informação” como uma época onde caem por terra paradigmas até antes tido como verdades absolutas.

Se por um lado, historicamente as duas maiores empresas de comunicação do Pará – ORM – Liberal e RBA – Diário do Pará - já possuem seus candidatos preferidos para a corrida eleitoral na capital, nas redes sociais percebemos que a conquista do voto será feita com muito amadorismo, debates inócuos e poluição visual – ainda bem que o Facebook não permite aqueles banners com áudio como víamos no Orkut, se não seria o começo do fim do mundo.

Se continuarem seguindo o ditado que diz que os de casa não fazem milagre, ironicamente, aqueles que conseguirem demandar estrutura financeira para contratação de profissionais de fora do Estado e/ou empresas locais montadas às vésperas do processo eleitoral, podem gastar muito e colherem frustração na mesma proporção do investimento ao constatarem o resultado das operações midiáticas no ambiente virtual.

Os pacotes de sucesso online não garantem nada, afirma quem já comprou e não levou.

Pessoas que não conhecem o terreno em que pisam pela primeira vez, podem afundar com o peso de sua ignorância ou por simplesmente não responderem a tempo, aquilo e na medida em que forem pautados, por exemplo, assuntos espinhosos de cunho político, mas também por assuntos de caráter pessoal e profissional, tanto por internautas, quanto pelos adversários. Todos estarão monitorado uns aos outros, em busca de erros e contradições para explorá-los ao máximo.

Não adiantará dizer que a vida pessoal não pode vir à tona, já que todo ser político é inexoravelmente um ser público, logo, o jogo já foi jogado com essa regra e não será agora que deixará de sê-lo.
Assim como as agências de publicidade e propaganda, os profissionais do Marketing Político e Eleitoral, ainda terão que comer muito feijão pra familiarizarem-se com o ambiente altamente interativo das redes sociais, onde afirmações caem por terra em questões de segundos, com informações sobre o histórico de seus candidatos, assim como na mesma velocidade uma foto, um vídeo ou até uma gravação de áudio feita em algum momento do passado, podem ruir a boa imagem dos contratantes (políticos) e os contratados (empresas/profissionais), pouco poderão fazer para corrigir a tempo o estrago feito com uma simples postagem na internet.

Sabemos que o pouco tempo que os partidos políticos tem na propaganda eleitoral gratuita fará com que muita coisa que veremos na internet não seja exibida na campanha de Rádio e TV. Mas não é só por isso não! Há coisas que não devem mesmo ir pra outro ambiente, que não seja a internet.

A campanha eleitoral feita através de material impresso, pouco a pouco vai se limitando a fixar cores, signos e números de candidatos em período de campanha eleitoral. Ninguém lê carta de compromisso, programa de governo ou histórico de candidatos com mais de 500 toques, não se iluda!
Será na internet onde os candidatos terão – o infinito – tempo, o direito à réplica, tréplica e a plena liberdade para manifestar suas proposições, seu trabalho, sua plataforma política e suas respostas aos ataques que receberão, mas inevitavelmente será onde a crítica, a contraposição e até os elogios serão enfatizados ao extremo.

Aqueles que deixaram para exercitar o uso da internet como plataforma de exposição de ideias apenas para a campanha eleitoral, protelando sua inserção nas redes sociais mais populares como o Facebook e o twitter, por exemplo, deverão fazê-lo por orientação de que todo mundo precisa estar nas redes. Alguns poderão postar considerações sobre políticas públicas necessárias à população e opinarão sobre os problemas e apresentando soluções, mas precisar saber que podem sofrer críticas de quem há tempos espera para revelar o oportunismo eleitoral de quem só usa a internet em campanha eleitoral e depois some, seja eleito ou não, vide o caso da campanha da presidente Dilma e do governador Simão Jatene.

O doce pode ficar amargado para quem acha que basta uma arte gráfica bem feita, a foto retocada no computador, um expert com equipe e salas climatizadas. A internet é uma seara onde só se aprende, convivendo e há nada que não possa ser contestado, nem mesmo seu uso para elevar e rebaixar o nível do debate durante este processo eleitoral.

Quem viver, verá!

domingo, julho 08, 2012

O Pará presente na RedePT13

O PT reúne neste primeiro final de semana de Julho (07 e 08), cerca de 120 militantes de vários Estados Brasileiros. A idéia é organizar o 1º Encontro Nacional de Militantes Virtuais e acumular propostas para a estruturação da RedePT13, em processo de construção pela Secretaria Nacional de Comunicação do PT.

Indico a leitura do blog da companhiera Vera Paoloni, que junto comigo representa o Estado do Pará na reunião convocada pela direção nacional do PT.
 
O vídeo-homenagem abaixo foi produzido e apresentado no início da programação que segue até o fim da tarde deste domingo, quando o blog voltará à publicar.

quinta-feira, julho 05, 2012

Chapa Pura: Por uma Belém Cidadã

Alfredo Costa e João Claudio Arroyo na sede do Diretório Estadual do PT, em Belém (Foto: Adison Ferrera)
No site do PT-PA.

Na manhã desta quinta-feira (05), o  presidente do PT Pará, João Batista, recebeu, na sede estadual do Partido, em Belém, a professor Alfredo Costa e o Mestre em Economia João Cláudio Arroyo, candidatos a prefeito e vice-prefeito de Belém. O encontro foi a primeira atividade oficial da chapa formalizada e serviu para compartilhar os projetos da candidatura como a Executiva Estadual do Partido.

João Batista afirmou que o encontro inaugura oficialmente a parceria entre o Diretório Estadual e a chapa única do PT à prefeitura do município. “Estamos certos que a escolha dos candidatos foi um grande acerto do Partido. Ambos são militantes históricos e já possuem experiência de vida pública. Por isso acreditamos que a parceria entre Alfredo e Arroyo só tem a somar no projeto político do PT para Belém”, afirmou o presidente.

Alfredo Costa e João Claudio Arroyo agradeceram a recepção da Executiva Estadual e disseram estar confiante no projeto de candidatura única, apoiado por todos os movimentos do Partido. “Toda e qualquer candidatura é um trabalho conjunto. Por isso é fundamental haver o apoio do presidente do Partido, da Executiva e de todo e qualquer militante que acredita no projeto de governo do PT”, declarou o candidato a prefeito de Belém.
Ascom – PT/Pará

Fórum de Internet no Brasil: A Carta de Recife

Mesa final do II Fórum da Internet no Brasil. Foto: Coletivo Fora do Eixo
Nós, cidadãs e cidadãos, nós representantes de entidades da sociedade civil e ativistas da rede, presentes no II Fórum da Internet, em Olinda, consideramos imperativa a imediata aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil em função da sua importância crucial para a garantia da liberdade e dos direitos de cidadania, individuais e coletivos na rede.

A Internet encontra-se sob ataque. Em vários países, grandes corporações e segmentos retrógrados da máquina estatal querem restringir as possibilidades democráticas que a Internet nos trouxe, bloquear o compatilhamento de bens culturais e impedir a livre criação de conteúdos, plataformas e tecnologias.

Neste sentido, defemos que o Marco Civil assegure o princípio de neutralidade da rede. Não aceitamos que os controladores da infra-estrutura física da Internet imponham qualquer tipo de filtragem ou interferência política, econômica, comercial, cultural, religiosa, comportamental, por origem ou destino dos pacotes de dados que transitam na Internet.

Estamos preocupados com as pressões dos grupos econômicos internacionais para que se efetive a remoção de conteúdos da rede sem ordem judicial efetiva. É inaceitável que os provedores sejam transformados em poder judiciário privado e sejam instados a realizar julgamentos sem o devido processo legal, sem a garantia do direito constitucional de ampla defesa. Repudiamos a instalação de um estado policialesco e da censura instantânea.

Reivindicamos que o governo envie para o parlamento a lei de reforma dos direitos autorais. Temos certeza que é necessário a atualização desta legislação para adequá-la à realidade das redes digitais e as práticas sociais cotidianas. Defendemos a modernização e os avanços tecnológicos contra o obscurantismo que tenta impor velhos modelos de negócios em detrimento às inovadoras práticas de desenvolvimento, produção, circulação e distribuição de informação.

Olinda, 4 de julho de 2012. 

Para assinar a carta clique aqui!

sábado, junho 30, 2012

PT oficializa Alfredo Costa como candidato à Prefeitura de Belém

Candidato do PT já foi vereador por três vezes.
Convenção aconteceu na sede do Paysandu, em Belém.

No Portal G1.


O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o nome de Alfredo Costa para concorrer à Prefeitura de Belém no pleito deste ano. O anuncio foi feito durante a convenção do partido, que aconteceu na noite desta sexta (29), na sede social do Paysandu, em Belém, e reuniu cerca de cinco mil pessoas.

Alfredo Costa, é paraense, tem 46 anos de idade, é biólogo, formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Mestre pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA. Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e ex-professor da UFPA. Filiado ao PT desde a década de 80, foi eleito vereador por três legislaturas consecutivas, iniciadas no ano 2000 até abril de 2012, quando renunciou ao mandato para poder assumir o cargo de deputado estadual.

Alfredo Costa já foi vereador de Belém por três mandatos. Atualmente ocupa o cargo de deputado estadual (Foto: Diógenes Brandão)

Sua trajetória política começou na década de 80, no Movimento Popular, como liderança da Comunidade de Base do Jurunas. Foi também presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Paes de Carvalho, onde participou ativamente da luta pela meia passagem, em Belém.

Alfredo Costa destacou a Educação, Saúde e Segurança Pública como áreas de destaque de seu plano de governo municipal.

Na área da Educação, o candidato garante que vai investir em creches. " O principal investimento vai ser na educação infantil, com  ampliação do número de creches, que tem um déficit grande na capital. As creches são essenciais para que os pais trabalhem tranquilos, já que os filhos estarão em segurança", disse Alfredo Costa.

Projetos que levem a comunidade pra dentro das escolas também fazem parte das propostas do candidato do PT. "As escolas ficam ociosas em alguns turnos. Vamos abrir a escola para que os estudantes, a comunidade, possam ser capacitados e não fiquem nas ruas'', explicou o candidato.

Convenção do PT reuniu cerca de cinco mil pessoas  (Foto: Divulgação/PT)Convenção do PT reuniu cerca de cinco mil pessoas (Foto: Diógenes Brandão)

Entre as propostas de Alfredo Costa para a área da Segurança Pública, ele garante que a prefeitura pode ser parceira do Estado no sentido de reestruturar o serviço de monitoramento eletrônico da cidade." A segurança pública é obrigação do Governo do Estado, mas podemos ajudar no sentido de colocar câmeras de seguranças em vários pontos da Belém", disse o candidato, que ainda propõe uma melhor distribuição da Guarda Municipal, assegurando segurança nos espaços de lazer e esporte da capital, como praças e áreas verdes.

Leia a matéria completa com o vídeo no Portal G1

Milícia digital de Ananindeua ataca 3º portal de notícias mais lido no Pará

  Criado em setembro de 2023, o portal de notícias Estado do Pará Online já foi alvo de alguns ataques cibernéticos como o de hoje, uma hora...